quinta-feira, 31 de março de 2011

Solução?

Há tempos me contaram a seguinte piada: um homem flagrou a mulher o traindo no sofá da sua sala. Ele, então, foi queixar-se à polícia e pediu orientação ao delegado sobre o que fazer para resolver o problema. E o delegado: "Tire o sofá da sala!" Foi uma solução mais ou menos semelhante a esta que o chefe da Patrulha Escolar de Curitiba deu, ao ser indagado sobre que providências tomou contra um grupo de estudantes que agrediu covardemente uma colega na frente da escola e cujo vídeo da agressão circulava na Internet.
- Já providenciamos a retirada do vídeo da Internet! - foi a resposta.

Morreu mesmo?

Um homem, baleado na cabeça, foi dado como morto no Hospital Vermelhinho, de São Paulo. A família até já havia autorizado a doação de órgãos quando o "cadáver" na maca, já em processo de preparação para a retirada dos órgãos, mexeu a cabeça, as pernas e uma das mãos. Dado o alarme os médicos constataram que Hamilton Souza Maia, de 43 anos, estava vivo. Mas nesta quarta-feira, alguns dias depois, o homem morreu mesmo. O Conselho Regional de Medicina e a Secretaria de Saude do municipio de Sâo Paulo abriram investigação para descobrir se houve algum tipo de negligência por parte dos médicos do hospital.
Ao ler a notícia lembrei que há uns dois anos, quando eu me encontrava deitado na ante-sala junto com outros pacientes, aguardando ser levado para uma cirurgia de vesícula, um médico entrou meio apressado e perguntou:
- Quem é Ribamar?
- Sou eu - levantei o braço.
- O senhor vai operar a perna esquerda ou direita?
- Nenhuma das duas - respondi. - Vou  operar da vesícula.
Depois disso não deixei mais ninguém se aproximar de mim até que o meu médico chegasse. Temi que por engano me fizessem uma cesária. Afinal, os enganos tem sido muito frequentes nessa área.

Cadê as desculpas?

Até hoje não vi uma notícia sequer dando conta de que o governador Geraldo Alkmin, de São Paulo, tenha ligado para o senador José Sarney  pedindo desculpas pela grosseria postada no twitter da Secretaria de Cultura daquele Estado, que perguntava, diante da morte do ex-vice-presidente José Alencar: "Por que o Alencar e não o Sarney?" Recorde-se que quando o presidente do Senado foi alvo de outra grosseria postada no twitter do Supremo Tribunal Federal o seu presidente, ministro Peluzzo, teve comportamento diferente: ligou imediatamente para Sarney, explicando o mal-entendido e desculpando-se. E ainda puniu a funcionária terceirizada, apesar do pedido em contrário do senador. Há um velho ditado segundo o qual "quem cala consente". Será que o silêncio de Alkmin significa um endôsso da grosseria?

Racismo

O deputado Jair Bolsonaro está em maus lençóis. Polêmico, ele deu uma declaração no programa CQC, da Band, que o deixou sob fogo cruzado dos seus colegas da Câmara Federal, de organizações de negros e gays e de órgãos do governo. Entrevistado por Preta Gil, ao responder à pergunta sobre como reagiria se seu filho se apaixonasse por uma negra, disse: "Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não vivem em ambiente como lamentavelmente é o teu". Seis representações já deram entrada contra ele na corregedoria da Câmara. O líder do governo naquela Casa, deputado Cândido Vacarezza, no entanto, defende que o caso seja analisado também pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo Conselho de Ética. "Ele (Bolsonaro) tem se caracterizado como um deputado estúpido", disse Vacarezza. O Parlamentar, embora bombardeado por todos os lados, continua dando declarações polêmicas. A situação está ficando feia e já há quem fale até em cassação de mandato por quebra de decoro. Parece que desta vez ele vai pagar caro por não segurar a língua dentro da boca.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Adeus

O Brasil se comoveu com a morte do ex-vice-presidente José Alencar. Milhares de pessoas foram despedir-se dele no Palácio do Planalto, em Brasilia, onde o corpo foi velado, e nesta quinta-feira será trasladado para Belo Horizonte, onde será sepultado ou cremado. Até a noite ainda não havia uma definição quanto ao destino do corpo. O ex-presidente Lula, que chegou a noite com a presidente Dilma Roussef, procedente de Portugal, dedicou ao ex-vice-presidente o título de Doutor Honoris Causa que recebeu da Universidade de Coimbra. Em todo o Brasil  houve manifestações de pesar pela morte do ex-vice-presidente, que deixou um  exemplo de integridade,  dignidade e honradez como político e empresário. Estimado e admirado por gregos e troianos, José Alencar  gravou seu nome  na história do Brasil  também por sua alegria, seu otimismo e sua luta pela vida. Sem dúvida foi um guerreiro em todos os sentidos.

Serra prefeito?

O governador Geraldo Alkmin já anunciou, para todo mundo ouvir, o seu desejo de ver o candidato derrotado à Presidência da República, José Serra, na prefeitura da capital paulista. Segundo a avaliação de Alkmin, revelada em conversa com jornalistas, Serra é a melhor opção do PSDB. Os tucanos, porém, não estão muito  certos disso. Temem que Serra possa ter  perdido a confiança da população por ter quebrado  o compromisso assumido com o eleitorado,  quando concorreu à prefeitura e garantiu que permaneceria no cargo até o final do mandato,  compromisso firmado, inclusive, em cartório. Não cumpriu. Renunciou ao cargo após dois anos de mandato para concorrer ao governo do Estado, que também deixou para concorrer à Presidência da República. Será que ainda tem alguém que acredite em suas promessas?

O tempo urge

Com a antecipação do seu regresso  ao Brasil, em razão da morte do ex-vice-presidente José Alencar, a presidente Dilma Roussef teve de cancelar os encontros que teria nesta quarta-feira, em Portugal,  com o presidente Cavaco Silva e com o  primeiro ministro demissionário José Sócrates. Os portugueses tinham grande interesse nesses encontros diante da promessa da presidente brasileira de ajudar o país-irmão a sair da crise econômica em que está mergulhado.  Os jornais portugueses desta quarta-feira, aliás, dão como certa a ajuda brasileira, mas a verdade é que não chegou a  haver nenhuma negociação. Em rápida entrevista, antes de tomar conhecimento da morte de José Alencar, a presidente Dilma deixou no ar a possibilidade de comprar títulos da dívida pública portuguesa, mas lembrou a necessidade de garantias, considerando os riscos, de acordo com a classificação da agência Standard. Diante da situação dificil em que se encontra o país de Camões, que terá de desembolsar 4,5 bilhões de euros nos próximas dias para reconquistar a confiança do mercado internacional, é bem provável que o governo português mande urgentemente  emissários ao Brasil para realizar as necessárias negociações. Afinal, o tempo urge.

terça-feira, 29 de março de 2011

Guerreiro

Depois de 17 cirurgias e mais de 13 anos de luta contra  um câncer de intestino,  faleceu nesta terça-feira de falência múltipla de órgãos,  aos 79 anos de idade, o ex-vice-presidente José Alencar. Ele estava internado na UTI do Hospital Sirio-Libanês, em São Paulo, desde segunda-feira. Ao receber a notícia em Portugal, onde se encontra para receber nesta quarta-feira o titulo de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conseguiu conter as lágrimas. "O Brasil perde um homem de dimensão excepcional", ele disse. Lula disse ainda que vai dedicar o título a ele. A presidente Dilma Roussef, que também está em Portugal para prestigiar a homenagem a Lula, determinou que o corpo do ex-vice-presidente seja velado no Palácio do Planalto, em Brasilia. Ela e o ex-presidente retornam  logo após a homenagem em Coimbra, devendo chegar ao Brasil por volta das  20 horas do mesmo dia.
José Alencar sem dúvida foi  um guerreiro  e um exemplo. Há algum tempo atrás ele declarou, após sair de mais uma cirurgia para retirada de tumor do intestino,  que tinha muita fé em Deus e não tinha medo da morte. "Se Deus quizesse me matar agora - ele disse - não precisaria de um câncer para isso". A morte do ex-vice-presidente comoveu o país, registrando-se manifestações de pesar em todos os  recantos desta imensa nação.
A nota dissonante ficou por conta de uma indagação  infeliz postada no twitter da Secretaria de Cultura de São Paulo: "Por que o José Alencar e não o Sarney?" O governo paulista se apressou em desculpar-se, alegando equívoco, mas a nota pegou muito mal, a exemplo de outra postada recentemente no twitter do Supremo Tribunal Federal, também com uma indagação, a propósito da aposentadoria do jogador  Ronaldo, que dizia: "Agora que o Ronaldo se aposentou, quando é que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?" Uma agressão gratúita que evidencía um efeito residual da campanha movida contra o presidente do Senado quando das denúncias de atos secretos.

Recurso contra Roseana

O deputado José Mario Fontenele, do PRTB,  ingressou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral contra a diplomação da governadora Roseana Sarney. O parlamentar alega que ela abusou do poder dos meios de comunicação (a familia da governadora é proprietária do Sistema Mirante de Comunicação, constituido de televisão, jornal e rádios) e, também, da infra-estruura da administração pública. Afirma, ainda, que Roseana deveria ter renunciado para concorrer em 2010, pois assumira o governo em abril de 2009. Quanto ao abuso de poder o parlamentar deve ter lá seus argumentos, mas no que diz respeito à desincompatibilização ele está completamente equivocado, pois o dispositivo legal que estabeleceu a reeleição de ocupantes de cargos executivos (prefeito, governador e presidente da República) não obriga ninguém a renunciar ao mandato para concorrer, a não ser que seja candidato a deputado ou senador.  O que é uma loucura, pois se o objetivo da obrigatoriedade da renúncia é impedir que o ocupante de cargo executivo utilize a máquina para beneficiar a sua candidatura ao Legislaivo, ele não pode beneficiar-se quando concorre ao mesmo cargo? Parece o samba do crioulo doido do saudoso Stanislaw Ponte Preta. A verdade, porém, é que a emenda constitucional que garantiu a reeleição foi aprovada com o único e exclusivo objetivo de beneficiar o então presidente Fernando Henrique Cardoso. Daí a incongruência.

Grão-Mestre do GOB

O irmão José de Jesus Billio Mendes foi reeleito Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil-Maranhão no pleito realizado no dia 11 deste mês. O resultado da eleição foi proclamado nesta terça-feira pela comissão de apuração, integrada por juizes do Tribunal Maçônico. Nos próximos dias o presidente do Tribunal Regional Eleitoral Maçônico, Marco Antonio Netto Teixeira, deverá marcar a data da diplomação, após o que será fixado o dia da posse, que ocorrerá, no máximo até o dia 24 de junho vindouro, na Assembléia Legislativa Maçônica.

Doutor Lula

O ex-presidente Lula será homenageado  nesta quarta-feira, em Portugal, com o titulo de Doutor Honoris Causa que lhe será entregue pela Universidade de Coimbra. A cerimonia contará com a presença da presidente Dilma Russef, que chegou nesta terça-feira a Portugal  para prestigiar o amigo e antecessor. Ao chegar ao hotel com o sugestivo nome de "Quinta das Lágrimas", em Coimbra, onde ficou hospedada, Dilma, em rápida entrevista, falou sobre a crise econômica portuguesa e manifestou a disposição do Brasil em ajudar o país-irmão. O ex-presidente Lula, que neste dia recebeu o prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa, em solenidade no Parlamento Português com a presença do presidente Cavaco Silva e do primeiro ministro José Sócrates, também falou sobre a crise, ocasião em que  expôs a experiência brasileira e deu "dicas" para Portugal sair do vermelho, ao mesmo tempo em que fez críticas ao FMI e voltou a defender uma reforma na ONU. Detalhe: a TV Globo até pela manhã desta terça-feira havia ignorado  solenemente a homenagem a Lula e a viagem da Presidenta, não dando nenhuma notícia a respeito no jornal "Hoje". Se fosse o FHC...

