domingo, 31 de julho de 2011

Generais suspeitos

A "Folha de São Paulo" publicou neste domingo que oito generais, entre eles o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri,  estão sendo investigados pelo Ministério Público Militar por suspeitas de fraude em obras realizadas pelo Exército. Com base em relatório de engenheiros e contadores, a promotora Ione de Souza Cruz, do Ministério Publico Militar, apontou indicios de fraudes em 88 licitações feitas pelo Exército para obras do Ministério dos Transportes, no montante de R$ 11 milhões.  Se não for comprovada  a fraude  o estrago já foi feito, pois  a partir do momento em que a notícia é divulgada os leitores já começam a fazer mau juizo dos generais. O público, como sempre acontece nesses casos em outras áreas, tem o mau hábito de condenar os suspeitos antes mesmo do término das investigações. Basta sair na mídia.

Contra a maconha

A passeata contra a liberação da maconha realizada neste sábado em São Paulo não teve da imprensa a mesma cobertura dada à marcha favorável à erva. A minimização da marcha começou pelo título da  matéria publicada neste domingo pela "Folha de São Paulo": "Manifestação contra a maconha reúne 800 pessoas em São Paulo". Talvez porque essa marcha seja contrária à posição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que defende a descriminalização da maconha. Os manifestantes, no entanto, estão dispostos a irem a Brasilia para tentar, junto aos deputados, um projeto que estabeleça um plebiscito  para saber se o  povo brasileiro é favorável ou não à liberação da maconha.

Vergonha

Os servidores da Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão não escondem a sua indignação com a postura covarde do secretário Cláudio Trinchão que, curvando-se ao desejo dos auditores, não quer alterar a nomenclatura dos Técnicos da Receita para Agente Fiscal, alteração reivindicada pela categoria. Tal mudança não implicará em qualquer ônus para os cofres da Fazenda, pois o objetivo é apenas adequar-se à Proposta de Emenda Constitucional 210/2007, em tramitação no Congresso Nacional, que limita a carreira do Grupo TAF a Auditores e Agentes Fiscais. Se a nomenclatura não for alterada a categoria dos técnicos será extinta. O titular da Fazenda a principio se mostrou favorável à alteração, mas voltou atrás porque os auditores se manifestaram contra, revelando um preconceito absurdo e vergonhoso contra os próprios colegas. A tentativa de solucionar-se o impasse via Assembléia Legislativa, com um projeto de lei do deputado Hemetério Weba,  que dispunha sobre a realização de concurso público para a Fazenda e mudança da nomenclatura, fracassou porque a governadora Roseana Sarney mandou retirar o projeto de pauta, embora a proposta já tivesse sido aprovada por três comissões do Legislativo Estadual.  A governadora, como se diz na gíria, pelo visto "pegou corda" do secretário Trinchão e, com isso, se colocou contra o funcionalismo da Fazenda. As consequências são imprevisíveis,  pois se houver greve - o que o sindicato vem tentando evitar - a  Fazenda pára e, por via de consequência, o próprio Estado, pois sem dinheiro nada se faz. Uma vergonha!

Trânsito caótico

O secretário Municipal de Trânsito de São Luis, Clodomir Paz, até hoje não disse a que veio. Não se consegue perceber uma só medida que identifique a sua gestão e que tenha produzido qualquer efeito no caótico trânsito da capital maranhense. Ou melhor, existe uma que só causou prejuizos aos motoristas: ele colocou blocos de concreto fechando todos os retornos que existiam nas grandes avenidas, obrigando o motorista a fazer longos percursos para atingir seu destino. Os semáforos, em sua grande maioria, estão quebrados e quando funcionam não estão sincronizados, obrigando o motorista a sucessivas paradas. Não parece dificil perceber que não existe qualquer planejamento. E os agentes de trânsito só sabem multar veiculos estacionados, que não fazem mal a ninguém. Enquanto isso, ele,o secretário, se limita a fazer  reuniões com a Associação Comercial e o Clube de Diretores Lojistas, e como não tem nada a apresentar acaba frustrando as expectativas dos dirigentes dessas entidades. E o caos continua.

Novos Partidos

Em nossa democracia capenga, em que só votamos nos candidatos escolhidos pelos partidos, parece que a única alternativa para quem não tem vez nas atuais agremiações partidárias e deseja concorrer a algum cargo é a criação de novas legendas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral pelo menos 20 novos partidos estão tentando cumprir as exigências legais para se habilitarem às próximas eleições municipais de 2012, entre eles o PSD do prefeito paulista  Gilberto Kassab, o Partido da Pátria Livre (PPL), o Partido Ecológico Nacional (PEN) e o Partido Novo (PN). Atualmente existem 27 partidos em plenas atividades no país,estando entre os mais novos o PSOL, o PRB e o PR. Se o Congresso Nacional não aprovar, no processo de reforma política,  a insituição do candidato avulso, que permitirá a qualquer brasileiro em pleno gozo dos seus direitos políticos lançar-se candidato a qualquer cargo, a tendência é a multiplicação de partidos. pois muita gente boa que poderia concorrer aos pleitos não consegue sair candidata porque os "donos" dos atuais partidos não deixam. E são esses "donos" que escolhem os candidatos. E  votamos na ilusão de que nós é que estamos escolhendo prefeitos, vereadores, governadores, deputados, senadores, etc. Certamente por isso, ou seja, por não querer nenhum dos nomes escolhidos pelos outros, é que  muita gente vota em branco ou anula o voto. A solução, na minha opinião, é a candidatura avulsa.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Brasil respeitado

Em palestra nesta sexta-feira na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, o ex-presidente Lula lembrou que o Brasil é hoje respeitado no mundo inteiro. E sem dúvida ele foi o grande responsável por isso. "Este país - ele disse - que foi humilhado há oito anos pelo Fundo Monetário Internacional, recentemente emprestou 14 bilhões de dólares ao mesmo FMI". Lula afirmou que a estratégia agora deve ser estreitar os laços com a América do Sul e a África. "O Brasil precisa dar mais atenção à África", acrescentou. O ex-presidente voltou a afirmar que a presidente Dilma Roussef será candidata à reeleição em 2014. Os tucanos, porém, não estão acreditando muito nisso. Na verdade, estão convencidos de que Lula pensa voltar em 2014.

Motociclistas privilegiados

Um grupo de oito juizes motociclistas de São Paulo percorreu cerca de mil quilômetros até Brasilia com escolta policial. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela "Folha de São Paulo", acrescentando que eles viajaram até Minas sob escolta da Policia Militar Rodoviária paulista e de lá até Brasilia escoltados pela Policia Rodoviária Federal. O grupo demorou dois dias no percurso. Segundo a "Folha", os juizes-motociclistas foram participar do primeiro encontro do grupo de amigos dos motociclistas brasileiros da Associação dos Magistrados do Brasil. "Isso revela um ranço patrimonialista de quem é da elite e acha que pode tudo", disse o juiz Luiz Fernando Vidal. Muita gente criticou o privilégio, como se já não bastassem férias de 60 dias.

Trabalho escravo

O Ministério do Trabalho revelou nesta sexta-feira que possui um cadastro com 251 nomes de empregadores que exploram o tabalho escravo e que já foram multados por isso. Alguns nomes já sairam da lista por decisão judicial. Segundo o ministério, os empregadores com seus nomes nessa lista não podem ter financiamentos com recursos públicos e sofrem, ao mesmo tempo, restrições em suas relações comerciais. O trabalho escravo no Brasil é antigo e foi detectado sobretudo em grandes fazendas da Amazonia. Resta saber, no entanto, se os exploradores do trabalho escravo são apenas multados ou sofrem outras sanções, porque só multa  não resolve nada, já que a maioria não paga.

13º salário

A Justiça do Trabalho de Belém, julgando ação movida pelo aposentado Francisco Mendonça, condenou o Banco da  Amazonia e a Capaf a pagarem a ele, no prazo de 48 horas, a primeira parcela do 13º salário, sob pena de multa diária de R$ 500. Tradicionalmente, como acontecia todos os anos, o Basa/Capaf pagava o adiantamento no mes de março, mas este ano não pagou os aposentados e pensionistas como parte da ação terrorista destinada a obrigar os velhinhos a migrarem para um novo plano considerado prejudicial para a categoria. Parabéns a Mendonça, pela vitória que, em última análise, é uma vitória de todos os aposentados. Lamentável que a AABA, que é a associação que congrega os aposentados e pensionistas do Basa, não tenha até hoje tomado essa iniciativa, o que já deveria ter acontecido há pelo menos três meses.

PSD no Maranhão

A deputada federal Nice Lobão, esposa do ministro Edson Lobão,  vai comandar o PDS de Gilberto Kassab no Maranhão. Ela vai presidir a comissão provisória do novo partido, que terá em seus quadros, entre outros, os deputados estaduais Carlos Alberto Milhomem e Max Barros. O prefeito paulista Gilberto Kassab precisa coletar  490 mil assinaturas de eleitores até o início de outubro próximo para tornar o PDS uma realidade e, desse modo, participar das eleições municipais do próximo ano. A tarefa, contudo, não está parecendo muito fácil, porque denúncias de fraudes nas listas de eleitores estão pipocando em vários pontos do país. E a chamada Grande Imprensa parece disposta a botar areia no projeto de Kassab.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sem preconceito

Em comentário sobre o tópico "Férias de 60 dias", um anônimo disse que fiz aquele comentário  sobre a manutenção de férias de 60 dias para os magistrados por "preconceito" ou "desconhecimento". Talvez por desconhecimento, mas jamais por preconceito. Muito pelo contrário, tenho uma grande admiração pelos que se dedicam à dificil tarefa de distribuir justiça, mas não vejo justificativa para férias de 60 dias quando todos os demais trabalhadores, inclusive os que arriscam a vida todos os dias, tem férias de 30 dias. Se há escassez de magistrados para tão grande demanda, como pretendeu justificar o anônimo, muito mais razão para que as férias não sejam tão longas.