Humor negro

Os políticos e a imprensa continuam ignorando o drama dos aposentados e pensionistas do Banco da Amazonia, que até agora não receberam seus proventos do mes de março. A decisão da juiza federal Maria Edilene, da 8a. Vara do Trabalho de Belem, que deu um prazo de 48 hrs para o Basa pagar os aposentados, sob pena de multa diária de até R$ 500 mil,  foi timidamente puiblicada nesta terça-feira  pelo jornal "O Liberal", de Belém - o único, até hoje, diga-se de passagem - que, no entanto,  se preocupou muito mais em dar espaço para o presidente da Caixa de Previdência Complementar do Basa (Capaf), José Sales, justificar a suspensão do pagamento. E - absurdo dos absurdos - um dos motivos alegados por ele para a falta de recursos é o aumento da expectativa de vida dos aposentados, de 69 anos para 84 anos de idade. Ou seja, na visão dele esse pessoal está vivendo muito e, portanto,  melhor seria que  morresse logo para não onerar os cofres da Capaf. Será que esse "bom filho" tem algum parente aposentado? Ou pretende dar um bom exemplo morrendo mais cedo!
O fato é que, apesar da decisão judicial, o Basa ainda não disse quando vai pagar os proventos de março aos seus aposentados e pensionistas  porque, segundo o jornal, ainda não recebeu a comunicação oficial da Justiça. E os políticos, integrantes das bancadas dos Estados que formam a Região Amazônica, continuam mergulhados num silêncio muito suspeito, indiferentes ao drama dos aposentados e pensionistas que, sem dúvida, são seus eleitores. Está explicado porque a Amazônia é uma região praticamente esquecida do resto do país: com representantes como esses ninguém precisa de inimigos.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Crise em Portugal

A crise econômica de Portugal tende a se agravar com a ameaça da agência de classificação de riscos, a Standard & Poors, de rebaixar a nota do país, o que coloca em risco o crédito dos cinco maiores bancos nacionais, entre eles  a Caixa Geral de Depósitos, o banco estatal. A situação ficou mais complicada ainda com a renúncia do primeiro ministro José Sócrates e a necessidade de realizar, em abril próximo, o  pagamento de 4,5 bilhões de euros de títulos da dívida pública para recuperar a confiança internacional. O fato é que para tentar sair da  crise Portugal vai precisar pedir ajuda aos países vizinhos e ao FMI, como fizeram a Grécia e a Irlanda, mas os políticos portugueses rejeitam a idéia, pois temem que os empréstimos obriguem o país a adotar uma política severa de ajuste econômico. Aparentemente, porém, o país de Camões e Fernando Pessoa não terá outra alternativa senão recorrer à ajuda internacional, antes mesmo das eleições previstas  para dentro de dois meses, pois de outro modo não se pode prever o que  virá por aí.

Solução?

Ao falar nesta segunda-feira na Câmara de Vereadores de São Luis, a convite do vereador Astro de Ogum, para esclarecer sobre o que está sendo feito para solucionar o caótico trânsito da capital maranhense, o secretário de Trânsito, Clodomir Paz, disse, entre outras coisas, que até o ínício de 2012 estará implantando um corredor nas ruas da cidade para o tráfego exclusivo de ônibus. E, também, que vai ampliar as barreiras eletrônicas, radares e câmeras nos semáforos. Mas será que isso resolve? A ampliação de barreiras eletrônicas, radares, etc, na verdade só servirá mesmo para engordar mais ainda os cofres da  prefeitura, pois na prática não melhora em nada o tráfego de veículos. E diante do elevado número de veículos lançado nas ruas todos os meses, em função das facilidades para a sua aquisição, a tendência, caso não haja uma solução efetiva mediante um planejamento, é agravar a situação, aumentando o número de estressados entre os motoristas.

Renúncia

Representantes de 40 paises se reúnem nesta terça-feira em Londres para uma avaliação  das ações militares na Líbia e uma discussão sobre o futuro do país. Nesta segunda-feira o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro ministro britânico David Cameron divulgaram nota conjunta em que pedem a renúncia de Khadafi, ao mesmo tempo em que exortam os rebeldes líbios a começarem a tratar da transição, inclusive da realização de eleições pacíficas.  Com o apoio das forças militares dos paises aliados, os rebeldes líbios já tomaram a cidade de Sirte, terra-natal do ditador, e se preparam para invadir a capital, Trípoli. A preocupação agora dos países que apoiaram as ações militares, incluindo a Liga Árabe, é com a reconstrução política do país após 42 anos da ditadura de Khadafi. Embora algumas autoridades francesas e americanas afirmem que não querem a morte do ditador, a verdade é que até agora ninguém falou ainda sobre o destino dele. Alguém vai lhe dar asilo ou será preso e julgado, como aconteceu com Saddam Hussein?

Pagamento

A juiza federal Maria Edilene de Oliveira Franco, da 8a. Vara do Trabalho de Belém, através de liminar, determinou nesta segunda-feira ao Banco da Amazonia o pagamento, dentro de 48 horas, dos proventos do  mes de março aos  seus aposentados e pensionistas, que haviam sido suspensos no dia 23 último. Julgando ação da Associação dos Aposentados do Basa (Aaba), a juiza determinou ainda uma multa diária de R$ 1 mil por assistido, num total até o valor de de R$ 500 mil, caso o Banco não cumpra a liminar. E, neste caso, autorizou o uso de força policial para fazer cumprir a sua determinação.
Diante dessa decisão judicial, tudo indica que no máximo até quarta-feira o Basa fará o pagamento dos aposentados, porque dificilmente descumprirá a liminar, a não ser que se considere tão poderoso ao ponto de atropelar até a Justiça, o que seria uma desmoralização para o Poder Judiciário. Resta saber, agora, se todos os meses a Aaba precisará ingressar com mandado de segurança na Justiça para garantir o pagamento dos aposentados e pensionistas.

domingo, 27 de março de 2011

Ressaca

O Congresso Nacional retoma suas atividades esta semana curtindo a ressaca da decisão do Supremo Tribunal Federal de adiar, para as eleições municipais de 2012, a aplicação da Lei da Ficha Limpa. E enquanto nos corredores do Parlamento Nacional  se discute as mudanças na composição das bancadas partidárias, já se disputando inclusive cargos nas mesas diretoras, os formadores de opinião insistem em crucificar os seis ministros que derrubaram a aplicação da lei nas eleições passadas por entenderem que ela fere o artigo 16 da Constituição Federal. Colunistas e chargistas não perdoam os magistrados por sua preocupação em preservar a Carta Magna e, como consequência, o estado de direito. Alguns acham, inclusive, que era preferível atropelar a Constituição a deixar que políticos fichas-sujas retornassem à vida pública. Os que assim pensam no fundo aprovam os métodos adotados pelas ditaduras, que suspendem as garantias para a tomada de decisões. Felizmente nem todos  pensam assim, especialmente  aqueles que têm o dever de defender a Constituição, o que nos dá uma certa tranquilidade quanto à consolidação da nossa democracia, especialmente quando há uma visivel  reação à Comissão de Verdade.

Usinas nucleares

Depois do acidente com as usinas nucleares de Fukushima, no Japão, provocado pelo terremoto  e tsunami que já mataram mais de 10 mil pessoas, o mundo começou a olhar com maior preocupação a questão da segurança dessas usinas. Enquanto em vários paises, como Alemanha e Reino Unido,  crescem os protestos contra esse tipo de produção de energia, os governos já reavaliam   os sistemas de segurança das suas usinas nucleares, para evitar se repitam os problemas observados no Japão e em Chernobyl, na Russia. No Brasil as autoridades ligadas ao setor também já não escondem a sua preocupação com a segurança das usinas nucleares de Angra dos Reis, mesmo descartando a possibilidade de terremotos ou tsunamis. As preocupações aqui são com as encostas dos morros em vollta das usinas diante dos riscos  de deslizamentos de terras, considerando o volume de  chuvas que desabam na região. E novos estudos começaram a ser feitos para avaliar os riscos.  Mas - cabe uma pergunta - será que vale a pena os custos e os riscos de ter usina nuclear no Brasil?  No Japão até que se justifica a instalação desse tipo de usina, para a produção de energia, diante da falta de uma infra-estrutura hídrica ou mesmo petróleo para a busca de energia alternativa. Mas no nosso país existe uma invejável malha hídrica capaz de suprir a demanda interna de energia com a construção de mais hidrelétricas. O governo bem que poderia repensar o problema, exorcizando, definitivamente,  o medo de um eventual acidente nuclear. Afinal, vale a pena levar na devida conta a experiência japonesa.

sábado, 26 de março de 2011

Livro

Será nesta terça-feira, 29, na sede do Grande Oriente Autônomo do Maranhão (Goam), em São Luis, o lançamento do 13º livro do escritor Osvaldo Pereira Rocha, Grão-Mestre do Goam e membro da Academia Maranhense Maçônica de Letras, intitulado "Sublime Ordem Maçônica". Na oportunidade será também comemorado o aniversário do autor com um jantar no salão de banquetes do Goam. O evento contará com a presença do  presidente da Federação Maçônica do Brasil, Rubens Ricardo Franz, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, que fará uma palestra durante sessão pública. Daqui os meus cumprimentos ao escritor, aniversariante, irmão e amigo.

Auditoria?

Fontes de Brasilia informam que não será surpresa se nesta segunda-feira, 28, quatro auditores da Previc, orgão do governo encarregado de fiscalizar os fundos de pensão, amanhecerem na porta da Caixa de Previdência Complementar do Banco da Amazonia (Capaf), em Belem. Só não se sabe ainda qual a missão deles:  se uma intervenção, afastando a diretoria executiva da Capaf diante da atual situação, ou uma auditoria como tantas outras já realizadas ao longo dos anos sem nenhum resultado prático quanto ao saneamento da instituição.
A propósito, sobre a suspensão criminosa do não  pagamento dos proventos dos aposentados e pensionistas do Basa, o Sindicato dos Bancários do Maranhão recebeu do Basa/Capaf o seguinte lacônico comunicado: "Não logramos êxito em obter recursos líquidos para fazer frente aos compromissos da folha deste mes de março de 2011, razão pela qual o valor do benefício NÃO será depositado para saque no dia 23 de março".
É muita sem-cerimônia, para não dizer cinismo. Os recursos, no entanto, imediatamente aparecerão se o pessoal fizer o que eles querem, ou seja, migrar para o novo plano, conforme eles próprios afirmam.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhbão, Raimundo Costa, perplexo diante desse comunicado, afirmou: "Estamos enfrentando um dos maiores desrespeitos já testemunhados por mim contra trabalhadores, no caso, aposentados e pensionistas do Basa". Realmente, é inacreditável, principalmente porque parte de uma diretoria formada por petistas, integrantes do Partido dos Trabalhadores. Valha-nos quem?

Água no alcool

O governo, através da agência controladora, vai adicionar mais água no alcool que mistura à gasolina para atender a demanda interna do combustível nesta entressafra da cana-de-açucar. E vai  importar  alcool dos Estados Unidos. Em São Paulo o alcool já chegou a R$ 2,80 o litro, mais caro do que a gasolina. Aliás, também vai haver importação de gasolina porque as refinarias da Petrobrás, trabalhando a pleno vapor, não estão dando conta da demanda. Segundo autoridades do setor, essa situação só perdurará até o final de abril. Tomara, porque não faz sentido o Brasil importar gasolina já sendo autosuficiente em petróleo, sobretudo agora, com a descoberta do pré-sal.

Justifica?