Lucro

O lucro da Vale no primeiro semestre deste ano chegou a R$ 21 bilhões, o que representa um crescimento de 126% em relação ao mesmo período do ano passado. A produção de minério de ferro foi de 80 milhões de toneladas e o investimento no segundo trimesrre foi de R$ 4 bilhões. A Embraer, por sua vez, com uma enda líquida de R$ 2 bilhões no segundo semestre, obteve um  lucro de R$ 156 milhões, um crescimento de 44%. Já o lucro do Bradesco no primeiro semestre foi de R$ 5,5 bilhões, registrando um crescimento de 21%. Isso significa que o Brasil vai bem, obrigado. Ou melhor, os donos da Vale, da Embraer e do Bradesco. A vale, no entanto, esqueceu de revelar o volume da extração do ouro. Enquanto isso, embora o governo já tenha retirado 39 milhões de pessoas da pobreza, ainda existem milhões de pobres ralando para conseguir o mínimo para a sua sobrevivência...

Serra gostou

O tucano José Serra gostou de saber que o ministro Nelson Jobim votou nele nas eleições presidenciais do ano passado. E disse, em Manaus, que se tivesse sido eleito presidente convidaria Jobim para integrar o seu ministério. Será? Em entrevista ao jornal espanhol "El País" Serra criticou a presidente Dilma Roussef e o ex-presidente Lula, para não perder o hábito,  e afirmou que "o problema da corrupção no Brasil nunca foi tão sério como agora". Na verdade, corrupção sempre existiu e foi muito grande no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. A diferença é que no governo FHC a Policia Federal era impedida de investigar e a chamada Grande Imprensa simplesmente silenciava. No Governo Lula a PF recebeu carta branca para investigar tudo -,e chegou até a prender parlamentares e magistrados - e a imprensa teve ampla liberdade para noticiar. A questão, portanto, não é o aumento da corrupção, mas da investigação e da divulgação.  Ou seja, hoje os corruptos são descobertos e estão sendo punidos.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tucano disfarçado

Em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, no programa "Poder e Política", o ministro Nelson Jobim, da Defesa, revelou que votou em José Serra nas eleições presidenciais do ano passado. A revelação repercutiu como uma bomba nos meios politicos nacionais. O líder da bancada do PSDB na Câmara Federal, deputado  Duarte Nogueira, declarou que "isso demonstra que ele (Jobim) sabe votar. E acho que não foi só ele. Outros ministros de Dilma também votaram em Serra". O líder tucano e outros oposicionistas disseram ainda não acreditar que Jobim seja demitido por causa dessa revelação. Os governistas, por sua vez, ironizaram a revelação do ministro da Defesa. O deputado Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro, disse que daqui a pouco vão descobrir que o Aécio votou em Dilma. E acrescentou: "Tancredo dizia que o voto secreto dá uma vontade  danada de trair". De acordo com o lider tucano Duarte Nogueira a esmagadora maioria do povo brasileiro, que elegeu Dilma, não sabe votar. É muita cara-de-pau. Agora, cá pra nós: depois dessa demonstração explícita de traição o ministro Nelson Jobim não tem outra alternativa senão  pedir demissão. Até porque depois disso vai ficar dificil, constrangedora mesmo, a sua convivência com a presidenta e demais ministros. Quem do governo vai conseguir confiar nele?

Férias de 60 dias

Beleza! Férias de 60 dias! Não, não  é nenhuma proposta nova em tramitação no Congresso Nacional para beneficiar os trabalhadores. Na verdade, é a Associação dos Juizes Federais do Brasil (AJUFE) que está defendendo a manutenção de 60 dias de férias para os magistrados de todo o país. A reivindicação foi feita através de nota divulgada nesta quarta-feira em resposta a uma declaração do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, que defende uma redução das férias dos magistrados para 30 dias, como todo trabalhador. A AJUFE, no entanto,  garante que os juizes trabalham demais e por isso merecem a manutenção das férias de 60 dias. E mais: a associação dos magistrados defende ainda uma revisão nos subsídios dos ministros do STF e vai realizar uma assembléia geral no dia 17 de agosto próximo para discutir o assunto e, possivelmente, decidir por uma greve geral.  Tenho certeza de que muita gente não sabia que juiz tinha férias de 60 dias. Talvez por isso é que os processos se acumulam...

Viagra de graça

O prefeito  de Serra, no interior do Espírito Santo, está preocupado com o problema de impotência sexual da população masculina do municipio. E decidiu distribuir gratuitamente mais de 100 mil comprimidos de viagra para os moradores.  O secretário de Saude do municipio, Gilvani Pereira, justificou a medida: "Identificamos que existe uma população com disfunção erétil, que não se trata porque o tratamento é muito caro. Por  isso, estão passando por crises, ciúmes e insegurança no casamento, o que acaba gerando uma instabilidade na familia inteira". O custo da "Operação Viagra": R$ 58 mil. Esse prefeito sabe das coisas...

Miséria

A "Folha" divulgou matéria nesta quarta-feira infomando que o Maranhão é o Estado com maior proporção de miseráveis do país, mesmo tendo tirado cerca de 600 mil pessoas da pobreza  na última década. A reportagem informa ainda que, segundo o último censo, 1 milhão e 700 mil maranhenses ( 25% dos 6,5 milhões de habitantes do Estado) vivem com apenas R$ 70 mensais. E depois de dizer que 45% dos trabalhadores vivem na informalidade, não tem carteira assinada, acrescenta que dos 20 municipios com menor renda do Brasil 14 são maranhenses. Eu gostaria de saber o que a governadora Roseana Sarney,que está no comando do Estado há mais de 10 anos, tem a dizer sobre isso. O censo está errado? a "Folha" está mentindo? Acho que o povo tem direito a uma explicação.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Ainda o terrorismo

O Banco da Amazonia, através da Gerência de Imagem e Comunicação da Coordenadoria de Comunicação Corporativa, divulgou nota da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (ANAPAR), sob o título de "Carta Aberta aos Participantes da CAPAF", em nova ação terrorista contra aposentados e pensionistas do Basa. Depois de dizer que os aposentados e pensionistas estão colocados "diante de um dilema extremamente delicado com relação à continuidade dos seus benefícios", a nota diz que os recursos do Plano Definido acabaram e que o pagamento dos benefícios, "temporariamente assegurados por setenças judiciais", poderão ser suspensos caso caia a liminar ou as sentenças sejam revertidas. Mais adiante a nota afirma que a única alternativa para evitar o desastre é a adesão ao novo plano, condição exigida pelo Basa para aportar R$ 850 milhões. E conclui com mais uma ameaça: "Se a adesão não acontecer a Superintendência Nacional de Pevidência Complementar (PREVIC) poderá decretar a liquidação do Plano Definido (leia-se CAPAF) e os risco dos aposentados e pensionistas deixarem de receber os benefícios". A ANAPAR  manifesta o seu apoio ao novo plano. Desde já cabe uma pergunta: por que as entidades do funcionalismo do Basa -  a AEBA  e a   AABA - não apoiam esse novo plano? Obviamente porque ele é prejudeicial para aposentados e pensionistas.
Vamos raciocinar juntos: mesmo que a PREVIC acabe com a CAPAF, por incompetência ou má gestão de suas diretorias indicada pelo Banco da Amazonia, não há dúvidas de que o Banco, como mantenedor da instituição, é o responsável pelo pagamento dos aposentados e pensionistas, conforme documentos ha tempos assinados. É precisamente dessa responsabilidade que o Basa quer se subtrair com o novo plano. Felizmente, porém, ainda existe Justiça neste país.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Macacos falantes

Cientistas britânicos estão preocupados com os possíveis resultados das pesquisas genéticas realizadas com animais, pois temem que a introdução de células cerebrais nos primatas possam fazer com que os macacos falem como os humanos. A Academia de Ciências Médicas do Reino Unido fez um apelo ao governo para estipular regras restrititas para esse tipo de pesquisa. Há um temor infundado entre os cientistas de que os macacos possam falar. Na verdade, inteligente como é o macaco só falta mesmo falar. Acho até que seria bem interessante poder falar com os macacos e com outros bichos, como o Dr. Dolittle, talvez assim as pessoas os tratassem melhor, com mais humanidade.

Mais vereadores

A Câmara Municipal de São Luis poderá ter mais 10 vereadores a partir de 2013. A possibilidade resulta de dois fatores: o aumento da população da capital para mais de um milhão de habitantes, segundo o último censo,  e a Emenda Constitucional recentemente aprovada pelo Congresso Nacional que altera a representatividade com base na população. O vereador Pereirinha, presidente do Legislativo Municipal, no entanto, defende um aumento de apenas  seis vereadores para, segundo ele, estabelecer o "equilibrio", sem explicar de que. Caso se confirme a alteração, a Câmara Municipal de São Luis deverá aumentar de 21 para 31 vereadores,  a serem eleitos já no pleito do próximo ano.

domingo, 24 de julho de 2011

Sucessão em São Luis

Insatisfeito com as lideranças do PSDB no Maranhão (leia-se João Castelo e Sebastião Madeira, prefeitos de S.Luis e Imperatriz, respectivamente), que o deixaram sem espaço,  o ex-deputado Roberto Rocha vai deixar o ninho tucano para ingressar no PSB. A filiação de Rocha nos quadros socialistas será cercada de certa pompa, na próxima quinta-feira, na Assembléia Legislativa, com a presença do presidente nacional do partido, governador Eduardo Campos, de Pernambuco, e do ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional. Segundo as notícias que circularam neste final de semana, o ex-deputado federal e atual presidente da Embratur, Flavio Dino, do PCdoB, também estará presente. Com essa demonstração de prestígio, parece certa a candidatura de Roberto Rocha à prefeitura de São Luis nas próximas eleições, em oposição a João Castelo. O PMDB da governadora Roseana Sarney também estaria disposto a concorrer com candidato próprio, surgindo os nomes do senador João Alberto e do secretário Max Barros como fortes aspirantes ao cargo. A movimentação com vistas às eleições municipais do próximo ano começa a esquentar.