O comandante da PM do Amazonas, coronel Dan Câmara, acusou  de várias infrações, incluindo tráfico de drogas e até homicídio, o garoto torturado e baleado covardemente por sete policiais, conforme revelou o vídeo que indignou o país. "Esse garoto deveria estar preso", ele disse. Agora cabe uma pergunta: se verdadeiras tais acusações, elas justificariam a execução sumária do adolescente, como pretenderam os policiais? Está explicado agora porque o coronel Dan não tomou nenhuma providência quando foi informado da ação covarde dos policiais. Está implícita a sua aprovação.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Efeito dominó

É de desespero o clima entre aposentados e pensionistas do Banco da Amazonia, que até agora não receberam a primeira parcela do 13º salário, normalmente paga em fevereiro, e nem os proventos de março, sempre pagos no dia 23. Naquele dia, com a suspensão do pagamento, muitos aposentados e pensionistas passaram mal nos corredores da Associação dos Aposentados (Aaba), em Belém,  e tiveram de ser atendidos num posto de emergência montado no local pela Caixa de Assistência (Casf), o plano de saúde do pessoal do Basa. Tanto a Aaba como a Aeba (Associação dos Empregados do Basa) ingressaram na Justiça com mandados de segurança, visando obrigar o Banco a pagar os aposentados, mas até sexta-feira não houve nenhuma decisão.
O não pagamento dos benefícios dos aposentados e pensionistas pelo Basa/Capaf (Caixa de Previdência Privada do Banco) vai criar sérias dificuldades também para a Casf (Caixa de Assistência dos Funcionários) e para o Coramazon, responsável pela administração do seguro de vida do pessoal do Basa, porque as duas instituições também deixarão de receber as mensalidades, que são descontadas dos proventos em folha. Mesmo sabendo do problema a Casf e o Coramazon, no entanto,  já ameaçam cancelar o plano de saúde e o seguro dos associados caso não paguem as mensalidades. E já circulam rumores de que a Casf não resistirá muito tempo, também entrando em falência, sem os recursos oriundos dos associados. É o chamado efeito dominó.
E tem mais: notícias procedentes de Belém dão conta de que o Banco da Amazonia renovou o contrato com a Consultora Internacional Deloitte Tomatsu, por mais 90 dias,  ao custo de R$ 5 milhões, para realizar a segunda etapa da campanha destinada a convencer os aposentados e pensionistas a migrarem para o novo plano, considerado prejudicial aos interesses da categoria. Já foram gastos cerca de R$ 10 milhões na primeira etapa da campanha, recursos que dariam para pagar pelo menos cinco meses dos aposentados e pensionistas. E até agora, segundo as mesmas informações, apenas 40% aderiram.
A suspensão do pagamento dos aposentados e pensionistas do Basa tem justamente o objetivo de obrigá-los a migrarem para o novo plano, quando então o Banco liberará mais de R$ 800 milhões para regularizar a situação. Sem dúvida é uma ação terrorista  nunca vista em nenhum outro órgão do governo federal, o que depõe contra o PT, que administra o Banco.   O ex-presidente Lula e a Presidente Dilma Roussef certamente ainda não estão sabendo disso, porque sem dúvida jamais compactuariam  com semelhante procedimento, que está pondo em risco a vida de muitos aposentados e pensionistas.

Escandalosas distorções

Costuma-se, no Brasil, distorcer fatos quando eles não atendem conveniências ou contrariam interesses. Quando assumiu a presidência da República, na década de 80,  José Sarney enfrentou esse problema. Surgiu no Congresso uma proposta de emenda à Constituição reduzindo o mandato do Presidente, na época de seis anos, para quatro anos. Certamente não era conveniente dar um mandato de 6 anos a Sarney, já que ele, além de nordestino,  não fora eleito para comandar o país e sim Tancredo Neves. Com toda a força política que reveste o Presidente no início do governo, Sarney reuniu  as lideranças políticas e acordou-se em reduzir o mandato de seis para cinco anos. O que toda a imprensa gritou no dia seguinte? "Sarney aumenta o seu mandato para cinco anos!" E todo mundo caiu de pau nele.
As distorções são frequentes, mas volta e meia assume conotações escandalosas. É o caso, agora, da decisão do Supremo Tribunal Federal, que adiou a aplicação da Lei da Ficha Limpa para as eleições municipais de 2012. Como guardiões da Constituição Federasl, a maioria dos ministros do Supremo entendeu que a aplicação daquela Lei nas eleições passadas   feria o artigo 16 da Carta Magna, segundo o qual  qualquer  alteração do processo eleitoral só pode ser feita um ano depois da publicação da Lei. E a Ficha Limpa foi sancionada apenas quatro meses antes do pleito. Qual foi a manchete de alguns jornais no dia seguinte? "STF libera os fichas-sujas". Ora, apenas para preservar a Constituição e, consequentemente, o estado de direito, o STF decidiu que a Lei só entre em vigor a partir das próximas eleições, o que não significa nenhuma condescendência com os fichas-sujas. Mas para muita gente, que tem preguiça de ler o texto  e  principalmente de raciocinar, ficou a falsa idéia, estimulada pelas manchetes, de que o Supremo está protegendo os políticos coruptos. E todo mundo caiu de pau no Supremo.
Estou entre  os que defenderam, veementemente, a aprovação da Lei da Ficha Limpa, por entender que já era tempo de se fazer alguma coisa para impedir que pessoas corruptas continuassem transitando fagueiras pelo cenário político nacional. No entanto, tal providência salutar deve ser tomada dentro da legalidade do processo democrático, pois de outro modo estaremos  defendendo procedimentos próprios de regimes autoritários. Não se pode mudar as regras do jogo em andamento, a não ser em situações discricionárias. Se o desejo de todos é promover uma limpeza no quadro político nacional, então que se impeça o político corrupto de se candidatar, vedando-lhe o registro, não a sua posse depois de eleito pelo povo. Afinal, se "todo o poder emana do povo e por ele será exercido", como reza a Constituição, nenhum grupo de pessoas ou instituição pode contrariar a sua decisão adotada nas urnas, pois isso é o mesmo que  rasgar a própria Constituição.

quinta-feira, 24 de março de 2011

De volta

O deputado Edvaldo Holanda, do PTC,  está de volta à Assembléia Legislativa. Na qualidade de suplente da sua coligação, assumiu a vaga da deputada Graça Paz,que foi nomeada Secretária do prefeito João Castelo. Político de reconhecida habilidade - entre outras coisas, em apenas uma eleição, a de 2006, foi coordenador da campanha de Edson Vidigal, logo depois passou a coordenador da campanha de Roseana Sarney, eleito Jackson Lago foi líder do governo na Assembléia e, em seguida, com a queda de Jackson e posse de Roseana,  tornou-se  líder da oposição - deverá funcionar agora como uma espécie de líder do prefeito João Castelo, ao lado da filha dele, a deputada Gardência Gonçalves. Mas, a julgar pelos rumores que circulam no próprio Parlamento Estadual, Holanda poderá vir a integrar,  discretamente, o bloco de apoio à governadora. Não sei porque lembrei uma frase famosa atribuida ao saudoso deputado Nagib Haickel : "Eu sempre sou governo. Quem muda são os governadores".

Paz

O Secretário Municipal de Trânsito, Clodomir Paz, vai segunda-feira próxima, dia 28,  à Câmara de Vereadores, atendendo a um requerimento do vereador Astro de Ogum, para falar sobre a situação do trânsito em São Luis. É uma boa oportunidade para perguntarem a ele o que está fazendo para melhorar o trânsito na capital, cujo planejamento parece que se limita à colocação de blocos de concreto em retornos das grandes avenidas. Alguma providência para instruir os agentes de trânsito de que o seu trabalho não é multar, mas orientar e educar? E a industria de multas das barreiras eletrônicas? Afinal, o que está faltando para acabar com o caos no trânsito de São Luís?  

Saneamento democrático

O presidente oo Tribunal Superior eleitoral e membro do STF, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que a aplicação da decisão do Supremo, anulando a aplicação da Lei da Ficha Limpa  nas eleições do ano passado, "não será imediata". E disse mais, que "cada recurso de candidato barrado será analisado separadamente"  e somente após todo o trâmite é que poderá haver substituição, e assim mesmo depois que os TREs refizerem os cálculos do quociente eleitoral e proclamarem o novo resultado da eleição. E foi mais além, ao afirmar que "não terão direito a rever a situação os políticos barrados que não ingressarem com recurso na Justiça". E não ficou nisso. O ministro Lewandowski disse ainda que "o STF não se posicionou sobre a constitucionalidade  da Lei, constitucionalidade que poderá vir a ser questionada mais adiante".
As colocações do ministro parecem refletir seu desagrado diante da decisão do STF, já que ele foi um dos votos favoráveis à vigência da lei nas eleições de 2010. E o mais interessante:   ele não levantou esses questionamentos quando decidiu barrar candidatos considerados fichas-suja. Eles simplesmente foram barrados sem maiores discussões, embora eleitos pelo povo. E agora, além da demora, só poderão assumir os mandatos para os quais foram eleitos se recorrem à Justiça. Ora, se é para fazer justiça, se foram barrados automaticamente também deveriam assumir automaticamente após a decisão do Supremo. Entendo que a Lei da Ficha Limpa foi realmente um grande passo no processo de moralização da nossa política, dispositivo legal capaz de afastar efetivamente da vida pública os corruptos. Mas a medida saneadora deve ser adotada legalmente, de acordo com os mecanismos democráticos, sem atropelar a Constituição Federal. Chega de casuismos. Graças a Deus há muito saímos do tacão da ditadura.

Covardia

O país inteiro ficou indignado com a covardia  de sete policiais amazonenses que torturaram e balearam um adolescente de 14 anos e ainda mentiram no registro da ocorrência, dizendo que foram recebidos a bala. Graças ao vídeo gravado por uma câmera particular de segurança o crime, cometido em agosto de 2010,  chegou agora ao conhecimento da opinião publica nacional, revelando em toda a sua crueza a brutalidade dos policiais.  Indignada como todo brasileiro, a ministra-chefe da Secretaría de Direitos Humanos , Maria do Rosário, divulgou nota classificando as cenas de "bárbaras" e pedindo a punição rigorosa dos policiais criminosos e dos seus superiores hierárquicos, que fizeram vista grossa para o fato, que considerou "uma grave violação dos direitos humanos".  O juiz criminal Bismarque Leite, que decretou nesta quinta-feira a prisão preventiva dos sete acusados - seis soldados e um cabo - disse que foi uma tremenda covardia, "uma brutalidade que eu nunca vi em toda a minha vida". O garoto sobreviveu aos disparos e agora  está sob proteção do governo. Os acusados, ao final do inquérito, poderão ser expulsos da Policia Militar. E presos, naturalmente, como qualquer criminoso comum.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Reviravolta

Por  6 X 5 o Supremo Tribunal Federal  decidiu  que a Lei da Ficha Limpa só começa a valer nas eleições municipais do próximo ano, decisão que vai provocar uma reviravolta na composição de forças no Congresso Nacional.. Com a nomeação do novo minisro Luiz Fux, que antes mesmo de tomar posse já sinalizava uma tendência nessa direção,   essa decisão já era esperada,  pois nos dois últimos julgamentos, com o quadro de ministros incompleto, a votação terminou empatada em 5 X 5. Diante do impasse, ficou valendo a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que considerou a Lei válida já para as eleições de 2010. Depois de elogiar a Lei da Ficha Limpa, que classificou como "um dos mais belos espetáculos da democracia", o ministro Luiz Fux manifestou-se contra a sua vigência naquele ano por contraríar o artigo 16 da Constituição Federal, segundo o qual uma lei que altera o processo eleitoral só pode entrar em vigor um ano após a sua publicação. E a Lei da Ficha Limpa foi sancionada em junho de 2010, quatro meses antes do pleito.Assim, ela só deve valer a partir das eleições municipais de 2012. Esse também foi o entendimento dos ministros Gilmar Mendes, relator; Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e César Peluzo. Com essa decisão haverá uma grande mudança na composição das duas Casas do Congresso, com a posse de deputados e senadores eleitos e barrados pela Lei e a dispensa dos que assumiram em seu lugar. A partir dessa decisão do Supremo, portanto, haverá comemorações ao lado de choros e ranger de dentes.

Prossegue o terrorismo

Cumprindo a ameaça que vem fazendo desde o início do ano, o Basa/Capaf não pagou neste dia 23, conforme tradição, os benefícios dos seus aposentados e pensionistas. E o desespero tomou conta da maioria.
Sob o título de "O déficit da Capaf tem o DNA do Banco da Amazônia", o Blog "Espaço Aberto", de Belém, publicou artigo do aposentado José Roberto Duarte, no qual afirma que "a Capaf vem sendo assaltada pelo Basa há pelo menos 50 anos, começando por não remunerar, nos primeiros 20 anos, a utilização do dinheiro das contribuições depositado na agência Belém-Centro. Posso afirmar que nenhum fundo da espécie no mundo  resistiria à falência se fosse submetido a esse tipo de ação. Se o dinheiro da Capaf  tivesse sido remunerado às taxas do mercado, desde o início, hoje não haveria déficit técnico. Além disso, o Basa nomeou presidentes e diretores incompetentes para a Capaf, salvo raríssimas exceções, os quais cometeram erros gravíssimos, principalmente na aplicação dos recursos disponíveis. Não contente, o Basa cometeu outros delitos".
Mais adiante diz o articulista que "o custeio, que deveria ser dividido igualmente entre o Basa e participantes, foi descumprido pelo Banco, que congelou a sua parte, permanecendo essa situação inclusive nos dias de hoje, de tal ordem que os participantes passaram a pagar não só a sua contribuição mas, também, parte da contribuição do Basa, ocasionando reajustes abusivos de 51% e de até 70% da remuneração, barrados na Justiça, que mandou permanecer em 24%. Todos os crimes do Basa estão capitulados na legislação que rege o assunto nos Códigos Civil e Penal, mas até hoje ninguém foi responsabilizado".
José Roberto Duarte, que é engenheiro aposentado do Basa, conclui o seu artigo sugerindo soluções alternativas para o problema do deficit da Capaf, soluções perfeitamente viáveis que só dependem da boa vontade do Banco. Enquanto isso, com o não pagamento dos proventos dos aposentados e pensionistas nesta data, estratégia terrorista adotada pelo Basa/Capaf para forçar os associados a aderirem a um novo plano considerado prejudicial à categoria,  novas ações foram ajuizadas, inclusive um mandato de segurança para garantir o direito dos aposentados.