Fundo de pensão

Paralizado no Congresso Nacional desde 2007, quando foi encaminhado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deverão ser retomadas agora as discussões sobre a criação do Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos, o fundo de pensão que englobará o funcionalismo dos três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário.  A informação é do ministro Garibaldi Alves, da Previdência Social, que foi autorizado pela presidente Dilma Roussef a retomar as discussões com as lideranças partidárias e, também, colm os ministros da Fazenda,  Casa Civil e Planejamento. A partir da aprovação do projeto os novos servidores serão enquadrado nas novas regras de aposentadoria, mas os antigos poderão fazer a sua opção, migrando para o Fundão. A proposta ainda será alvo de muitos debates.

Pipas

Quando criança e até na adolescência eu curtia muito empinar papagio, curica ou jamanta. Hoje me surpreendo com as crianças falando em empinar pipas. Parece que houve uma lavagem cerebral e a nova geração não sabe que as pipas de hoje são os papagaios de ontem. Até no noticiário local usa-se a expressão pipa, o que, por certo, contribuiu para essa mudança. É a força dos meios de comunicação, particularmente da televisão, que impôs ao Norte e Nordeste os usos,  costumes e expressões do Sudeste, gradativamente matando a cultura destas regiões. Os motoristas de caminhonetes também passaram a ser chamados aqui de "perueiros".  Em São Luis, no carnaval, sumiram os "corsos" e surgiram as escolas de samba, uma cópia muito pobre das originais, do Rio de Janeiro. .Os blocos ainda resistem mas os "sujos" também desapareceram. Não vamos mais a festas, mas a "baladas". E muitas expressões típicas vão desaparecendo: já nem mais se chama o efeminado de "qualira", mas de gay.  E a cultura do Maranhão  vai desaparecendo, só restando o bumba-meu-boi. Até quando?

Incomodados

Mesmo fora do governo, o ex-presidente Lula continua incomodando aqueles que não conseguiram engolir até hoje a sua eleição para a presidência da República. Alguns colunistas famosos ligados à chamada Grande Imprensa só o tratam por "ex-soberano". Qualquer coisa que faça, até mesmo receber títulos de Doutor Honoris Causa - como aconteceu esta semana em Recife - é motivo de críticas. Durante o seu governo ele tirou 39 milhões de pessoas (a população da Argentina, como destacou a presidente Dilma Roussef) da pobreza, mas para esse pessoal isso não significa nada. Quando se referem a alguém do PT envolvido em algum escândalo só dizem "o petista" fulano de tal, não adotando o mesmo tratamento para integrantes de outros partidos, principalmente do PSDB. Nunca vi dizerem, por exemplo, o "peessedebista", "peemedebista", "pessebista", "pessepista", etc. Dizem o deputado ou senador fulano de tal, às vezes nem citando o partido. A má vontade com Lula também se reflete no governo de Dilma, cujo maior pecado foi ser eleita pelo PT e, pior ainda, indicada pelo ex-presidente.

Atentados

Subiu  para 93 o número de mortos nos atentados de sexta-feira na Noruega. Até agora o responsável é o norueguês Anders Breivik, de 32 anos, que confessou a autoria da morte de 85 jovens numa ilha próximo de Oslo, onde estavam acampados. Ele também se disse responsável pela bomba que matou oito num prédio na capital. "Era necessário", ele disse, sem, no entanto, explicar o motivo. A policia suspeita, porém, de que existem outras pessoas envolvidas. Breivik teria ligações com movimentos nazistas. Volta e meia surge um maluco, em algum lugar do mundo, para espalhar a morte. Estudiosos suspeitam de que a divulgação maciça desses fatos estimule pessoas com tendências homicidas a realizarem esse tipo de atentado. Uma loucura.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Guerra na Fazenda

Uma verdadeira guerra surda se desenvolve nos intestinos da Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão, onde o secretário, Claudio Trinchão, se recusa a classificar os atuais  Técnicos da Receita em Agentes Fiscais, o que não criará nanhum nova despesa, produzindo um clima de hostilidades que pode provocar sérios prejuizos para o Estado. Os técnicos são maioria esmagadora entre os funcionários da Fazenda - e  os verdadeiros responsáveis pelo seu funcionamento - mas  sofrem discriminação por parte dos auditores, que criaram um fosso entre as duas categorias. Os auditores não querem que os técnicos sejam classificados como agentes e o secretário, que também é auditor, faz o jogo deles, sem atentar para a guerra que está alimentando dentro de uma das secretarías mais importantes do Estado. O que Trinchão e auditores querem, na verdade, é extinguir os técnicos como funcionários de carreira, porque a proposta de Emenda Constitucional 210/2007, em vias de aprovação pelo Congresso Nacional, só inclui como tal os auditores e agentes fiscais. O presidente do Sindicato do Fisco Estadual (SINTAF), João José Farah Rios,  que desenvolve uma grande luta em favor da reivindicação dos técnicos, está sendo perseguido pelo secretário Trinchão, que o tem obrigado a exercer trabalho de campo para ausentá-lo de São Luis, infringindo assim, flagrantemente,  a Constituição do Maranhão que, em seu artigo 19, dispõe que "o servidor público  eleito para o cargo de direção de órgão de representação profissional da categoria será automaticamente afastado de suas funções, na forma da lei, com direito à percepção de sua remuneração".  A governadora Roseana Sarney precisa urgentemente tomar uma providência, pois se os técnicos decidirem fazer uma greve a Fazenda pára. Por enquanto eles estão tentando resolver o problema, através do sindicato, pelo diálogo. Mas, até quando?

Desmatamento criminoso

O Ibama multou em R$ 1 milhão uma fazenda de gado situada em São Félix do Xingu, no Pará, cujo proprietário desmatou 233 hectares  com o uso de correntes, arrancando as árvores pela raiz. O seu objetivo era desmatar 500 hectares para a formação de pastagens, mas a área já foi embargada. No Amazonas, no municipio de Canutama, próximo de Rondonia, a 555  km de Manaus, o Ibama identificou uma área de 178 hectares destruida com o uso de herbicidas, pulverizados por aviões.  As árvores estavam em pé mas desfolhadas e esbranquiçadas, denunciando o uso de agrotóxicos que, além de matar a vegetação, contamina o solo, os lençõis freáticos, animais e pessoas, um verdadeiro crime. A área foi descoberta graças a  um satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE, que registrou um desmatamento de 268 km2 somente no mes de maio. Quando é que o governo vai se conscientizar de que multar não resolve nada, até porque os infratores não pagam as multas. Não  faz muito tempo um homem foi algemado e preso em Brasilia só porque raspava um tronco de árvore para fazer chá para a mulher doente. Por que, então,  as pessoas que derrubam florestas inteiras não vão para a cadeia?

Exame inconstitucional

O subprocurador geral da Republica, Rodrigo Janot, encaminhou parecer ao Supremo Tribunal Federal considerando inconstitucional o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, por violar os direitos ao trabalho e à liberdade de profissão, garantidos pela Constituição Federal. "Não contém a Constituição - ele disse no seu parecer - mandamento explícito ou implícito de que uma profissão liberal, exercida em carater privado, por mais relevante que seja, esteja sujeia a regime de ingresso  por qualquer espécie de concurso público". O Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito, que há tempos luta contra o exame da OAB, elogiou o parecer do subprocurador, que corroborou decisões judiciais recentes que consideraram o exame inconstitucional. O STF deve se manifestar dentro em breve, tendo o ministro Marco Aurélio como relator. Na verdade, já era tempo de tomar-se uma medida mais efetiva contra esse exame da OAB, sem dúvida um absurdo.

Piratas

Os piratas voltaram a atacar nos rios amazônicos. Esta semana tres homens armados atacaram uma embarcação de grande porte, com 45 passageiros, às proximidades da ilha do Marajó, no Pará,  e mataram com um tiro na cabeça uma das passageiras, Rafaele Cavalcante, de 20 anos. Os bandidos roubaram todos os passageiros e depois fugiram numa voadeira. Os ataques dos piratas na região são frequentes, devido à precariedade do policiamento.  Somente este ano já foram registrados 19, com duas mortes. A policia precisa adotar com urgência um esquema que garanta maior segurança para os mais de 450 mil habitantes da região, pois há uma tendência de crescimento nos ataques dos piratas.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

PR faz ameaças

O PR não está gostando nada do processo de demissões de seus pupilos do Ministério dos Transportes, em conta-gotas, e o seu líder na Câmara Federal, deputado Lincoln Portela, já faz até ameaças: "Dilma está brincando com fogo", ele disse. Ele entende que se as demissões fossem feitas logo, de uma vez, o partido sofreria menos desgaste. Diante dessa situação o PR está disposto, inclusive, a apoiar a convocação do Ministro Paulo Passos para prestar esclarecimentos ao Congresso, pois embora o atual titular dos Transportes seja filiado do partido não obteve dele o aval para ocupar o cargo. O ex-ministro Alfredo Nascimento estaria pensando, inclujsive, em fazer um pronunciamento no seu reorno ao Senado. Parece piada: são justamente os indicados do PR que foram acusados das fraudes no Ministério do Transportes e a cúpula do partido, pelo visto, não queria que eles fossem demitidos. Queriam que a presidente Dilma fizesse o quê?

PSD, o novo alvo

O PSD do prefeito paulista Gilberto Kassab vai enfentar sérias dificuldades para viabilizar-se porque a chamada Grande Imprensa parece disposta a frustrar os seus planos. Quase todos os dias surgem denúncias de fraudes em assinauras. Ainda nesta quinta-feira a "Folha" noticiou que o perito Orlando Garcia, contratado por ela para examinar uma lista de assinauras, atestou a existência de fraudes. Kassab, que precisa coletar 490 mil assinaturas até outubro para materializar o novo partido, disse que checar assinaturas é função da Justiça. E afirmou que vai continuar a tarefa de busca de assinaturas. O prefeito paulista atraiu a ira da chamada Grande Imprensa  porque o seu PSD provocou defecções no DEM e, principalmente, no PSDB de FHC. O seu erro maior, no entanto, foi sinalizar uma tendência pro-Dilma Roussef antes mesmo do nascimento do novo partido.  No ninho tucano é visivel o temor de que o PSD contribua para quebrar a hegemonia tucana nas eleições municipais do próximo ano.

Divisão do Pará

Começa no dia 13 de setembro próximo a campanha nas ruas sobre a divisão do Pará. Já foram lançadas em Belém as frentes das campanhas pró e contra a criação dos Estados de Carajás e Tapajós e a luta deverá ser das mais acirradas. A fente favorável à divisão já contratou o marqueteiro Duda Mendonça para bolar a campanha e ele já criou até o slogan: "Diga sim para os três Estados, diga sim para essa união".  Mendonça defende a tese de que a criação de novos Estados vai fortalecer a região, pois carreará, segundo ele,  mais recursos para a Amazonia. A campanha no rádio e na televisão deve começar no dia 11 de novembro, um mes antes do plebiscito, já marcado pela Justiça Eleitoral para dezembro. Os paraenses favoráveis e os contrários já se articulam para a campanha.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nova tensão

O Irã anunciou a derrubada de um avião-espião dos Estados Unidos esta semana. O avião, não tripulado, estaria espionando as instalações nucleares iranianas próximas da cidade sagrada de Qom. O Pentágono não confirmou, mas segundo fontes não reveladas pela imprensa internacional, há uma disposição nos Estados Unidos e em Israel para atacarem as instalações nucleares do Irã. O país dos aiatolás, por sua vez, garante que responderá ao ataque bombardeando Israel e instalações norte-americanas no Oriente Médio. Pelo visto, a tensão nuclear voltou a crescer, com nuvens negras na linha do horizonte.

Bolsas para Doutorado

O Ministério da Educação e Cultura anunciou que vai dobrar a oferta de bolsas de estudos para Doutorado no exterior.   O MEC vai colocar à disposição dos interessados 2.800 bolsas. Os candidatos podem se inscrever através da página eletrônica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES), do Ministério.

Abuso de autoridade

Repercutiu mal em todo o país a ação violenta de policiais civis do Maranhão, que agrediram estupidamente um trabalhador em escandaloso abuso de autoridade. A cena, filmada por um repórter amador, foi exibida em rede nacional pela TV Globo, provocando indignação geral. O delegado Alberto Castelo Branco e dois agentes agrediram o trabalhador José Raimundo Pires, da Companhia de Águas do Maranhão (Caema), porque ele não quis deixar que  o veículo da policia trafegasse  pela rua interditada, onde ele .fazia um trabalho na rede de águas. Ele foi lançado brutalmente no camburão, sob a mira de uma arma,  e o delegado ainda chegou a chutar o seu celular. Segundo o delegado geral Nordman Ribeiro, o delegado e agentes foram colocados à disposição da Corregedoria até a conclusão do inquérito. E frizou: "Eles foram colocados à disposição, não afastados". Enquanto isso os bandidos fazem a festa...

Agressor confessa

A polícia paulista identificou e prendeu um dos autores da agressão a pai e filho, confundidos com gays, na cidade de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, mas o juiz da comarca negou o pedido de prisão e o serralheiro, que confessou a agressão, vai responder ao inquério em liberdade. A identidade do agressor não foi revelada, mas ele é conhecido na cidade. Da Bahia a organização denominada Grupo Gay condenou a agressão, embora as vítimas não fossem gays, e revelou que a violência contra homossexuais cresceu no Brasil onde, em 20 anos, foram assassinados 1.661  gays.

Mais devagar

As direções  da TV Globo e do SBT recomendaram  aos autores de suas novelas para "baixarem  a bola" dos gays, que passaram a ter grande destaque nas histórias. O SBT tomou a medida depois do beijo gay na novela "Amor & Revolução", enquanto a Globo cortou a exibição da bandeira gay e de cenas mais ousadas, inclusive em motel, da novela "Insensato Coração". Na Record a proibição está implícita diante da posição da Igreja Universal. Na opinião de críticos está mesmo havendo uma verdadeira "overdose" do tema  na televisão. O Ministério da Justiça, por sua vez, manteve a censura da novela da Globo aos 12 anos. Convenhamos, os autores estão mesmo exagerando.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Tarado

O ex-diretor gerente do FMI, Dominique Krauss-Khan, preso nos Estados Unidos sob a acusação de abuso sexual de uma camareira do hotel em que se encontrava hospedado em Nova York, também foi acusado de tentativa de estupro da jornalista francesa Tristane Banon. A revista francesa "L'Express" revelou agora que Strauss-Khan manteve relações sexuais com a mãe da jornalista, Anne Mousenet. Ela admitiu o sexo consensual no escritório de uma organização em Paris, mas acusou o ex-chefe do FMI de bruto e "cafajeste obsceno". A sua filha disse que ele parecia um "macaco tarado"  quando tentou estuprá-la.  Ele teria dito que dormiu com a mãe mas quando viu a filha, pela manhã, ficou louco. Esse Strauss-Khan, pelo visto, é um perigo à sociedade. Bom deixá-lo mesmo lá pela França.

Homofobia absurda

Pai e filho foram espancados na cidade paulista de São João da Boa Vista, a 216 quilômetros de São Paulo, porque foram confundidos com gays. Eles caminhavam abraçados quando foram abordados por sete homens, que os agrediram,  e um deles chegou a tirar um pedaço da orelha do pai com uma dentada. Pai e filho registraram queixa na polícia mas a identidade  de ambos  não foi revelada. A policia abriu inquérito mas ainda não prendeu nenhum dos agressores. Acredito que não será dificil à policia identificar os covardes agressores numa cidade pequena como aquela, os quais devem ser presos e exemplarmente punidos. Isso é um absurdo.

Cota extra

A Justiça do Pará, julgando ação movida pela Associação dos Empregados do Banco da Amazonia (Aeba), determinou a suspensão da cobrança, pela Caixa de Assistência dos Funcionários do Basa (CASF), da cota extra que ela havia instituido para cobrir um rombo deixado pela diretoria anterior. O juiz da 8a. Vara Civel de Belém considerou a cobrança ilegal. A Casf também não pode cancelar o plano de saúde de quem não  pagou a cota extra, conforme a mesma decisão. Para beneficiar-se dessa decisão os associados devem enviar à AEBA cópias da Carteira de Identidade, CPF, das 6 últimas FIPs,autorização para representação processual e a notificação da suspensão do plano. Uma pena que a Associação dos Aposentados (AABA) também não tenha tomado essa iniciativa judicial.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Recurso

O Ministério Publico Federal de Mato Grosso recorreu ao Tribunal Federal Regional da 8a. Região pedindo aumento da pena a que foram condenados os dois pilotos do  jatinho Legacy, acusados pelo acidente com um avião da Gol que matou 154 pessoas. Os pilotos norte-americanos Jean Paul Paladino e Joseh Lepore foram condenados a 4 anos e 4 meses de prisão, condenação  no entanto transformada em penas alternativas. O Ministério Publico quer que eles passem pelo menos cinco anos e 7 meses na prisão. O recurso do MP, assim como a condenação, se revelam inócuos, porque os dois pilotos foram liberados pela própria Justiça brasileira para retornarem a seu país, onde gozam de liberdade. E dificilmente serão punidos, porque o braço da Justiça brasileira não chega até lá. O MP deveria responsabilizar, isso sim, quem os liberouj.

Peito do pé

A expressão "peito do pé" está correta, sabe-se agora. Um jornal científico, o "Dermatology Online" , em seu ultimo número, publicou matéria com fotos informando que uma jovem de 22 anos de idade tem três mamilos, dois normais e o terceiro situado - pasmem- na sola do pé esquerdo. O mamilo tem até auréola. Está comprovado, portanto, que o pé tem peito, só que não é em cima, como se pensava, mas na sola. Quem sabe não tenha sido esse o problema dos jogadores brasileiros que chutaram os pênaltis para fora? Usaram o peito errado...

Lixo hospitalar

O "Fantástico" de domingo divulgou ampla reportagem denunciando o crime praticado em quase todo o país com o despejo de lixo hospitalar nos lixões das cidades. Um crime muito grave, pelas suas consequências para a saúde pública,  que exige urgente providência por parte das autoridades saniktárias. A reportagem foi excelente, mas pecou porque se limitou ao registro da ocorrência. Faltou ouvir outras autoridades federais - e não apenas  os prefeitos - e informar que providências estão sendo tomadas ou serão tomadas com urgência para solucionar o problema. E a exemplo do que sempre faz quando quer derrubar alguém do governo federal, a Globo deveria repercutir a matéria e martelar no assunto até que haja, de fato, uma providência.

Divisão do Maranhão

Meu velho amigo Francisco Sidou continua confundindo as coisas e diz, no comentário sobre a nota por mim  divulgada dando conta da proposta para criação do novo Estado do Maranhão do Sul,  que "agora sim, eu posso empunhar a bandeira da divisão do Maranhão", certamente acreditando que só me manifestei favoravelmente à divisão do Pará por ser maranhense.  Sou favorável, sim, à criação de novos Estados tanto no Maranhão como no Pará, porque entendo que, a exemplo do que ocorreu com a criação dos Estados do Tocantins e Mato Grosso do Sul, pode ser uma solução para promover o desenvolvimento em áreas pouco assistidas pelos respectivos governos. E sou favorável com a autoridade de quem é "paranhense", ou seja, maranhense de nascimento e paraense por adoção (sou cidadão do Pará, cidadão de Belém e cidadão de Monte Alegre, títulos aprovados pelos respectivos legislativos, além de membro das Academias de Letras e de Jornalismo do Pará). E tenho irmãos, filhos, netos e bisnetos paraenses. Por isso, caro amigo, acho até que sou mais paraense do que voce, que, oriundo do Amazonas,  também adotou o Pará como berço. Respeito a sua posição, contrária à criação dos dois Estados, mas, por favor, respeite a minha. Estou certo de que tanto os que querem o Pará com  o seu território preservado como os que defendem a criação de novos Estados desejam o melhor para o bravo povo paraense.

Humilhação

Enquanto os brasileiros perdem pênaltis batendo de frente, o jogador Awana Diab, dos Emirados Árabes, marcou um gol domingo batendo um pênalti de costas e de calcanhar, num  jogo  contra a seleção do Líbano. É muita humilhação. Romário, em seu twitter, não apenas criticou a nossa seleção como, também, a imprensa. Disse que os jornalistas são uns babacas que não entendem nada de futebol e só falam besteiras. E Mano Menezes ainda teve a cara-de-pau de afirmar que "estamos no caminho certo". Só se for o caminho de casa...

domingo, 17 de julho de 2011

Adeus, Brasil!