Birra?

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a emenda constitucional que determina a posse dos suplentes da coligação no caso de vacância do cargo. A emenda, do deputado Ronaldo Caiado, que ainda será submetida à apreciação do plenário, se contrapõe a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, que determinou que a posse fosse dada aos suplentes do partido. A Câmara, aliás, ignorando a decisão do STF, já havia dado posse a diversos suplentes de coligação. Essa briguinha, pelo visto, ainda vai render.

Gentilezas?

Segundo denunciou o blog de Luis Cardoso o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Jamil Gedeon, tem dois parentes trabalhando no gabinete do senador João Alberto, em Brasilia. A vice-presidente do Tribunal, desembargadora Cleonice Silva Freire, também tem um parente no mesmo gabinete. João Alberto, pelo visto, está numa boa com a Justiça maranhense. Vale lembrar que recentemente também foi denunciado que a esposa do Secretário de Planejamento, Fabio Gondim, que é alto funcionário do Senado, está trabalhando no gabinete do desembargador Jamil Gedeon. Essa prática parece que não é privilégio do Maranhão: a OAB do Pará também denunciou o que classificou de "nepotismo cruzado", ou seja, a nomeação de parentes do governador Simão Jatene no Tribunal de Justiça  e vice-versa. Este caso já está sendo investigado pelo Conselho Nacional de Justiça.

Bombardeios continuam

Um porta-voz militar britânico informou ontem que as forças de coalizão destruiram a força aérea de Khadafi, o que deixou o espaço aéreo livre para os aviões aliados. Isso não significa, porém, que o ditador libio esteja derrotado: ele passou agora a uma ofensiva mais intensa por terra contra os oposicionistas. De qualquer modo, a ação militar respaldada pela resolução do Conselho de Segurança da ONU conseguiu estancar os avanços das tropas fiéis a Khadafi, que já estavam encurralando os rebeldes. Segundo o mesmo pota-voz britânico os ataques vão se estender agora a Tripoli, a capital libia. Enquanto isso aguarda-se a definição sobre quem vai assumir o comando das operações, pois o presidente Barack Obama já disse que vai transferir a liderança para outro país. Enfrentando fortes críticas em seu país, o presidente norte-americano está  doido para passar o abacaxi para outro.

terça-feira, 22 de março de 2011

Biografia

O então senador Tião Viana, hoje governador do Acre, foi o principal responsável pela crise que colocou a opinião publica contra o senador José Sarney, no caso dos atos secretos do Senado. Foi ele quem teria entregue um suposto dossiê à imprensa, recurso utilizado para tirar Sarney do caminho, na eleição para a presidência do Senado. Tião, como se recorda, também foi candidato. A acusação consta do livro "Sarney - A Biografia", da jornalista Regina Echeverria, cujo lançamento estava previsto para esta terça-feira, em Brasilia. Publicado pela Editora Leya e com 624 páginas, o livro já vendeu 15 mil exemplares antes mesmo do seu lançamento. Vale lembrar, a propósito, que o principal responsável pelos atos secretos do Senado, o senador Garibaldi Alves, que editou mais de 600, não foi citado nem de leve nas matérias da chamada grande imprensa, que concentrou sua artilharia contra Sarney, só por causa daquela história da nomeação do namorado de uma de suas netas. O objetivo, na verdade, era atingir de forma indireta o então presidente Lula, que tinha em Sarney um importante ponto de apoio para a votação das matérias do do seu interesse.

Dengue de novo

A dengue parece que voltou com força total no Brasil, inclusive fazendo muitas mortes. Por que será?  Falta de uma ação mais efetiva por parte dos poderes públicos?  Ou o mosquito aedes aegypti é mais forte? No Rio já foram registrados 8.315 casos somente nos tres primeiros meses deste ano, um aumento assustador diante do número registrado nos anos de 2009 e 2010, juntos, que foi de 5.843. No Maranhão não é diferente: foram 2.797 somente este ano, contra 595 em 2010, um aumento de mais de 350%. A governadora Roseana Sarney acaba de lançar um mutirão para combater o mosquito, com a participação de 558 homens, entre agentes de saúde, soldados do Exército e do Corpo de Bombeiros, além de 20 carros-fumacê. O objetivo é cobrir 20 mil casas em São Luis diariamente. Aplausos para a iniciativa. Mas por que deixam a situação se agravar para agir? Por que não adotar uma ação preventiva, com esse volume, pelo menos a cada trimestre? Por acaso não é mais fácil prevenir do que remediar?

Indiferença

Os chamados representantes do povo estão ignorando, solenemente, o drama dos aposentados e pensionistas do Banco da Amazonia, ameaçados de não receberem seus benefícios depois de contribuirem a vida toda para a Caixa de Aposentadoria Complementar (Capaf). Até agora ninguém se manifestou em Assembléias Legislativas ou no Congresso Nacional sobre o problema, que se arrasta desde janeio e é motivo de várias ações junto à Justiça. Será que o Basa é tão poderoso assim para calar a boca de deputados e senadores? Há um estranho e suspeito silêncio inclusive da imprensa. Quando é que alguém vai criar coragem e denunciar o fato da tribuna dos Parlamentos ou, pelo menos, soprá-lo no ouvido da presidente Dilma Roussef? 

segunda-feira, 21 de março de 2011

Partido Ocasional

O velho Partido Social Democrata (PSD) está de volta, formado em sua maioria por dissidentes do Partido Democrata (DEM) e sob a liderança do prefeito paulista Gilberto Kassab. Domingo foi feito o seu lançamento  em Salvador e nesta segunda-feira aconteceu o mesmo em São Paulo. Kassab, sem muito espaço no DEM, quer construir uma liderança nacional, o que evidencía aspirações  a vôos mais altos. no futuro. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), no entanto, já deu a primeira estocada no novo partido ao afirmar que um dos objetivos da reforma política, em andamento na Câmara Alta, é justamente evitar o surgimento de "partidos ocasionais", acrescentando que a criação e extinção de legendas geram instabilidade política. A julgar pelas declarações de Sarney tudo indica que no bojo da reforma política  haverá dispositivos que dificultem o surgimento de novos partidos, acabando com os "ocasionais". Diante disso não é dificil prever-se, no futuro, a fusão de pequenos partidos, entre eles o de Kassab, para garantir a sua sobrevivência. Quem viver, verá.

Libia

O presidente Barack Obama declarou no Chile, para onde viajou nesta segunda-feira, que  vai transferir a liderança da ofensiva militar contra a Libia para outro pais aliado, sem indicar qual. Os ataques às posições de Khadafi prosseguiram, atingindo inclusive o complexo residencial do ditador libio. Autoridades norte-americanas e britânicas, no entanto, afirmam que não pretendem matar Khadafi mas apenas impedir que ele massacre civis, conforme a resolução do Conselho de Segurança da ONU. O intenso bombardeio, que já provocou inumeras mortes, levou alguns países, entre eles o Brasil e a Índia, que se abstiveram de votar na ONU, a pedirem o fim dos ataques. Querem que a solução do imbróglio  libio seja conseguida através do diálogo. O Grande problema, porém, que parece de dificil solução, é convencer Khadafi a, após 42 anos, deixar o poder pacificamente, entregando-o aos oposicionistas, a exemplo da Tunisia e do Egito.  Assim, aparentemente, não haveria outra alternativa senão obrigá-lo, pela força das armas, a desembarcar do poder.

Não à migração

Aposentados e pensionistas do Banco da Amazonia  reunidos no final de semana no auditório Che Guevara, do Sindicao dos Bancários do Maranhão, reafirmaram a posição contrária à migração para o novo plano proposto pelo Basa/Capaf, considerado prejudicial aos interesses da categoria. Na ocasião foi lida a nova carta que a Capaf ( Caixa de Aposentadoria Complementar do Basa) enviou aos aposentados e pensionistas, insistindo na adesão para o novo plano, o que, segundo o missivista, permitirá  "o aporte de aproximadamente R$ 850 milhões pelo patrocinador Banco da Amazonia, o que vai garantir o pagamento vitalício do benefício mensal". A carta, como está claro nesta última frase, é mais uma ameaça velada de não pagamento dos benefícios de março, de acordo com a ação terrorista desenvolvida pelo Basa/Capaf, caso os aposentados e pensionistas não migrem para o novo plano. Ainda segundo a correspondência, 1.600 participantes já aderiram, o que foi visto como um blefe. Durante a reunião, o assessor jurídico do Sindicato, Nunes Leitão, relatou aos presentes a atual situação dos processos que transitam na Justiça, aguardando julgamento.  

Simpatia

O presidente Barack Obama distribuiu muita simpatia durante os dois dias em que permaneceu no Brasil. Não fora os exageros da sua segurança e certamente as impressões que ele deixou seriam bem melhores. No discurso que pronunciou para cerca de dois mil convidados no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no domingo, ele se derramou em elogios ao Brasil, inclusive falando algumas palavras em português, o que foi interpretado por analistas como um afago no ego do nosso país. No entanto, concretamente mesmo, sua visita trouxe quase nenhum resultado positivo  para o Brasil, já que desconversou quando esteve em pauta as principais reivindicações do Planalto, entre elas a suspensão das barreiras alfandegárias para produtos brasileiros e o apoio à nossa pretensão de integrar o quadro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.  Ele deixou bastante claro, porém, seu interesse no petróleo do pre-sal e no mercado consumidor brasileiro. Resta esperar agora os desdobramentos da visita.

domingo, 20 de março de 2011

Lula cá

O ex-presidente Lula recusou o convite da presidente Dilma Roussef para participar do almoço oferecido ao presidente Barack Obama, sábado, no Itamaraty. A desculpa foi a preocupação em não dividir os holofotes com Dilma que, na verdade, era a estrela principal. Ele demonstrou, com essa atitude, que não pretende fazer a mais tênue sombra à Presidente.  Pode até não ter sido esse o motivo, mas Lula, a julgar pelo exagero da segurança de Obama, estava certo. Soube-se agora que os ministros brasileiros foram mesmo revistados pelos agentes americanos no encontro de Obama com os empresários, o que se constitui, sem dúvida, uma agressão ao Brasil e que merece, da parte do Palácio do Planalto, no mínimo um protesto formal. Moleza dos ministros, que se deixaram revistar, pois o ex-presidente Lula certamente não aceitaria, o que, obviamente, provocaria um incidente diplomático. Se quer mesmo ser tratado de igual para igual, o governo brasileiro deve se impor, jamais  aceitando  esse tipo de exigência, sem dúvida humilhante. Se alguém quer visitar o Brasil, seja quem for,  que venha, mas terá de seguir as nossas regras pois, afinal, nós é que somos os donos da casa.

Ressocialização?

O Maranhão volta e meia é sacudido por rebeliões em cadeias e presídios, com um trágico saldo de mortes. Motivo: a superlotação, principalmente nas cadeias das delegacias, que se transformaram em depósitos de presos, tratados como animais. Recentemente a TV Globo denunciou o fato, inclusive mostrando uma jaula construida em Bacabal, onde os presos ficavam ao ar livre, sofrendo as intempéries. Neste domingo os jornais noticiaram que o secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sergio Tamer, foi a Brasilia com um projeto de ampliação do sistema penitenciário, que prevê a realização de obras  em 50 delegacias espalhadas pelo Estado para serem unidades de ressocialização, o que, segundo os seus cálculos, proporcionará um aumento de 3.300 vagas. "Estamos lançando um novo conceito de administração penitenciária no Maanhão", ele disse. Que novo conceito é êsse? Aumentar o número de vagas para presos? Isso todo mundo faz. E onde isso proporcionará a ressocialização? Ressocializar o preso vai muito além do espaço onde ele é colocado, pois implica em muitas outras providências destinadas a oferecer a ele mais dignidade e perspectivas de futuro.