Eu não disse?! Com aquele joguinho medíocre a seleção brasileira só ganhou mesmo do Equador. Endeusaram tanto o Mano Menezes, o Neymar e o Ganso e o resultado foi esse: o Paraguai mandou o Brasil para casa. Uma vergonha a cobrança de pênaltis. Eu só quero ver o que os coleguinhas da imprensa vão dizer, que desculpas vão arranjar para justificar a vergonhosa participação do Brasil na Copa América. Falta de maturidade dos garotos? Será que o Ricardo Teixeira vai manter o Mano Menezes no comando da seleção assim mesmo? Como ele tem o apoio da imprensa isso não é dificil, mas desde que ele assumiu o cargo de treinador da seleção  a equipe não jogou uma partida que convencesse. E desde o inicio da copa eu estou dizendo: chamem o Dunga de volta! O pessoal que malhou Dunga vai ter de engoli-lo ou a nossa seleção vai continuar dando vexame.

Maranhão também

A exemplo do Pará, o Maranhão também poderá ser dividido para a criação de um novo Estado: o deputado Ribamar Alves, do PSB, apresentou na Câmara Federal, antes do recesso, projeto criando o Maranhão do Sul, com a capital em Imperatriz. Os argumentos são os mesmos utilizados na proposta para criação dos Estados de Carajás e Tapajós, no Pará: o exemplo positivo da criação dos Estados do Tocantins e Mato Grosso do Sul. Os moradores de Imperatriz apoiam a proposta e, inclusive, durante os recentes festejos do aniversário do municipio, se disseram preparados para que a cidade, às margens do rio Tocantins,  se transforme em capital. A proposta  também tem o meu apoio.

Adeus, Argentina

O Uruguai eliminou a Argentina da Copa América, nos pênaltis,  sábado a noite. Os uruguaios converteram os cinco pênaltis, enquanto a Argentina só converteu quatro: o goleiro Muslero, da equipe alviceleste, defendeu o chute de Carlitos Tevez. Enquanto Muslero virou heroi no Uruguai, Tevez se transformou em vilão para a imprensa argentina que, por outro lado, elogiou Lionel Messi, o melhor do mundo, que também foi uma decepção. Com esse resultado, o Brasil colocou as barbas de molho. Se não melhorar o seu joguinho sem marcação e bola pra trás, a seleção brasileira corre o risco de seguir o mesmo caminho dos argentinos no jogo desta tarde contra os Paraguaios.

Exame da OAB

Mais de 121 mil bacharéis em Direito estão inscritos para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil que será realizado neste domingo em todo o país. O último exame, realizado no final do ano passado, reprovou mais de 88% dos candidatos. O resultado desta primeira fase será divulgado no próximo dia 25 e a segunda prova terá lugar no dia 21 de agosto. Para quem não sabe, sem aprovação no exame da OAB nenhum bacharel em Direito pode advogar, o  que, na minha opinião, é um absurdo. O sujeito passa quatro anos nos bancos da Faculdade de Direito e depois ainda precisa submeter-se a um exame da OAB para advogar? Então, pergunta-se: pra que cursar a faculdade se o que vale é o exame da OAB? Por que, então, não fazer apenas o exame da OAB?

sábado, 16 de julho de 2011

Fraudes no Piauí

Nove deputados da Assembléia Legislativa do Piauí são suspeitos do desvio de recursos no montante de R$ 150 milhões. Os recursos teriam sido desviados através de um esquema que inclui a folha de pagamento (laranjas e funcionários fantasmas), verbas de gabinete e fraudes em licitação. Um dos parlamentares envolvidos, Robert Rios, do PCdoB, usou R$ 9 mil da Assembléia para pagar a colocação de silicone nos seios da sua mulher. Também a Assembléia Legislativa do Pará enfrenta o mesmo problema de desvio de recursos, envolvendo vários deputados, inclusive o ex-presidente Domingos Juventil. A Policia Federal está minvestigando. A coisa tá ficando feia.

Nova sigla

O Partido da República (PR) pode mudar de sigla e passar a chamar-se PDN - Partido do Desenvolvimento Nacional. Nesse sentido o deputado Diego Andrade, do PR mineiro, vem trabalhando nos bastidores do partido. Um dos motivos dos esforços para essa mudança, com o apoio de nomes de peso da agremiação partidária, seria  o descontentamento com o comando de Valdemar Costa Neto. O outro motivo: o desgaste da legenda com os escândalos de corrupção no Ministério dos Transportes, até então ocupado pelo senador Nascimento, do PR. Por sua vez, o  PSD de Kassab também está enfrentando problemas: um juiz eleitoral do Amazonas suspeita de fraudes em cerca de 600 assinaturas recolhidas naquele Estado para a criação do novo partido. A Policia Federal está investigando. Dois inquéritos já correm no Paraná e em Santa Catarina  pelo mesmo motivo. O PSD precisa de 490 mil assinaturas até 7 de outubro próximo para participar das eleições municipais de 2012.

Embraer nos EUA

A Embraer inaugurou a sua fábrica nos Estados Unidos e já em novembro entrega o primeiro jato executivo Phenon 100 ali produzido. Situada na Flórida, às proximidades da Nasa, a nova fábrica da Embraer pretende entregar 31 aviões em 2012 e 60 a partir de 2013. O volume de encomendas totaliza 16 bilhões de dólares. A fábrica americana da Embrarer está aproveitando a mão-de-obra qualificada dispensada pela Nasa, tendo admitido 18 técnicos por ela demitidos. Agora eu pergunto: a Embraer não poderia ampliar a sua fábrica no Brasil para dar mais emprego aos brasileiros?

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Identificado

A policia paraense já identificou o mandante do assassinato dos extrativistas José Claudio Ribeiro e sua mulher Maria do Espírito Santo, crime ocorrido em maio no assentamento de Nova Ipixuna, no interior do Pará. O inquérito foi concluido nesta quinta-feira e será enviado à Justiça na próxima segunda-feira. A polícia, porém, não informou se já prendeu o assassino e muito menos revelou a sua identidade.

Dunga de volta?

Se depender do São Paulo, Dunga voltará aos campos de futebol: o time paulista estaria disposto a contratar o ex-treinador da Seleção Brasileira. A contratação tem o apoio do atacante Luiz Fabiano: "Trabalhei com Dunga - disse o craque. -  Acho ele uma pessoa fantástica, com um caráter excepcional". O presidente do São Paulo, Juvenal Juvencio, começou a pensar em Dunga desde a demissão de Ricardo Gomes. Sua ida para a equipe paulista agora só dependerá dele mesmo.

Haddad candidato

O ministro da Educação, Fernando Haddad, poderá ser o candidato do PT à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais do próximo ano. O ex-presidente Lula, que  defende a candidatura de Haddad, deixou clara a sua posição no Congresso da UNE, onde fez rasgados elogios ao trabalho dele à frente do MEC. Além de Haddad, outro nome do PT para concorrer às eleições é o de Marta Suplicy. O ex-presidente está disposto a participar da campanha eleitoral subindo no palanque do candidato petista.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Boa noticia

Os aposentados e pensionistas do INSS tiveram uma boa noticia esta semana: vão receber o retroativo da revisão de teto em valores que variam de R$ 6 mil a mais de R$ 19 mil. São 131.161 beneficiados, que foram divididos em quatro grupos para efeito de recebimento: o primeiro grupo, constituido dos que receberão até R$ 6 mil, serão pagos no dia 31 de outubro deste ano; o segundo grupo, dos que tem a receber até R$ 15 mil, serão pagos no dia 31 de maio de 2012; o terceiro grupo, dos que receberão até R$ 19 mil, serão pagos no dia 30 de novembro de 2012; e o quarto e último grupo, daqueles que vão receber mais de R$ 19 mil, serão pagos no dia 31 de janeiro de 2013. Os pagamentos totalizarão mais de 1 bilhão e meio de reais. O INSS anunciou também que em agosto próximo pagará a primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. Só falta agora o Basa fazer o mesmo.

Até que enfim

Até que enfim a seleção brasileira de futebol ganhou uma, mas a vitória de 4 x 2 sobre o Equador, embora euforicamente comemorada pelos coleguinhas da imprensa, não convenceu. A equipe continua com os mesmos vícios: não sabe marcar, deixando  o adversário a vontade para chutar para onde quer,  e  passa a maior parte do tempo jogando para trás. Se não mudar esse joguinho medíocre dificilmente conseguirá passar no domingo pelo Paraguai.  E voltará para casa antes do tempo, seguindo o caminho da seleção feminina de futebol, da seleção sub-17 e da seleção masculina de voley.

Lula e estudantes

O ex-presidente Lula participou em Goiânia, como palestrante,  do Congresso da União Nacional dos Estudantes. Na oportunidade  fez elogios à presidente Dilma Roussef, dizendo, entre outras coisas, que ela fará mais e melhor do que ele fez. E acrescentou que a presidente, por ser mulher, é vítima de preconceitos: "Todo mundo diz que é favorável a uma sociedade igualitária, desde que a mulher limpe a casa".  Lula evitou falar sobre política.

Elogios

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, fez uma avaliação positiva da atuação dos deputados famosos em seus primeiros seis meses de mandato. Para ele, Tiririca e Romário se comportaram muito bem: Tiririca, muito sério,  senta em sua cadeira e não  convesa com ninguém durante a sessão, enquanto Romário teve até um requerimento aprovado. Será que Marco Maia imaginava que Tiririca fosse fazer palhaçada e Romário jogar futebol no plenário?

Arquivado

A Comissão de Ética da Câmara dos Deputados arquivou a representação do PSOL contra o deputado Jair Bolsonaro, acusado de declarações preconceituosas contra negros e homossexuais. O voto do relator, favorável ao prosseguimento do processo, foi vencido pela maioria dos membros da comissão. O entendimento foi o de que, como parlamentar, ele deve ser livre para emitir a sua opinião. O pessoal do "orgulho gay" certamente não vai gostar da absolvição de Bolsonaro.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Explicação

Caros leitores. Há dois dias estou fora do ar por conta de uma cirurgia de catarata. Continuo sem enxergar quase nada, mas entendo que vcs precisavam ser infomados porque estou sumido. Escrevo esta nota com muito esforço, mas acredito que amanhan já estarei em melhor forma. Muito grato pela compreensão.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Falabella no Basa

Pedro Geraldo Raimundo Falabella, esse o nome do novo presidente do Banco da Amazonia, que substituirá Abdias Kadhafi, de triste memória. Falabella, que presidia a Agência de Fomento do Amazonas,  foi indicado pelo governador Omar Aziz e, segundo as últimas informações, sua nomeação já teria sido mandada pela presidente Dilma Roussef para publicação no Diário Oficial da União. Essa, sem dúvida, é uma boa notícia para os aposentados e pensionistas do Basa. Mas aí vai outra melhor ainda: Falabella é funcionário aposentado do Basa ( foi funcionário da Agência-Centro de Manaus), o que nos faz pensar que deve estar por dentro do problema enfrentado atualmente pelos aposentados e pensionistas, massacrados pela atual diretoria do Basa e Capaf. Sua presença na presidência do Banco, portanto, pelo menos aparentemente, cria uma nova perspectiva de solução para o velho problema da Capaf, sem penalizar aqueles que contribuiram a vida toda e hoje vivem na expectativa da miséria. Estamos torcendo.

Garoto propaganda

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, também assessor jurídico da Caixa de Aposentadoria Complementar dos Funcionários do Banco da Amazonia (Capaf), foi transformado em garoto-propaganda do novo plano da Capaf, fazendo coro ao terrorismo realizado pela instituição, durante o tal Seminário promovido pelo Basa. Como uma tentativa para derrubar as últimas resistências dos aposentados e pensionistas que não aderiram ao malfadado plano, o presidente da OAB, que posa em Brasilia de paladino da Justiça, disse no seminário que nenhuma ação contra o Basa e Capaf vai prosperar porque a Advocacia Geral da União (AGU) vai usar de todos os seus recursos para derrubá-la ou procrastinar uma decisão, o que demorará muitos anos. Até lá muitos dos aposentados e pensionistas já morreram. Belo paladino.

domingo, 10 de julho de 2011

Turismo sexual

Reportagem do The New York Times denuncía que uma empresa norte-americana de turismo, a Wet-A-Line Tours, há tempos promove turismo sexual na Amazonia e por isso está respondendo a processo na Geórgia. A denúncia foi confirmada pelo superintendente da Policia Federal no Amazonas, Sergio Freitas, acrescentando que a empresa norte-americana também está sendo investigada aqui  e igualmente respondendo a processo. A empresa, de propriedade do norte-americano Richard Schair, organiza excursões pesqueiras na Amazonia mas, na verdade, o que promove mesmo é turismo sexual. Pelo menos 15 meninas foram aliciadas e prostituidas nos barcos de luxo que cruzam os rios da Amazonia com turistas estrangeiros. Isso é uma vergonha, como diria o Boris Casoy. Até hoje não me recordo de ter visto noticia de algum estrangeiro preso no Brasil pela prática do turismo sexual. Será que vamos continuar como quintal dos Estados Unidos?

Morreu na praia

Parece até praga. Ultimamente o esporte brasileiro tem morrido na praia nas competições internacionais. A seleção feminina de futebol, que era a nossa esperança de alegria, caiu nos pênaltis diante dos Estados Unidos e está fora do campeonato mundial. O jogo terminou empatado em 1x1 no tempo normal e em 2 x 2 na prorrogação.Nos pênaltis as americanas converteram todas e o Brasil perdeu duas bolas. A seleção sub-17 de futebol também morreu na beira. Recorda-se que a seleção masculina de futebol também  morreu na praia na ultima Copa do Mundo. Será que vamos ter repeteco na Copa América? Do jeito que vai parece que o destino será mesmo esse. Eu só quero ver como a imprensa vai  tratar o Mano Menezes depois. Será que dará a ele  o mesmo tratamento dado a Dunga?

Risco de calote

A nova chefe do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, manifestou neste domingo seu receio de um calote dos Estados Unidos, porque até agora o governo do presidente Barack Obama não conseguiu aprovar, no Congresso, um aumento no limite da dívida do país. Lagarde acrescentou que se isso acontecer colocará em risco a economia mundial. Por isso, apelou aos parlamentares norte-americanos para que aprovem o orçamento. O secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, ao tomar conhecimento dos temores da chefe do FMI afirmou que os Estados Unidos cumprirão  seus compromissos. Os receios da francesa, no entanto, vão deixar a economia mundial com a pulga atrás da orelha.

sábado, 9 de julho de 2011

Ultimo mandato

Em entrevista ao "Correio Braziliense", publicada pelo "O Imparcial", o senador José Sarney, de 81 anos,  revela que este será o seu último mandato, que se extinguirá no dia 31 de dezembro de 2014. Na longa entrevista, o presidente do Senado falou de tudo, da sua época na ditadura, do seu mandato como presidente da República, da sua atividade intelectual e da política no Maranhão.  Confessou que as críticas a Roseana doem mais do que as críticas feitas a ele. Sarney também elogiou a presidente Dilma Roussef. E sentenciou, do alto da sua experiência política: "O partido político é uma instituição em decadência, assim como a democracia representativa".  Para ele, com a Internet, em futuro próximo o eleitor não precisará da intermediação dos partidos para eleger os seus candidatos. A democracia será exercida diretamente.

Paciência?

A seleção brasileira de futebol decepcionou mais uma vez ao empatar em 2 x 2 com o Paraguai neste sábado, em Córdoba, Argentina, depois de um grande sufoco. O gol de empate, aos 44 minutos, foi de Fred, que substituiu Neymar quando faltava apenas 10 minutos para terminar o jogo. O garoto de cabelo mohicano, super badalado e uma das  esperanças de gol do Brasil, também decepcionou outra vez e por isso saiu de campo vaiado pela torcida. O técnico Mano Menezes, ao final, pediu paciência à torcida, mas se a seleção não vencer o próximo jogo contra o Equador a situação dele vai ficar muito dificil. Vou repetir a sugestão que  fiz após o jogo contra a Venezuela: convocar a Marta, trocar a seleção masculina pela feminina ou chamar Dunga de volta. Felizmente a turma do voley compensou a decepção do futebol vencendo a Argentina por 3 x 0. A equipe de Bernardinho  vai disputar, pela décima vez,  a final do campeonato mundial, agora contra a Russia.

Seminário do engodo - II

Conforme previsto, o Seminário "Solução Capaf" realizado sexta-feira em Belém pelo Banco da Amazonia e Caixa de Aposentadoria Complementar dos seus Funcionários (Capaf) não passou de um circo montado para uma última tentativa de convencimento dos aposentados e pensionistas que se recusam a aderir ao novo plano, extremamente prejudicial à categoria. A palhaçada começou pelo titulo: "Solução Capaf". Solução para quem? Para o Basa, evidentemente, que quer se livrar da responsabilidade como mantenedor da Capaf. E o programa do evento não incluiu nenhum representante  da parte mais interessada no problema, ou seja, os aposentados, pensionistas e funcionários da ativa, cujas associações (AABA e AEBA) foram impedidas de se manifestar. Só estavam programados para falar o presidente da Capaf, José Sales, o presidente do Basa, Abdias Junior, e os representantes da Cafbesp, do Banpará; Previ, do Banco do Brasil;e Capef, do Banco do Nordeste, estes três últimos completamente alheios ao problema. O assessor jurídico da Capaf, Ophir Cavalcante, que também é o presidente nacional da OAB, fez coro à campanha terrorista desencadeada pelo Banco e Capaf contra aposentados e pensionistas. O presidente do Conselho Deliberativo da Capaf e diretor do Banco, Evandro Bessa, disse que se não houver adesão e o novo plano não for implantado até o Banco da Amazonia correrá o risco de quebrar. Segundo ele o rombo na Capaf é de R$ 1,2 bilhão porque a maioria dos participantes não contribui. Ele esqueceu de dizer, porém, duas coisas: primeiro, quem é o responsável pelo rombo e, segundo, que o Basa há mais de 20 anos não recolhe a sua contribuição à Capaf, o que totaliza quase R$ 1 bilhão. Depois disso, só nos resta  aguardar o novo capítulo dessa novela de terror.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cadê a AABA?

A Associação dos Aposentados e Pensionistas do Banco da Amazonia (AABA) iniciou uma campanha virtual, ou seja, , via internet, reivindicando o pagamento da primeira parcela do 13º salário. A peça publicitária diz assim: "Antecipação da 1a. parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas JÁ".  Meu amigo e confrade Agildo Monteiro, presidente da AABA, que me desculpe mas isso é brincadeira.  Ele sabe - como de resto todo mundo - que isso não produz nenhum efeito prático. O que a AABA já deveria ter feito era  ingressado com uma ação na Justiça do Trabalho reclamando o pagamento imediato da primeira parcela do 13º salário, até porque a própria Justiça já determinou que o Banco da Amazonia pague tudo o que deve aos aposentados e pensionistas, inclusive o 13º salário. É preciso, portanto, provocar a Justiça para que ela faça cumprir a sua decisão, pois enquanto não houver uma ação nesse sentido o Banco vai procrastinar até onde der.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Marina sonhadora

A ex-senadora Marina Silva deixou nesta quinta-feira o Partido Verde, em ato realizado em São Paulo, afirmando que "não é o fim, mas um início".  Junto com ela outros nomes de peso deixaram o PV, entre eles um de seus fundadores, o deputado federal Alfredo Sirkis. Embora reconhecendo que o panorama em 2014 não será o mesmo de hoje, a ex-senadora acreana não descartou a possibilidade de voltar a concorrer à Presidência da República. Na verdade, o panorama das eleições daquele ano vai depender da performance do governo da presidente Dilma Roussef, mas de uma coisa ninguém tem dúvidas: Marina, que no pleito passado obteve mais de 19 milhões de votos, dificilmente terá a mesma chance. Ela só conseguiu a projeção que a mídia lhe deu porque, de acordo com a estratégia montada pelos tucanos com o apoio da chamada Grande Imprensa, a presença dela era decisiva para levar as eleições para o segundo turno. O que acabou acontecendo.