Italuis

Em 10 anos o sistema Italuis de abastecimento dágua de São Luis já sofreu quinze rompimentos, todos no campo de Perizes, segundo recente levantamento. E todas as vezes que isso acontece a capital sofre sérios problemas com a falta de água e muitos atribuem os rompimentos à velhice do sistema.  Mas, pergunta-se, por que isso acontece? Porque em 30 anos, que é a idade do sistema consruido pelo então governador João Castelo, os governos que o sucederam não se preocuparam em fazer a sua devida  manutenção. Como consequência desse descaso, houve o natural desgaste, agravado pelo salitre. E se não forem tomadas providências urgentes, a situação tende a se agravar, com novos rompimentos, comprometendo-se um sistema de abastecimento que, graças à visão de Castelo, impediu que São Luis vivesse hoje um verdadeiro caos em termos de abastecimento dágua. Na época, há 30 anos,  ele foi muito criticado, porque na ótica tacanha de alguns o projeto, destinado a captar água do rio Itapecuru,  era faraônico e caro. E hoje todos concordam que já precisa de duplicação. 

sábado, 19 de março de 2011

Obama no Brasil

Com a visita ao Rio de Janeiro, onde falará para mais de dois mil convidados no Teatro Municipal (o discurso na Cinelândia foi cancelado), o presidente Barack Obama encerrará hoje a sua visita de dois dias ao Brasil. Ainda não é possivel avaliar concretamente as consequências positivas dessa visita, mas dez acordos foram assinados durante sua permanência em Brasilia, nenhum, porém, conclusivo ou relacionado com as principais reivindicações brasileiras:  o fim da exigência do visto para ingresso nos dois paises; o fim das barreiras alfandegárias para produtos brasileiros e o apoio norte-americano à presença permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Sobre este último ponto Obama enrolou. Reconheceu a liderança do Brasil  no continente sul-americano e sua importância mundial, concordou com a necessidade de uma reforma no Conselho de Segurança, com a presença de outros paises, mas sobre a pretensão do Brasil, ao contrário da posição adotada em relação à India, se limitou a dizer que tinha o "maior apreço" pela aspiração brasileira. A presidente Dilma defendeu um comércio mais transparente e justo entre os dois paises e afirmou que "a aliança entre Brasil e Estados Unidos deve ser uma construção entre iguais".
O fato é que os Estados Unidos tem muito interesse no Brasil, daí a visita de Obama, principalmente no nosso petróleo e no nosso mercado consumidor, e pode até afrouxar alguma coisa em termos comerciais, mas dificilmente apoiará a aspiração brasileira de integrar permanentemente o Conselho de Segurança da ONU, porque teme que o Brasil assuma posições contrárias aos seus interesses, como aconteceu no caso do Irã e, mais recentemente, na questão da Libia, quando se absteve de votar.
Não fora as exigências absurdas da segurança de Obama, que provocou alguns incidentes convenientemente abafados pela imprensa,  e a sua visita teria merecido melhor acolhida do povo brasileiro. O Jornal da Band  informou que tres ministros brasileiros, que iriam participar do encontro dele com empresários, abandonaram a reunião quando agentes americanos tentaram revistá-los. Sem dúvida um desrespeito. E na internet noticiou-se que o cerimonial do presidente norte-americano teria vetado  a presença do governador Sergio Cabral e do  prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, na visita que ele fará neste domingo ao Cristo Redentor. Um acinte. A presidente Dilma, convidada por ele, vai visitar os Estados Unidos no segundo semestre deste ano. Será que vão armar o mesmo circo para ela  circular por lá ?

Guerra Dois

Conforme previsto, começou neste sábado a intervenção militar na Libia, com a participação de cinco paises: Estados Unidos, França, Inglaterra, Canadá e Itália. A ordem do presidente Barack Obama para os ataques foi dada de Brasilia, onde ele chegou para uma visita de dois dias ao Brasil. Ele próprio fez o anuncio durante um discurso na presença da presidente Dilma Roussef. Entre outras coisas Obama disse que Khadafi não atendeu às recomendações da ONU e, por isso, era preciso defender os libios, que estavam sendo massacrados pela aviação do ditador. "Ações têm consequência" , ele acentuou. Caças franceses já haviam destruido no sábado diversos tanques e outros veiculos militares de Khadafi. Ao mesmo tempo, mais de 100 mísseis foram disparados contra instalações militares por navios e submarinos norte-americanos e ingleses. Até a noite não havia informações precisas sobre os danos e o número de mortos. E tudo indica que as ações terão prosseguimento hoje, pois o ditador não deu sinais de que pretende capitular. Pelo contrário, decidiu armar civis que lhe são fiéis para combater os invasores. Infelizmente, muitas vidas ainda vão se perder.

Investigação

O Conselho Nacional de Justiça vai apurar as denúncias da OAB do Pará sobre a existência de "nepotismo cruzado" no Estado. A corregedora do CNJ, Eliana Calmon, já nomeou dois juizes para  investigarem in loco as denúncias, segundo as quais o governo de Simão Jatene e o Tribunal de Justiça nomearam parentes sem concurso. Não é dificil que as investigações sejam estendidas ao Maranhão, onde também houve denuncias de "nepotismo cruzado".

sexta-feira, 18 de março de 2011

Controle da internet

O Exército norte-americano quer controlar as redes sociais da internet. A revelação foi feita pelo jornal britânico   "The Guardian", segundo o qual uma empresa de Los Ângeles, a Ntrepid, celebrou um contrato com as forças armadas norte-americanas para desenvolver "um serviço de gestão de possibilidades online", para isso utilizando identidades falsas que influenciem sites com campanhas de contra-informação. O centro dessas operações será na base aérea de MacDill, Flórida, onde também funciona o Comando de Operações Especiais. Segundo um porta-voz da Ctcom, Bill Speaks, "esta tecnologia suporta a possibilidade de blogar secretanente sites em lingua estrangeira, para combater o extremismo e os inimigos dos Estados Unidos no estrangeiro". Recorde-se que a China também já vem tentando esse bloqueio, mas graças justamente às redes sociais da internet, que furaram o bloqueio de regimes autoritários, é que alguns povos foram mobilizados para derrubar seus ditadores. Detalhe: o argumento dos americanos para o controle é o mesmo usado pela China.

Vida fora da Terra

Parece que não há mais dúvida: existe mesmo vida fora da Terra. Quem faz tal afirmação é o astrobiólogo norte-americano Richard Hoover , da NASA, que encontrou fósseis de bactérias num fragmento de meteorito. Suas conclusões constam de um estudo que ele publicou na revista científica "Journal of Cosmology". Na verdade, apesar da Ciência até então não ter feito uma afirmação categórica, muita gente já não tinha mais dúvidas sobre isso, convencida por dois argumentos: primeiro, seria ilógico imaginar que em toda essa imensidão do universo, com bilhões  de planetas, apenas a Terra seria habitada e, segundo, mensagens espirituais há tempos recebidas dão conta da vida em outros planetas, inclusive com uma descrição detalhada das suas sociedades. Vale citar, também, as pesquisas realizadas pelo alemão Erik Von Daniken e publicadas no livro "Eram Deuses os Astronautas?", em que prova que seres exta-terrestres visitam o nosso planeta desde tempos imemoriais. E nunca é demais lembrar as palavras do Cristo: "Na Casa do Pai há muitas moradas".

Será?

Com a aprovação, pelo Conselho de Segurança da ONU, de uma resolução criando uma zona de exclusão no espaço aéreo da Libia, o que abre caminho para uma intervenção militar, o ditador libio Khadafi determinou  o cessar fogo. Ninguém, porém, está acreditando nisso. O presidente Barack Obama, no entanto,  já fez uma advertência a Khadafi, acenando com uma ofensiva militar caso prossiga massacrando civis, mesma posição adotada pelos governos da França e da Inglaterra. O ditador líbio, pelo visto, não tem  alternativa: ou desocupa a moita ou vai sentir o peso do poder bélico da Otan.

Desistiu

Alguém soprou no ouvido de Obama de que não era uma boa discursar para os brasileiros na Cinelândia, no Rio de Janeiro, e ele desistiu da idéia. Transferiu o discurso para o Teatro Municipal, no mesmo horário, a tarde deste domingo, destinado agora a um público menor: 2.300 pessoas. Os motivos da mudança não foram revelados, mas extra-oficialmente falou-se na possibilidade de chuva, o que, sem dúvida, é um bom pretexto.O presidente norte-americano e familia chegam a Brasilia na manhã deste sábado, se encontram com a Presidente Dilma Roussef e viajam para o Rio a noite. Aparentemente a  nova programação agora está mais compatível com o encontro de dois chefes de Estado em igualdade de condições. Ainda assim, o aparato de segurança para proteger Obama é o maior já registrado durante a visita de um governante estrangeiro ao Brasil.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Colonia, mesmo

A julgar pelas exigências da Casa Branca para a visita de Obama ao Brasil, neste final de semana, parece que voltamos mesmo à condição de colonia. O Palácio do Planalto já estaria incomodado com tanta exigência, mas o fato é que a segurança do presidente dos Estados Unidos praticamente já transformou a Cinelândia, no Rio de Janeiro, em território norte-americano. O espaço aéreo onde ele estiver vai ser fechado e patrulhado por aviões americanos, o metrô não poderá funcionar nas áreas próximas, atiradores de elite também americanos serão colocados em pontos estratégicos, ninguém poderá entrar na praça com sacolas, mochilas ou portando cartazes e todos serão revistados. Pela manhã de domingo, o Cristo Redentor será fechado quando ele e a familia o estiverem visitando. Será que o mesmo  esquema seria montado lá nos Estados Unidos, por agentes brasileiros, para uma visita da nossa presidente?

Guerra

Conforme esperado, o Conselho de Segurança da ONU aprovou mesmo, por 10 votos e cinco abstenções,  a criação de uma zona de exclusão aérea sobre a Libia e "outras medidas necessárias" para conter a furia do ditador Khadafi, o que na prática significa  autorização para uma ação militar da OTAN naquele país. O ditador libio reagiu imediatamente, afirmando que se houver uma intervenção militar estrangeira no seu país vai não apenas massacrar os civis como, também, promover ataques militares no Mediterrâneo. Ou seja, está declarada a guerra. O ditador sem dúvida vai ser apeado do poder pela força das armas mas, lamentavelmente, muita gente vai morrer.

Adeus reeleição

A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou o fim da reeleição para os ocupantes dos cargos executivos (Presidente da República, Governadores e Prefeitos) e a ampliação dos seus mandatos de quatro para 5 anos. Também decidiu manter o voto obrigatório. Entre os senadores que votaram favoravelmente ao fim da reeleição está o ex-presidente Itamar Franco que, durante o debate, lembrou que em 1997 o então presidente Fernando Henrique Cardoso "impôs a reeleição ao país em benefício próprio". E acrescentou: "Ele nem teve o cuidado de dizer que seria para depois do seu mandato". Na verdade, todo mundo sabe que FHC passou praticamente todo o seu primeiro mandato trabalhando para garantir o segundo. Na ocasião houve até denúncias de compra de votos de parlamentares que aprovaram a reeleição. Interessante é que Sarney, embora tenha  reduzido o seu mandato presidencial de 6 para 5 anos (ele sucedeu a Figueiredo cujo mandato era de 6 anos),  na oportunidade foi acusado de ampliá-lo e, por isso, injustamente  criticado. E agora entendem que o mandato deve mesmo ser de cinco anos, sem reeleição. Os que criticaram Sarney deveriam pedir-lhe desculpas.

Ficha limpa

O Supremo Tribunal Federal, agora completo, voltará a examinar a Lei da Ficha Limpa na próxima quarta-feira. As duas primeiras votações, com dez ministros, terminaram empatadas, prevalecendo então decisão anterior do TSE, que considerou a Lei vigente nas eleições de 2010, entendimento que barrou a diplomação e posse de vários parlamentares eleitos enquadrados nos dispositivos daquela Lei. Com o seu quadro de ministros agora completo, graças à posse do ministro Luiz Fux, o Supremo volta a examinar a questão e há quem acredite que a decisão poderá mudar. Se o STF concluir que  os efeitos da Lei da Ficha Limpa só devem prevalecer a partir das próximas eleições haverá uma reviravolta no Congresso Nacional, com a volta dos que foram eleitos e barrados e a consequente dispensa dos que assumiram em seu lugar. Vai ter muita confusão.

Lula de volta

O ex-presidente Lula, segundo noticiou a "Folha de São Paulo", decidiu arregaçar as mangas e entrar de cabeça na política paulista para tentar quebrar a hegemonia tucana nas eleições municipais de 2012. Os tucanos dominam o poder em São Paulo há 16 anos, mesmo durante os oito anos em que Lula ocupou o Palácio do Planalto.  O ex-presidente, no entanto,  vai assumir agora a articulação política do PT paulista para tentar mudar esse panorama.   Os tucanos, portanto, que se cuidem.