Seminário do engodo

O Banco da Amazonia e a Caixa de Aposentadoria Complementar (Capaf) realizam nesta sexta-feira, dia 8, um seminário no auditório do edificio séde do Banco, no 15º andar,  em Belém, para, segundo dizem, prestar esclarecimentos sobre o novo plano que pretendem  impingir aos aposentados e pensionistas. A questão, segundo se espera, deverá ser debatida com aposentados e pensionistas e suas entidades de classe. Associação dos Aposentados (Aaba), Associação dos Empregados da Ativa do Basa (Aeba) e o Sindicato dos Bancários do Maranhão, entre outros,  deverão estar presentes, através dos seus representantes. Segundo notícia distribuida pelos promotores do evento (Capaf e Basa), já houve 54% de adesão ao plano e a Previc prorrogou o prazo para implantação do novo plano até 30 de setembro. Serão necessários, porém, 95% de adesão para que o plano seja implantado. Particularmente não creio que esse seminário mude alguma coisa, mas a verdade é que o circo foi armado como última tentativa do Basa e Capaf de convencerem os que fogem desse plano como o diabo foge da cruz. 

Será?

Rumores em Belém davam conta, nesta quinta-feira, de que o Banco da Amazonia pagaria nesta sexta-feira, dia 8, a primeira parcela do 13º salário a seus aposentados e pensionistas. Quase ninguém, no entanto, acredita nessa possibilidade, até pela postura agressiva da Caixa de Aposentadoria Complementar (Capaf), que entrou com uma ação de despejo contra a Associação dos Aposentados do Basa (Aaba), que funciona em suas instalações e que recentemente ganhou uma ação na Justiça do Trabalho. É possível, no entanto, que nos próximos dias haja uma decisão judicial sobre uma ação de um aposentado, que entrou na Justiça do Trabalho reclamando o pagamento do 13º salário.  Recorda-se que o Basa já pagou  a primeira parcela do 13º salário aos funcionários da ativa em fevereiro, não o fazendo aos aposentados e pensionistas como uma forma terrorista de pressioná-los para aderirem ao novo e malfadado plano, que só trará prejuizos   à categoria.

Mudança à vista?

Circulam rumores dos meios ligados ao Palácio do Planalto de que a presidente Dilma Roussef estaria  propensa a transferir o Banco da Amazonia e o Banco do Nordeste  da área do Ministério da Fazenda para o Ministério da Integração Nacional. O novo presidente do BNB, Jurandir Bezerra, disse nesta quinta-feira que não tem conhecimento do fato, mas nos circulos econômicos comenta-se que a mudança já estaria sendo estudada. A única dificuldade seria política, porque administtrativamente os dois bancos regionais há tempos integraram o Ministério do Interior, no Governo de Castelo Branco. É possível que a decisão só ocorra no final do mandato de Dilma. Resta saber apenas que vantagens  essa transferência de um ministério para outro trará para os dois bancos e suas áreas de jurisdição. O que vai melhorar?

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Caiu mais um

Caiu mais um ministro do governo da presidente Dilma Roussef. Desta vez foi Alfredo Nascimento, que pediu demissão do Ministério dos Transportes, nesta quarta-feira, depois das denúncias da revista "Veja" de que funcionários da pasta haviam montado um esquema de superfaturamento. A situação do ministro se agravou depois que o jornal "O Globo" publicou nesta quarta-feira que uma empresa do seu filho, arquiteto Gustavo Pereira, de 27 anos, a "Forma Construções", em apenas dois anos aumentou o seu patrimonio em 86.500%. Criada há dois anos com um capital social de R$ 60 mil, a empresa, segundo o jornal,  faturou R$ 50 milhões. O agora ex-ministro Alfredo Nascimento,que é senador pelo PR do Amazonas, deverá reassumir sua cadeira no senado. Ele propôs a quebra do seu sigilo fiscal e bancário e se colocou à disposição para esclaredcer os fatos. Nascimento pediu demissão, em carater irrevogável, através de carta à presidente Dilma Roussef, entregue a ela na tarde  desta quarta-feira.

Ainda a reforma

A Comissão de Constuição e Justiça do Senado rejeitou nesta quarta-feira a proposta que adotava a lista fechada para as eleições parlamentares no Brasil. Segundo a proposta, os eleitores votariam nos partidos, que indicariam os eleitos. A Comissão rejeitou ainda a candidatura avulsa para as próximas eleições municipais e o pleito majoritário para a Câmara Federal e Assembléias Legislativas. Esta última proposta foi do senador Romero Jucá, que defende a tese de que os deputados mais votados é que devem ser eleitos, a exemplo dos senadores, e não os beneficiados pelo coeficiente partidário, onde candidatos com poucos votos se elegem em detrimento de outros mais votados. A proposta da candidatura avulsa já havia sido aprovada pela comissão de reforma política, mas foi rejeitada por unanimidade pela Comissão de Justiça. Uma pena, porque qualquer cidadão poderia se candidatar e não, como atualmente, apenas o grupo de filiados da simpatia do comando do partido. Com a candidatura avulsa se praticaria, efetivamente, a democracia. 

Fim das pensões

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou projeto, de iniciativa do governador Antonio Anastasia, pondo fim à pensão dos ex-governadores, a exemplo do que já fizeram outros Estados. A medida vai atingir a víuva do ex-governador Israel Pinheiro, dona Coaracy Pinheiro, e os ex-governadores Rondon Pacheco Francelino Pereira e  Hélio Garcia.

Super-homem

O primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi, de 74 anos de idade e operado da próstata, pode ter até seis relações sexuais por semana. A declaração é do seu médico Umberto Scapagnini, também deputado pelo seu partido, acrescentando que "isso não é nada para ele". O médico aconselhou Berlusconi, para recuperar as energias, apenas uma soneca de 45 minutos por dia. Além de primeiro ministro, dono do Milan e de um poderoso grupo de comunicação, Silvio Berlusconi é internacionalmente conhecido por suas aventuras amorosas. Scapagnini, por sua vez, além de médico e grande amigo de Berlusconi, sem dúvida é também um grande mentiroso. Vamos ser amigo, mas assim já é demais.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Saúde doente - II

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União revelou que o Governo Federal gastou, através do Sistema Único de Saúde (SUS),  quase 15 milhões de reais com o custeio de tratamentos e internações de pessoas mortas. O TCU descobriu os nomes de mais de 5 mil pessoas que morreram antes da data do início do tratamento. A auditoria foi feita, entre junho de 2007 e abril de 2010, nas secretarias de Saúde de Fortaleza, Belém, Campo Grande, Aparecida de Goiânia e Pernambuco. O TCU deu um prazo de 120 dias para o Ministério da Saúde informar as providências tomadas para identificar e punir os responsáveis. A TV Globo, por sua vez, através do Jornal Nacional, está fazendo uma série de reportagens sobre a situação da saúde no Brasil, denunciando as gritantes irregularidades até mesmo na maior cidade do país, São Paulo. Mesmo para quem paga - e caro - planos de saúde, a situação está muito dificil. A iniciativa da Globo, que confirma a importância da imprensa  na solução dos grandes problemas nacionais, sem dúvida merece aplausos.

Apelo a ladrões

Cansados de serem assaltados, sem que as autoridades policiais fizessem algo para protegê-los, os moradores do bairro Ouro Verde, da cidade de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, decidiram apelar ao coração dos assaltantes. Colocaram na rua um enorme outdoor com o seguinte apelo: "Senhores assaltantes, mudem de bairro. Aqui todos já foram assaltados". Não se sabe ainda se o pedido deu resultado, mas a iniciativa dos paranaenses reflete a situação de insegurança em que vive grande parte das cidades brasileiras.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Lágrimas de crocodilo

A presidente Dilma Roussef e vários ministros estiveram presentes no velório do ex-presidente Itamar Franco, em Belo Horizonte. Presente, também, a cúpula tucana: o ex-presidente Fernando Henrique C|ardoso, o senador Áécio Neves e o presidente do Conselho Politico do partido, José Serra. Mais uma vez o ex-presidente FHC expôs surpreendente   cara-de-pau: depois de dizer esta semana que "sem o apoio de Itamar não teria feito o Plano Real", como se fosse ele o Presidente e Itamar o auxiliar, declarou nesta segunda-feira: "Eu choro de saudades do Itamar". Só se for lágrimas de crocodilo, porque todo mundo sabe que foi ele, com a cumplicidade de Jader Barbalho, que humilhou Itamar e o impediu de ser indicado pelo PMDB como  candidato à sua sucessão. Ingrato, esqueceu na época que  foi Itamar quem o colocou na presidência e que  depois, decepcionado com suas atitudes,  prometeu fazer uma auditoria no Planalto caso fosse eleito.  Depois de tanto afirmar, com a cumplicidade da chamada Grande Imprensa,  que é o "pai do plano Real", só mesmo muito óleo de peroba.