Dinossauro

O maior dinossauro brasileiro é maranhense, ou melhor, viveu no litoral do Maranhão ha 95 milhões de anos. O "Oxaláia Quilobensis", uma nova espécie  de "Espirossaurídeos", tinha de 12 a 14 metros de altura, pesava entre 5 a 6 toneladas e era carnívoro, segundo os cientistas que estudaram os fósseis. A descoberta, recente, causou frisson entre os arqueólogos brasileiros. O Maranhão, que tem dinossauros, base de lançamento de foguetes, depósito de petróleo e gás, praias, arroz de cuxá, bumba-meu-boi, reggae e porto de minérios, etc, só falta agora ter ETs. Quem sabe não aparece algum a qualquer momento por aí?

Khadafi

A catástrofe no Japão tirou Khadafi do foco das atenções mundiais e o ditador libio aproveitou para intensificar os ataques aos oposicionistas. Já cantando vitória, ontem ele anunciou um cessar-fogo a partir da meia noite de sábado, para que "os rebeldes reflitam e voltem ao seu regaço". O Conselho de Segurança da ONU, no entanto, ficou de decidir nesta quinta-feira se aprova o estabelecimento de uma área de exclusão no espaço aéreo da Líbia, o que permitirá a intervenção da OTAN. O secretário geral da ONU disse, em visita à Venezuela, que Khadafi, ao massacrar civis, "praticou um crime contra a Humanidade". Dependendo da decisão do Conselho de Segurança o ditador libio vollta hoje para a frente dos holofotes e, possivelmente, sua queda do poder passará a ser só uma questão de tempo. Tomara.

Radioatividade

As notícias procedentes do Japão, depois da catástrofe produzida pelo terremoto e pelo tsunami, não são nada animadoras. Temendo um apagão no país as autoridades japonesas estão tentando reativar a usina de Fukushima mas especialistas americanos e europeus disseram que a situação é muito mais grave do que está sendo divulgado. Um especialista sueco chegou a dizer que baixas concentrações de partículas radioativas estão se dirigindo para a América do Norte. O fato é que o mundo está preocupado com a situação no Japão, que já contabilizou mais de 5 mil mortos. E milhares de pessoas tentam sair do país, temendo o pior. O governo americano inclusive já determinou a saida do seu embaixador em Tóquio, enquanto a embaixada do Brasil resgata os brasileiros que lá vivem. O medo começa a se espalhar para além das fronteiras do Japão. Enquanto isso 50 operários, hoje considerados heróis, expõem a vida para recuperar os três reatores de Fukushima. O mundo acompanha com muito interesse as ações destinadas a solucionar o problema, rogando a Deus pelo sofrido povo japonês.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Colonia de novo?

Alguém pode me informar se o governante de algum outro país deste planeta já falou aos norte-americanos de um palanque em praça pública? Não tenho conhecimento. Por isso, me surpreendo com a notícia de que o presidente Barack Obama, dos Estados Unidos,  falará ao povo brasileiro de um palanque armado na Cinelândia, no Rio de Janeiro, na próxima semana. Não tenho nada contra Obama. Muito pelo contrário,  tenho por ele uma profunda admiração e torci por sua eleição, pois considero-o infinitamente melhor e mais humano do que George Bush, mas não atinei ainda sobre o que ele poderá dizer diretamente ao nosso povo que possa interessa-lo.  Vai facilitar o ingresso de brasileiros no seu país? Vai dar o green card para os brasileiros que vivem lá ilegalmente? Além disso, mesmo com tradução simultânea, já que ele não fala português, a maioria do povo que lotará a Cinelândia certamente não vai entender absolutamente nada do que ele disser. Então, por que ele precisará falar ao povo brasileiro? A sensação que eu tenho é a de que voltamos à condição de colonia.

Absurdo

Volta e meia  assistimos na TV noticias sobre professores que foram agredidos por alunos. E, mais grave ainda, os agressores ficam impunes, porque são menores de idade. Ainda nesta quarta-feira o jornal "Hoje", da Globo, noticiou que no interior de São Paulo uma professora foi ferida por um aluno de 16 anos que lançou uma carteira sobre ela, provocando-lhe um enorme corte na barriga. A professora, amedrontada, vai ficar em casa se recuperando, e o agressor foi punido com uma suspensão de - pasmem  - seis dias. Seis dias???  Ele deveria, isto sim,  ser expulso e responder por lesões corporais. Esse tipo de agressão virou rotina em todo o país, sem que se tenha conhecimento de alguma providência para conter a fúria desses   moleques que, em sua maioria, contam com a cobertura dos pais. Na novela "Insensato Coração" o personagem vivido por Antonio Fagundes disse à ex-esposa que insiste em defender o filho marginal: "Amar não é encobrir o que o filho faz de errado, mas corrigi-lo e ajudá-lo a tornar-se um homem de bem". Uma psicóloga, ouvida pela reportagem da Globo, disse que os grandes culpados por essa situação são os pais, que não estabelecem limites para os filhos. E acrescentou: "Um não, hoje, evita muito choro no futuro". Ela está coberta de razão.

Descrédito

Em toda pesquisa sobre a credibilidade das instituições a Justiça aparece mal colocada, evidenciando um certo descrédito da população. O principal motivo deve ser a demora nas decisões, em todas as instâncias, com graves prejuizos para a parte que se considera injustiçada. Exemplo disso é que alguns aposentados do Banco da Amazonia, que entraram com ações para garantir seus direitos, morreram sem ver a decisão. E os processos ficam rolando, de gaveta em gaveta, anos e anos. Não há pressa, mesmo com os interessados já com idade avançada. Agora mesmo, com o terrorismo praticado pelo Basa e pela Caixa de Aposentadoria Complementar do Banco (Capaf), que se negam a pagar os provenos a que têm direito aposentados e pensionistas do Banco, diversas ações foram interpostas em Belem, em São Luis e em Brasilia sem qualquer decisão. O Sindicato dos Bancários do Maranhão patrocina duas ações, uma no Tribunal Superior do Trabalho, com o enésimo agravo interposto pelo Basa/Capaf, pedindo que o Basa assuma o déficit da Capaf (até porque o Banco deve mais de R$ 600 milhões da contribuição patronal), e outra na Justiça Federal (Ação Civil Pública), no momento aguardando conclusão de perícia atuarial.  A Associação dos Aposentados do Basa (AABA), por sua vez, no dia 4 deste mes ajuizou uma Ação Civil Pública  na 8a. Vara do Trabalho, em Belem, para que o Basa seja condenado a assumir o pagamento, mensalmente, dos benefícios dos seus aposentados e pensionistas. E enquanto  aguardam a boa vontade dos magistrados, para julgamento, os velhos servidores do Basa, ameaçados de não receberem os proventos deste mes, sofrem crises de hipertensão e buscam ajuda nos hospitais. Será que os nossos políticos, que representam o povo nos Parlamentos, vão continuar ignorando o sofrimento dos aposentados e pensionistas do Basa?  Quando será que alguém vai quebrar o estranho e suspeito silêncio? Quando os velhinhos começarem a morrer?

terça-feira, 15 de março de 2011

Nepotismo cruzado

A Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Pará, denunciou a existência de "nepotismo cruzado" naquele Estado. Analisando mais de 400 nomeações do governo Simão Jatene, publicadas no Diário Oficial, a OAB descobriu que parentes de desembargadores do Tribunal de Justiça do Pará, incluindo mulheres e filhos, foram nomeados sem concurso para cargos comissionados no Governo do Estado. Segundo a OAB, a mulher do desembargador Claudio Augusto Neves, Rosa de Fátima Queiroz das Neves, foi nomeada assessora especial do governador Simão Jatene. Em 2006 o desembargador Neves nomeou a nora de Jatene para trabalhar no Tribunal de Justiça. Duas filhas do desembargador Constantino Guerreiro também foram nomeadas assessoras do governador, com salários que variam de R$ 3 mil a R$ 7 mil. A OAB do Pará solicitou uma sindicância do Conselho Nacional de Justiça e, à Justiça Federal, o afastamento de todos os envolvidos. Vale lembrar que também aqui no Maranhão já foi denunciado o nepotismo cruzado envolvendo um magistrado e um secretário de Estado. O  governador paraense e o desembargador Neves afirmaram que isso não é nepotismo cruzado, mas a OAB garante que tal procedimento é ilegal.

Reforma

Reunida nesta terça-feira e após duas horas de debates a Comissão de Reforma Política do Senado manifestou-se favorável à extinção da figura do 2º suplente de senador e à tese de que o primeiro suplente não pode ter qualquer relação de parentesco, até o 2º grau, com o titular do cargo. Os senadores defenderam ainda a mudança da data da posse dos ocupantes de cargo executivo, com os governadores assumindo no dia 10 de janeiro e o Presidente da República no dia 15. O presidente do Senado, José Sarney, anunciou a apresentação de  proposta estabelecendo mudanças no rito das medidas provisórias, segundo as quais as MPs  não voltarão para a apreciação da Câmara dos Deputados caso sofram alguma alteração na Camara Alta. A reação dos deputados federais, inclusive do presidente da Casa, Marco Maia, foi imediata: eles não concordam com a mudança proposta por Sarney por considerá-la inconstitucional. A discussão da reforma política nem bem começou e já começou a esquentar. Isso é um bom sinal para a democracia.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Indústria de multas

O "Fantástico" denunciou neste domingo o que todo mundo já suspeitava, ou seja, que por detrás das barreiras eletrônicas e controladores de velocidade existe uma verdadeira indústria de multas em todo o país. Em São Luis não é diferente. O trânsito  na capital maranhense, sem nenhum planejamento, é um verdadeiro caos. Só se sabe que existe uma Secretaria Municipaol de Trânsito porque entupiram os retornos de blocos de concreto, aumentando as distâncias; instalaram barreiras eletrônicas em vários lugares e os agentes de trânsito  se limitam a multar. Fica a impressão de que essa secretaría não tem como objetivo a organização do trânsito, mas sim engordar os cofres da prefeitura, porque não fazem outra coisa senão multar. Até pouco tempo ninguém sabia que existia um radar para controlar a velocidade, até 60 km,  na avenida Daniel de La Touche, no Cohajap, e o resultado disso foi um massacre de multas. Bem depois, diante do escândalo da indústria de multas, pintaram no asfalto o limite de velocidade.  Na calçada do prédio da TVN os agentes de trânsito ficam multando quem estaciona lá, enquanto nas ruas não se  vê um só para organizar o tráfego. E os políticos? Onde estão que não dizem nada? Eles não são os representantes do povo? Por que não defendem os seus interesses (do povo)? Será que não tem nenhum vereador capaz de propor na Câmara Municipal o fim das barreiras eletrônicas, que só servem para assaltar o bolso do povo e alimentar a corrupção, conforme denunciou o "Fantfástico"? Até quando vamos viver esse caos?

domingo, 13 de março de 2011

Poder do açaí

Um médico-farmacologista da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Roberto Soares de Moura, descobriu que além de antioxidante o açaí também tem poderes anti-hipertensivos, anti-diabéticos, antiinflamatórios e como redutor dos níveis de colesterol. Mediante pesquisas com ratos no laboratório da universidade, o médico descobriu que o maior poder curativo do açaí está no caroço e não na polpa.  Com essa descoberta, de grande importância para a medicina, o açaí, largamento consumido em todo o país, terá agora  valorizado também o seu caroço, cujo destino até hoje tem sido o lixo.  Sem dúvida uma boa notícia em meio ao noticiário dramático dos últimos dias.

Bom Jardim

O municipio de Bom Jardim comemora nesta segunda-feira 44 anos. Pena que não teve muita sorte na escolha dos seus prefeitos, pois com mais de quatro décadas de existência deveria pelo menos acompanhar o desenvolvimento de Santa Inês, que tem a mesma idade. O atual prefeito, Roque Portela, já no seu segundo mandato, é um completo fiasco. Além de não ter feito absolutamente nada nesses seis anos de mandato ainda mandou derrubar, sem qualquer justificativa, as árvores que ornamentavam a avenida principal, um verdadeiro crime. Como consequência, a cidade ficou mais quente. Quando será que o municipio terá realmente um prefeito que coloque os seus interesses pessoais em segundo lugar e faça alguma coisa em favor da cidade e do seu povo?

Ana no Basa

O PT paraense estaria tentando colocar a ex-governadora Ana Julia Carepa na presidência do Banco da Amazonia. A noticia foi publicada neste domingo pela coluna "Panorama Politico", do Globo. A nomeação da ex-governadora para o Basa seria uma forma de compensá-la pela derrota nas últimas eleições para Simão Jatene, do PSDB. Se ela for mesmo para o Basa e administrar o Banco do jeito que governou o Pará vai ser uma tragédia.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Catástrofe

O mundo acordou nesta sexta-feira com a notícia da catástrofe que se abateu sobre o Japão, que sofreu o pior terremoto da sua história, agravado por um tsunami que veio logo em seguida espalhando a morte. Estima-se que mais de mil pessoas morreram. O terremoto teve a intensidade de 8,9 na escala Richter e o tsunami surgiu com uma  onda de 10 metros de altura, que varreu a costa japonesa, arrastando tudo em seu caminho. As imagens mostradas pela televisão são impressionantes. Depois desse terremoto já foram registrados outros tremores de menor intensidade. Nada menos de 17 paises se encontram  em estado de alerta diante do risco de serem atingidos por tsunamis, entre eles os Estados Unidos, que já estão evacuando os moradores da sua costa. O Brasil, terra abençoada, está fora da rota das ondas gigantes. Segundo pesquisadores, o terremoto pode ter mudado o eixo da Terra em 10 centímetros, fato que pode produzir, como consequência, outras catástrofes naturais em futuro próximo. Para estudiosos das Escrituras Sagradas, o fenômeno pode sinalizar o  princípio das dores previsto pela Bíblia.

Educação

Faz tempo que a Secretaría de Educação do Estado do Maranhão não tem a sorte de ser ocupada por alguém  que, pelo menos, melhore o sistema estadual de ensino. Na verdade, os secretários que por lá passaram sofreram do mesmo mal que ataca a maioria do secretariado: não saem do gabinete, vivem em permanente reunião e não resolvem nada. Como consequência não sabem o que acontece em suas secretarías e o resultado desse comportamento é uma inércia que beira o caos. Alguns secretários que passaram  pela Educação, como Cesar Pires e Anselmo Raposo, por exemplo, foram um atraso. Raposo, inclusive, foi defenestrado pela governadora Roseana em situação nada recomendável. E agora? Será que a secretária Olga Simão vai conseguir fazer o que os outros não fizeram? A julgar pela greve dos professores, que já se arrasta por vários dias, tudo vai continuar como dantes no quartel de Abrantes. E os problemas continuam se acumulando sem nenhuma solução. A governadora, em última análise, é a responsável, pois escolhe mal os seus auxiliares.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Governadores

Com a posse do novo ministro Luiz Fux no Supremo Tribunal Federal, os trabalhos daquela Corte deverão ser acelerados, inclusive com uma nova votação do processo da "ficha limpa", que no último julgamento ficou empatado em 5 x 5. Fux dará o voto de desempate. Além do "ficha limpa" também estão na pauta do STF processos de cassação de seis governadores, acusados de abuso de poder econômico nas últimas eleições. São eles:  Siqueira Campos, do Tocantins; Antonio Anastasia, de Minas Gerais; Tião Viana, do Acre; Wilson Martins, do Piauí; Omar Aziz, do Amazonas; e Rosalba Ciarline, do Rio Grande do Norte. O Supremo, agora com seu quadro de ministros completo, vai ter bastante trabalho este ano e suas decisões poderão ter grande influência nas eleições municipais do próximo ano.

Libertado

Graças à intervenção da presidente Dilma Roussef o jornalista Andrei Netto, do jornal "O Estado de São Paulo", que estava preso ha uma semana na Líbia, foi libertado nesta quinta-feira. Netto fora destacado pelo "Estadão" para cobrir os acontecimentos naquele país e há uma semana não mantinha contato com o jornal. Também nesta quinta-feira o filho de Khadafi, Saif Al-Islam, revelou que  seu pai prepara uma grande ofensiva contra os rebeldes. Se se confirmar a informação, pode ser a gota dágua que faltava para a ação militar da OTAN, que já posicionou suas tropas em torno do território libio.

Remédios

A partir de primeiro de abril os medicamentos terão novo preço, mais altos, obviamente. O aumento será de 3,5% a 6,01% e alcançará todos os medicamentos, inclusive os de uso contínuo, como os remédios para diabéticos e hipertensos, que já são bastante caros. Os aposentados, que são os principais usuários desses medicamentos, vão enfrentar sérias dificuldades, até porque a chamada Farmácia Popular, destinada a vender mais barato, não possui todos os remédios. Valha-nos quem?

Pendurados

Além do ministro Carlos Lupi, do Trabalho, em posição desconfortável no Governo  depois que o seu partido, o PDT, decepcionou na votação do novo salário mínimo, agora quem deverá ficar pendurada é a ministra de Comunicação Social, Helena Chagas, que no seu twitter fez críticas a Lula e Sarney, colocando-os no mesmo saco junto com Mubarak, Khadafi, Bush, Dirceu e Genoino e dizendo ter "nojo" de todos eles. Ela garante que, por desatenção,  apenas retuitou mensagem de um dos seus seguidores, mas nem todo mundo está acreditando nessa desculpa. Pegou muito mal. Ninguém sabe ainda a reação da presidente Dilma Roussef, mas muitos acreditam que Helena e Lupi podem rodar na primeira reforma ministerial. Ou antes.

Reforma política

O Congresso Nacional, que ficou vazio durante os dias de carnaval, retomou suas atividades nesta quinta-feira, mas ainda de maneira tímida, com movimento apenas nas comissões técnicas. Somente na  próxima terça-feira, dia 15,  é que o Parlamento voltará ao ritmo normal de trabalho, inclusive dando partida aos debates na comissão do Senado encarregada de discutir a reforma política. E o primeiro ponto a ser debatido é a questão da suplência dos senadores, pois o projeto de reforma pretende extinguir a figura do suplente, dando ao segundo colocado nas eleições o direito de ocupar a vaga deixada pelo titular. Atualmente a suplência, em alguns casos,  é ocupada por parentes do titular, o que é legal mas muitos consideram imoral. Hoje estão no exercício do mandato de senador 10 suplentes, entre eles Edinho Lobão,  filho do senador Edson Lobão, que foi nomeado pela presidente Dilma Roussef para o Ministério das Minas e Energia.

E o PDT?

Com os problemas de saúde que afastaram o ex-governador Jackson Lago do cenário político, o PDT maranhense, sem a incontestável liderança do tradicional político,  parece meio perdido. Integrantes destacados do partido no Maranhão tentam tirá-lo da obscuridade e lançá-lo para a frente dos holofotes mas, aparentemente, não estão conseguindo superar a falta de comando. A preocupação é a eleição municipal de 2012, pois os outros partidos já estão se movimentando com claros objetivos eleitorais. Já se aventa inclusive, nos círculos políticos, a possibilidade de uma parceria entre Roseana e João Castelo, que iniciaram um processo de reaproximação durante o carnaval. Todos rezam para que o ex-governador se recupere o mais rápido possível e reassuma o comando pedetista, pois de outro modo o partido corre o risco de ficar de fora do próximo pleito na disputa pela prefeitura da capital.

Carnaval trágico

O saldo trágico do carnaval este ano foi maior cerca de 47% do que o do ano passado. Nas estradas federais, nos cinco dias de Momo,  a Policia Rodoviária registrou 4.165 acidentes com 213 mortes e 2.441 feridos. Somente no Maranhão foram 76 acidentes com 4 mortes e 55 feridos. Até agora não foi revelado o número de homicídios que, a julgar pelas notícias isoladas, também parece ter sido alto. Essas estatísticas assustam e fazem com que  muita gente prefira a segurança e tranquilidade de casa, dos sítios no interior e dos retiros espirituais.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Futebol

Sob a batuta de Mano Menezes o Brasil vem caindo no ranking da Fifa: agora foi ultrapassado pela Argentina, caindo para o 5º lugar. Depois da última derrota da Seleção Brasileira para a França por 1 x 0 e a vitória da Argentina por 2x 1 sobre Portugal, em amistosos, os nossos hermanos subiram para a 4a. posição. A Espanha continua liderando, com a Holanda em 2º lugar e a Alemanha em 3º. Interessante é que todo mundo caiu de pau em Dunga porque perdemos para os franceses  - a única derrota do Brasil na Copa - mesmo ele tendo vencido todos os outros  certames em que a nossa Seleção concorreu. Ressabiados com o jeito grosseirão de Dunga os coleguinhas da imprensa não o perdoaram após a derrota para a França. E agora estão em  lua -de-mel com Mano Menezes, apesar dos fracassos nos jogos que disputou. Até quando?

terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval

Durante quatro dias o país praticamente estaciona para que Momo possa reinar em todos os quadrantes, período em que muita gente extravasa impulsos reprimidos ou vive efêmera ilusão de reis e rainhas. A alegria explode em meio a rítmos alucinantes, misturada a alcool e drogas, numa falsa impressão de felicidade. E enquanto muitos pulam suarentos nos blocos ou atrás dos trios elétricos, entre beijos e abraços que transpiram sensualidade, outros mergulham em profunda tristeza, chorando pelos entes queridos vítimas de acidentes ou homicídios resultantes de excessos. Até segunda-feira a Polícia Rodoviária Federal já havia registrado 3.029 acidentes com 166 mortes nas estradas federais. São as duas faces da mesma moeda. Mas nem tudo é carnaval. Muitos, mais preocupados com o futuro material,  aproveitam o feriado para intensificar os estudos que lhes permitirão conquistar  melhor posição social através de concursos públicos, enquanto outro tanto, preocupado com o futuro espiritual, concentra-se em retiros, longe do burburinho da folia, para melhor desenvolvimento do espírito. E evangélicos, católicos e espíritas trocaram o ruído barulhento do carnaval pelo silêncio das preces e estudos que os  conduzirão à paz interior, pedindo a misericórdia de Deus para aqueles que, invigilantes, não conseguiram imunizar-se contra os males da folia. E que, passada a euforia, chorarão arrependidos.

Mulher

No Dia Internacional da Mulher pinço uma frase do escritor francês Leon Dénis, como homenagem às mulheres de todo o mundo:
"A mulher conquista mais facilmente a soberana virtude da paciência, da meiguice, da bondade, e se a razão parece dominar o homem, o coração da mulher é maior e mais profundo".

segunda-feira, 7 de março de 2011

Intervenção

Cresce a possibilidade de uma intervenção militar na Líbia diante dos ataques dos aviões de Khadafi aos oposicionistas, que provocaram dezenas de mortos. A julgar pelas últimas notícias a ação só estaria dependendo de uma avaliação da OTAN. Os Estados Unidos, que não escondem a disposição de invadir a Líbia para tirar Khadafi do poder,  estariam estudando se assumem o desgaste de uma intervenção direta ou indireta, através de ajuda militar aos oposicionistas. Tem-se a impressão de que a ação militar, já aventada pela secretária de Estado Hillary Clinton como uma das opções para  acabar com uma ditadura de 42 anos, estaria prestes a acontecer, acelerada pelos  ataques aéreos das forças de Khadafi às cidades dominadas pelos rebeldes. É possível, portanto,  que tenhamos um novo Iraque.

domingo, 6 de março de 2011

Carnaval & Política

A governadora Roseana Sarney e o prefeito João Castelo aproveitaram o pretexto do carnaval, trocando convites para festas promovidas pelo governo e pela prefeitura da capital,  para iniciarem, assim como quem não quer  nada, um processo de reaproximação. E sob as bênçãos de Momo, ao ritmo de sambas e marchinhas, conversaram ao pé do ouvido. A reaproximação, que muitos julgavam dificil devido as agressões de campanha, certamente será boa para ambos e, principalmente, para a população de São Luís, pois pode resultar em ações conjuntas  positivas, especialmente nos preparativos para as comemorações dos 400 anos da cidade. E como em política não existe a palavra "impossível", não se pode nem mesmo descartar a possibilidade de entendimentos que resultem em parceria também  nas eleições municipais de 2012. Afinal, Castelo e Sarney já estiveram juntos em várias oportunidades. 