Homofobia

A cidade paraense de Marituba, situada na região metropolitana de Belém e que está entre as 10 cidades brasileiras com maior número de casais homossexuais, também realizou a sua parada gay, com a participação de mais de cinco mil pessoas. Depois que o STF liberou geral, muita gente saiu do armário diante da perspectiva de casamento legal. E, durante a parada, os casais demonstraram a sua alegria com a nova situação. A homofobia, porém, não diminuiu. Ao contrário, a violência contra homossexuais no Pará cresceu.Somente nos primeiros seis meses deste ano, segundo dados da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, foram 12 assassinatos de homossexuais.

domingo, 3 de julho de 2011

Decepção

A seleção brasileira de futebol, sob a batuta de Mano Menezes, decepcionou mais uma vez, agora em jogo valendo título. O empate sem gols no jogo deste domingo contra a Venezuela frustrou todas as expectativas e pode marcar o começo do fim da lua-de-mel da imprensa com o treinador. O Brasil só jogou bem nos primeiros minutos, mas depois se mostrou lento, com aquelas velhas e irritantes jogadas para trás. Neymar,Ganso e Pato, que eram as esperanças de gols, simplesmente sumiram. Pato ainda chegou a chutar uma bola na trave. E foi só. Ramiro quase complica Julio Cesar com aqueles recuos desnecessários. Se nada mudar vamos ter muita dificuldade - e talvez até amargar uma derrota - no próximo sábado, em Córdoba, contra o Paraguai, uma equipe infinitamente melhor do que a Venezuela. Enquanto isso, a seleção feminina de futebol vai vencendo na Copa do Mundo de Futebol Feminino, classificando-se por antecipação para as quartas de final com uma vitória de 3 a 0 sobre a Noruega. Marta, a melhor do mundo, marcou duas vezes. Diante do fraco desempenho da seleção masculina, acho que a CBF tem três alternativas para tentar conquistar o título da Copa América: 1 - colocar Marta no time masculino; 2 - trocar a seleção masculina pela feminina; e 3 - substituir o técnico, trazendo de volta o velho Dunga, que só perdeu uma partida no comando da seleção. E reparar uma injustiça  a quem só não ganhou a Copa do Mundo, pois conquistou todos os demais torneios de que participou. Outra sugestão: que a televisão, ao invés dos jogos da seleção masculina, passe a transmitir os da seleção feminina. Para nos dar alegria.

Novos Estados

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que o plebiscito sobre a criação dos Estados do Tapajós e Carajás, a serem desmembrados do Pará,  será realizado no dia 11 de  dezembro vindouro e, também,  que todos os 4 milhões e 700 mil eleitores paraenses -  não apenas das áreas interessadas - deverão votar. O Comité Pró -Carajás, no entanto, decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal, alegando a inconstitucionalidade da lei nº 9.709, de 1998, que serviu de base para a decisão do TSE. O comité entende que essa lei complementar não pode sobrepor-se à Constituição Federal que, em seu artigo 18, parágrafo 3º, estabelece que apenas a população da região diretamente interessada  pode votar no plebiscito. Tudo leva a crer que a criação desses novos Estados ainda vai provocar muita polêmica,  porque as opiniões estão muito divididas no Pará.

Era das marchas

Parece que entramos na era das marchas e paradas. Neste final de semana foram realizadas a marcha da maconha, em São Paulo; a marcha das vadias, no Rio de Janeiro, e a parada gay, em Madri, todas com muita gente. A marcha da maconha defende a liberação do uso da erva, a das vadias protesta contra a violência contra a mujlher, e a parada gay defende... bem, todo mundo já sabe. A moda das marchas, pelo visto, está pegando, o que significa que pelo andar da carruagem dentro em breve poderemos ter a marcha dos corruptos, dos demagogos, dos caras-de-pau, da cocaína, do crack, dos assaltantes, dos traficantes, etc, etc.  Será?

sábado, 2 de julho de 2011

Morreu Itamar

Moreu neste sábado, às 10 hrs da manhã, o ex-presidente e senador Itamar Franco, que estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de maio último, tratando de leucemia. Com seu estado de saúde agravado  por  uma pneumonia e respirando com a ajuda de aparelhos, ele foi vitima de um AVC, segundo boletim do hospital. Seu corpo será velado primeiro em Juiz de Fora e depois em Belo Horizonte, onde será cremado. A presidente Dilma Roussef decretou luto oficial de sete dias e o país se consternou com a morte de um homem que, em sua simplicidade, fez talvez um dos melhores governos do Brasil em apenas dois anos de mandato, tendo substituido Fernando Collor, afastado da Presidência por um impeachment. Os ex-presidentes Ferando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lula da Silva e José Sarney lamentaram  o falecimento de Itamar, que tinha 81 anos de idade. Ele nasceu no dia 28 de junho de 1930 a bordo de um navio do Ita - daí o nome  Itamar - e foi registrado na Bahia, mas considerava-se mineiro, pois fez toda a sua vida política em Minas Gerais.
Surpreendente foi a ginástica feita pela chamada Grande Imprensa para dizer que Itamar foi o autor do Plano Real sem  desmentir o que dizem há mais de dez anos, ou seja, que foi Fenando Henrique o autor do plano. A TV Globo disse: "Morreu Itamar Franco, que governou o país no período em que foi lançado o Plano Real". A "Folha" disse que "em 1993 o Brasil adotou o Real",  que "FHC coordenou a criação do Plano Real" e, ainda, que "FHC ficou conhecido como o pai do Plano Real". Mais surpreendente ainda foi a declaração do próprio  FHC: "Se eu não tivesse o apoio dele (Itamar) não teria feito o Plano Real". Comprova-se, assim, o que disse Confucio há milênios:  "Uma mentira dita mil vezes vira verdade".

Serra quer foco

O presidente do Conselho Politico do PSDB e candidato derrotado à Presidência da República, José Serra, divulgou carta fazendo pesadas críticas à presidente Dilma Roussef, a quem acusa de incompetente e autoritária. Serra pretendia que a sua carta fosse encampada pela direção do partido, de modo a que as suas críticas a Dilma tivessem o aval do PSDB, mas o comando tucano se recusou a endossá-la. O ex-governador paulista, que teme cair no ostracismo e perder a oportunidade de concorrer novamente à Presidência da República, decidiu publicar a carta para reocupar o espaço diante dos holofotes e garantir um lugar de destaque na mídia. Pelo visto, porém, Serra não deu  muita sorte na escolha do momento para publicação da carta: primeiro porque não obteve o aval da cúpula do partido e, segundo, porque sua carta foi ofuscada pela importância do falecimento do ex-presidente Itamar Franco. Ele terá agora de pensar em outra coisa para aparecer, talvez - quem sabe? - pendurar uma melancia no pescoço.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Saúde doente

Os médicos paulistas decidiram suspender o atendimento dos associados de 10 planos de saúde, prejudicando cerca de 3 milhões de pessoas. Entre os convênios atingidos estão a Cassi, do Banco do Brasil, da Caixa Economica Federal e da Embratel. A Associação Paulista de Medicina justifica a decisão alegando  que em 6 anos os médicos tiveram um aumento de apenas 44% no valor das consultas, abaixo da inflação no período, enquanto a FenaSaude, que congrega as operadoras, garante que o aumento nesse período foi de 116%. Os médicos querem um aumento no preço das consultas, hoje de R$ 30,00, para R$ 80,00, além de um reajuste em todos os procedimentos com base nos reajustes das mensalidades concedidos pela Agência Nacional de Saúde. Resumo da ópera: no final,  quem paga mesmo o pato - ou o custo - é o associado. O Governo Federal precisa urgentemente executar uma política de saúde que contemple melhor a saúde pública, a exemplo dos paises do primeiro mundo, oferecendo melhor assistência ao povo brasileiro. Porque a cada dia, além do atendimento precário, fica mais dificil pagar as mensalidades dos planos de saúde.

Parcialidade

É realmente impressionante a facciosidade com que alguns veículos tratam determinadas notícias, de acordo com seus interesses políticos ou econômicos. Nesta sexta-feira a imprensa divulgou a notícia de que a atriz Marieta Severo não faria o papel da presidente Dilma Roussef num filme sobre a vida dela, baseado no livro "A Primeira Presidenta", do jornalista Helder Caldeira. O jornal "O Globo" noticiou que a atriz "gostou da idéia" mas não viveria o papel de Dilma  no filme por problemas na sua agenda, já que havia assumido antes outros compromissos para o mesmo período da filmagem, que começa em 2012. A "Folha", no entanto,  revela a sua tendência já no título da notícia: "Marieta Severa recusa papel de Dilma no cinema".  Para muitos leitores que só lêem os títulos das notícias certamente ficará  a impressão, ao lerem a "Folha",  de que a atriz, por alguma razão, não gosta da presidenta. E assim, com textos sutilmente venenosos, vão minando a popularidade da presidenta.

Bancários do Basa

Começou nesta sexta-feira em Belém o 3º Congresso Nacional dos Bancários do Banco da Amazonia, com a participação de representantes de todos os Estados onde o Basa tem agência. O congresso, no Hotel Beira-Rio, termina neste sábado com a votação das propostas. Os temas a serem debatidos, segundo a programação, são Saúde e Condições de Trabalho, Emprego e Remuneração, PCS. Uma boa oportunidade para desmascarar os pelegos que se uniram à diretoria do Basa e Capaf para forçarem os aposentados e pensionistas do Banco a aderirem ao novo plano, que só traria prejuizos à categoria. Felizmente a Justiça do Trabalho já se manifestou favorável aos aposentados e pensionistas e praticamente inviabilizou o novo plano.

Strauss-Kahn libertado

A Justiça norte-americano libertou, nesta sexta-feira, o francês Dominique Strauss-Kahn, ex-diretor gerente do Fundo Monetário Internacional, que estava em prisão domiciliar acusado de agressão sexual a uma camareira de um hotel de luxo de Nova York. A libertação do ex-chefe do FMI ocorreu depois que o jornal "The New York Times" publicou reportagem revelando que a camareira mentiu e que os próprios promotores informaram que, no decorrer das investigações, ela admitiu ter mentido ao acusar Strauss-Kahn de agressão sexual. O jornal norte-americano revela ainda que a camareira, de 32 anos, teve depositado em sua conta bancária mais de 100 mil dólares. Mesmo em liberdade o ex-chefe do FMI continuará impedido de deixar os Estados Unidos até o julgamento.Strauss-Kahn, até o escândalo, era um dos nomes mais cotados para concorrer à presidência da França.

Itamar grave

Apesar da remissão completa do quadro de leucemia, de acordo com boletim médico, é grave o estado de saúde do senador e ex-presidente Itamar Franco, do PPS mineiro, que se encontra internado na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de maio. Itamar teve o estado de saúde agravado por uma pneumonia e respira com a ajuda de aparelhos. Autor do Plano Real que acabou com a inflação e fortaleceu a economia do país, Itamar Franco tem o carinho e as orações do povo brasileiro, consciente da sua importância na história do Brasil.