Carnaval & acidentes

Muita gente, em todo o Brasil, viaja durante o carnaval e, como consequência, as estradas ficam congestionadas. Infelizmente, porém, os motoristas em nosso país ainda não se conscientizaram da necessidade de dirigir com cautela, observando as normas do trânsito, do que resulta muitos acidentes com vítimas fatais. Prova disso é que somente em dois dias (sexta e sábado) últimos, segundo a Polícia Rodoviária Federal, já foram registrados 2008 acidentes nas rodovias federais de todo o país, com 95 mortos. Somente num acidente entre um ônibus e um caminhão em Santa Catarina morreram 26 pessoas. A imprudência e o excesso de velocidade são as principais causas. Para evitar que aqui no Maranhão ocorram mais acidentes na volta para casa, a Policia Rodoviária informou que na quarta-feira de cinzas fechará o trânsito na BR-135, na saída da cidade. A fiscalização será rigorosa principalmengte no Campo de Perizes, que é o trecho com maior número de acidentes. 

sábado, 5 de março de 2011

Dilma na Barreira do Inferno

A presidente Dilma Roussef vai passar o carnaval descansando na Barreira do Inferno, base da Aeronáutica em Natal, Rio Grande do Norte. Ela ficará na praia com a mãe, a filha, o genro e o neto, protegida por forte esquema de segurança.

Lula no Catar

O ex-presidente Lula foi convidado para participar do 6º Forum Anual da Al-Jazira, rede de TV do Oriente, em Doha, no Catar. O tema do forum é "O Mundo Árabe em Transição - O futuro chegou?" Lula fará uma palestra sobre a experiência sul-americana. O convite evidencía o prestígio internacional que o ex-presidente brasileiro continua desfrutando.

Ainda o terror

Aposentados e pensionistas do Banco da Amazonia realizaram, em todo o país onde o Banco tem agência,  manifestações de protesto contra o não pagamento da primeira parcela do 13º salário e a ameaça de não pagamento dos proventos deste mes de março. Em Belem os manifestantes se reuniram em frente do prédio sede do Basa, na Praça da República, ao mesmo tempo em que a diretoria do Banco fazia uma festa de carnaval para as funcionárias como homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. Em declarações ao jornal "O Liberal", o secretário executivo do Banco, Alcir Erse, disse sem a menor cerimonia que o fundo da Caixa de Aposentadoria Complementar (Capaf), que atende aos aposentados e pensionistas até o ano de 2000, não existe, "o dinheiro acabou e não há previsão de pagamento". Segundo ele, só estão recebendo normalmente  os que se aposentaram depois de 2000. E disse mais: que só existe uma alternativa para solucionar o problema, que é a adesão de no mínimo 95% dos aposentados e pensionistas ao novo Plano de Constribuição Definida, o que levará o Banco a disponibilizar R$ 860 milhões para normalizar o pagamento. O secretário execujtivo só não explicou o estranho mecanismo que só permite o pagamento dos que se aposentaram depois de 2000, já que os outros contribuiram igualmente a vida toda para a Capaf. E também não disse que os R$ 860 milhões que o Basa pretende disponibilizar, caso haja adesão ao novo plano, é exatamente o valor que o Banco deve de contribuições à Capaf.
A verdade, nua e crua, é que o Banco e a Capaf continuam o seu terrorismo com o objetivo de obrigarem os aposentados e pensionistas a aderirem ao novo plano, que é notoriamente prejudicial aos interesses da categoria, pois aumenta o percentual da contribuição e exige que aqueles que possuem ações judiciais contra o Banco desistam delas. Pelo visto, só a Justiça pode obrigá-los a pagar o que devem aos aposentados e pensionistas. E até que saia a decisão, como os velhinhos sobreviverão? E se um deles morrer quem  vai  pagar por isso?

Obama no Brasil

O presidente norte-americano Barack Obama será recebido pela presidente Dilma Roussef com um jantar intimo no próximo dia 19 no Palácio da Alvorada. Paticiparão do jantar apenas  as familias dos dois presidentes. Durante sua visita ao Brasil o presidente Obama deverá assinar diversos tratados de cooperação econômica e comercial. Ele e a presidente Dilma também assinarão uma declaração sobre o pré-sal. Diante dos problemas no Oriente - e mais recentemente na Líbia - os Estados Unidos ficaram interessados em garantir o suprimento do petróleo brasileiro. Vamos aguardar para ver quais são os termos dessa declaração.

Pesquisa

Alguém já ouviu falar em "distância anogenital"? Pois bem, a universidade de Rochester, nos Estados Unidos, resolveu medir a distância entre o ânus e o testículo dos homens - essa é que é  a tal "distância anogenital"  - e concluiu   que quem tem a distância maior é  fértil. Consequentemente, quem tem a distância menor é infertil. A distância média, segundo a pesquisa, é de 52mm. A notícia foi publicada pela "Folha de São Paulo". É possível que a partir da divulgação dessa pesquisa muita gente passe a medir aquela distância antes de casar para saber se terá filhos ou não. Será que os pesquisadores de Rochester não têm coisa mais importante pra fazer?

Encontro espírita

Começa neste domingo a 31a Confraternização Espírita Maranhense (Conesma), promovida pela Federação Espírita do Maranhão (Femar). Espiritas de todo o Estado estarão reunidos durante os três dias de carnaval  nas instalações do Centro Espírita Humberto de Campos, situado no São Cristovão, próximo à Uema. As atividades, que envolverão também jovens e crianças,  se desenvolverão o dia inteiro, com palestras, etc. Os participantes almoçarão no próprio local do evento.

Fora do ar

Caros leitores:
Durante dois dias fiquei fora do ar por problemas na conexão com  a internet, mas já estão solucionados. Voltamos, portanto, com as noticias e os comentários. Um abraço a todos.
Ribamar Fonseca

quarta-feira, 2 de março de 2011

Impeachment

O prefeito Amazonino Mendes, de Manaus, poderá enfrentar um processo de impeachment. O pedido,  feito à Câmara Municipal da capital amazonense pelo vereador Joaquim Lucena, já tem parecer favorável da Procuradoria do Legislativo mas só será votado depois do carnaval. O presidente da Casa, vereador Isaac Tayah (PTB), decidiu adiar a votação por falta de quorum. Amazonino, pelo visto, ainda vai ter muita dor de cabeça por ter mandado uma moradora pobre morrer. "Então morra, minha filha!", ele disse a uma moradora de uma área de risco de Manaus que se recusava a deixar sua casa por não ter para onde ir. Quantos problemas  uma palavra pode causar!!  Por isso é que dizem que a palavra tem força.

Primeiro sinal

O PDT foi o único partido da base aliada que não foi convidado para  a reunião  desta quarta-feira, no Palácio do Planalto, com a presidente Dilma Roussef. O líder da bancada do PT, deputado Vacarezza, procurou minimizar o fato dizendo que só estiveram presentes à reunião os líderes das bancadas dos partidos 100% alinhados com o governo. Na oportunidade, a Presidente revelou que vai restaurar o
Conselho Político, o que deixou os parlamentares eufóricos. Quinze líderes participaram da reunião e no final tiraram fotos com Dilma. Ausente do encontro, o líder do PDT, deputado Giovanni Queiroz, que na época da votação do salário mínimo disse que o seu partido era "aliado do governo, não subordinado", tentou mostrar indiferença. O PDT, como se recorda, não votou em bloco com o governo. Sentindo-se na corda bamba, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente licenc\iado do PDT, também falou demais na ocasião, dizendo entre outras coisas que retaliar o seu partido "não era inteligente". O fato é que a ausencia do seu partido na reunião com a Presidente  parece  um sinal de que as coisas não estão muito boas para o seu lado. A presidente Dilma estaria apenas deixando a poeira sentar para  mandar Lupi embora.  Como se costuma dizer nos dias de hoje, a "batata dele está assando".

Adeus suplentes

A  sonhada reforma política, que já conta com o apoio declarado do presidente do Senado, José Sarney, começa a fermentar nos corredores do Congresso. Entre as diversas  mudanças já em especulação, inclusive ganhando força no Paramento Nacional,  está a extinção da figura do suplente de senador. Antes falava-se em  acabar com a escolha de parentes para suplente, mas agora a tese evoluiu para o puro e simples desaparecimento da figura do suplente. Caso essa idéia seja aprovada, dentro do contexto da reforma política, no impedimento do senador ou na vacância do cargo, o mandato será exercido pelo segundo candidato mais votado. Nada mais justo, uma vez que a  maioria dos suplentes não tem  nenhuma expressão política. E muito menos votos. Não tem, portanto, legitimidade.

Entendeu legal

Na primeira reunião deste ano da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, nesta quarta-feira, o deputado Tiririca foi alvo da solidariedade dos seus colegas, que condenaram a discriminação da qual  ele  tem sido vítima. Quase todos os parlamentares se manifestaram para dizer, entre outras coisas, que embora não tenha nenhum diploma escolar o ex-comediante tem o diploma da Universidade da Vida e conta com o aval do povo. " Aqui todos somos iguais", disse um dos parlamentares. Tiririca, que fez a sua estréia como membro da Comissão de Educação, disse que "entendeu legal" tudo o que foi discutido na reunião. Ele revelou que um dos seus primeiros projetos será no sentido de beneficiar os artistas de circo, que são esquecidos. O deputado mais votado do Brasil é oriundo do circo.

terça-feira, 1 de março de 2011

Hora de agir

Leitor do blog lembra, a propósito do problema dos aposentados e pensionistas do Banco da Amazônia, que o senador João Alberto (PMDB), eleito no último pleito, foi durante um bom tempo diretor do Basa e, portanto, deve  estar bastante familiarizado com a siuação da Caixa de Previdência Complementar (CAPAF) daquele estabelecimento oficial de crédito. Nessa condição, e como representante do povo maranhense na Câmara Alta, deveria não apenas levar o problema ao plenário do Congresso Nacional como, também, empenhar-se na busca de uma solução política que atenda aos interesses dos aposentados e pensionistas, hoje vítimas de  ação terrorista do Basa/Capaf. Os bancários maranhenses devem cobrar do senador uma ação imediata, pois se nenhuma providência for tomada o mais breve possível a situação tende a se gravar, com consequências funestas para aposentados e pensionistas que contribuiram a vida toda e esperavam uma velhice mais tranquila. O que estão fazendo com eles é um crime.

Fogo no dos outros...

A oposição entrou mesmo com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a aprovação, pelo Congresso Nacional,  do projeto do governo que fixou o salário mínimo em R$ 545 e deu poderes à presidente Dilma Roussef para fixar os novos mínimos, até 2014, por decreto. Vários deputados e senadores tucanos, entre eles Álvaro Dias e Aécio Neves, botaram a boca no mundo, criticando asperamente o Planalto. Aécio disse que Dilma começou o seu governo de forma "autoritária", acrescentando ser "lamentável que um governo comece a sua relação com o Congresso tentando solapar uma prerrogativa constitucional do Legislativo, que é a de discutir e definir o valor do salário mínimo, o que está explícito no artigo 7º da constituição".  A reação do PT foi imediata. O deputado Ricardo Berzoine lembrou que "Aécio governou com leis delegadas, a pior forma de desprezar o Legislativo. Pelo visto - acrescentou -  ele quer competir com o Tiririca como comediante". Para quem não sabe, Lei delegada é quando o Legislativo autoriza o Executivo a editar normas sem necessidade da aprovação dos deputados. Ou seja, o mesmo que agora o senador tucano critica.

Terrorismo

Aposentados e pensionistas do Banco da Amazônia de São Luis fizeram nesta terça-feira uma manifestação de protesto contra o não pagamento da primeira parcela do 13º salário e, também, contra o  terrorismo que o Basa/Capaf vem praticando contra seus velhos servidores, com o objetivo de obrigá-los a migrar para um novo plano considerado prejudicial aos interesses da categoria. A manifestação, com a presença de um grande número de aposentados e pensionistas, foi realizada, sob a coordenação do Sindicato dos Bancários do Maranhão,  em frente da agência do Basa na Avenida Pedro II, na capital maranhense. Na oportunidade, foi distribuido um manifesto ao povo denunciando o clima de terror implantado pelo Basa/Capaf, com ameaças de suspensão dos benefícios mensais sob a alegação de falta de recursos. O documento lembra que os bancários contribuiram regularmente a vida toda para a Caixa de Aposentadoria Complementar do Banco e, portanto, não existe jujstificativa para a falta de dinheiro. O que se sabe é que o Basa deve à CAPAF cerca de R$ 600 milhões, valor referente às suas contribuições não pagas desde 1991. Será possível que  não exista um político que denuncíe esse estado de coisas do Congresso Nacional, já que a imprensa do Pará e Maranhão, beneficiada com verbas publicitárias, está se fazendo de surda à grita dos aposentados? Enquanto isso, muitos velhinhos com crises hipertensivas têm sido hospitalizados em vários Estados. Até quando vai permanecer essa vergonhosa situação?