terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Pro-CNJ

Promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, foi realizada nesta terça-feira em Brasilia uma manifestação em  defesa do Conselho Nacional de Justiça e "contra o conservadorismo de juizes que se acham inalcançáveis", no dizer do presidente Ophir Cavalcante. Presentes à manifestação,entre outros, advogados, senadores, juristas, membros do CNJ e o ex-ministro Nelson Jobim, que presidiu o STF por ocasião da criação do Conselho. Jobim criticou a disputa política em torno do CNJ e os juizes que "radicalizam a autonomia como se fossem repúblicas livres de controle". Promotor de carreira, o senador Demóstenes Torres (DEM), presente ao ato, disse que já conseguiu 54 assinaturas para apresentação de uma emenda à Constituição para garantir os poderes do CNJ, "para que não fique manco", segundo ele. "O que está em jogo é a sobrevivência do CNJ", disse a ministra Eliana Calmon, enquanto o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, disse que "caso o STF limite os poderes do CNJ serão beneficiados os magistrados que não honram a toga". Anunciou-se que uma carta aberta em defesa do CNJ, assinada por 200 ONGs e alguns juristas renomados, será entregue ao Supremo Tribunal Federal que, nesta quarta-feira, vai julgar o mérito das liminares concedidas pelos ministros Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski, que esvaziaram os poderes do Conselho. Ainda nesta terça-feira o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, arquivou o pedido de investigação das três principais associações de magistrados contra a ministra Eliana Calmon. Nesta quarta-feira o Brasil inteiro vai estar ligado na TV Justiça para acompanhar o julgamento do STF.

Afif candidato

O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, embolou o meio de campo da politica paulista ao declarar-se, nesta terça-feira, pré-candidato do PSD  à prefeitura da capital nas eleições municipais deste ano. Ele disse ainda que espera o apoio do PSDB, deixando claro, porém,  que só sairá candidato se tiver o apoio dos tucanos. O prefeito Gilberto Kassab, por sua vez, não esconde de ninguém a sua disposição de fazer uma aliança com o PT, indicando o vice de Fernando Haddad, caso os tucanos corram da raia. Com a declaração de Afif o governador Geraldo Alkmin, que defende uma prévia dentro do PSDB para escolha de  candidato próprio, ficou de saia justa. Ainda vai ter muita conversa de pé de ouvido...

Crueldade

Um morador de rua de 38 anos, André Pereira da Silva, foi queimado vivo em Vitória, Espírito Santo, por um sujeito que se fazia passar por policial. Segundo testemunhas, o homem obrigou André a deitar no chão, jogou alcool sobre ele e em seguida ateou fogo, fugindo e deixando a vítima em chamas. O morador de rua foi socorrido pela policia e levado para o hospital de queimados. Ele teve 60% do corpo queimado e seu estado é grave. Recorde-se que há tempos monstruosidade semelhante foi praticada por vários jovens contra um indio que dormia num banco de praça em Brasilia. O indio morreu e os jovens, ao que parece, estão presos. Nunca mais se ouviu falar deles. Agora, pergunta-se: o que leva um ser humano a praticar tamanha crueldade? O monstro de Vitória ainda não foi preso.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ainda a crise na Justiça

Os presidentes dos Tribunais de Justiça do país, reunidos em Teresina à semana passada.divulgaram carta não apenas apoiando a limitação dos poderes do Conselho Nacional de Justiça como, também, atribuindo a crise no Judiciário a uma pressão política dos réus do mensalão. A opinião pública recebeu a informação como uma piada. O jornal "O Estado de São Paulo" de domingo dedicou todo o seu espaço destinado ao leitor, o "Fórum do Leitor", para seus comentários, entre eles: "Não são somente os políticos que tramam contra o STF. É, sim, toda a sociedade brasileira",  disse um deles, enquanto outro afirmava:"Essa teoria conspiratória do mensalão beira o insano. Não é difícil fazer justiça: colham as provas e apliquem a letra da Lei". Outro:"Depois da  divulgação dos salários de alguns juizes do Rio de Janeiro dá para começar a entender porque tanta rejeição ao CNJ". O ministro Marco Auirélio Mello, no entanto, não está preocupado com o que pensa a opinião pública. Em entrevista ao "Estado de São Paulo" ele afirmou que o STF tem de atuar de forma independente, não se curvando a pressões e ao clamor público. "Vamos atuar pouco importando o aplauso ou a crítica", acrescentou. Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, primeiro dia de sessões do Supremo depois do recesso, será votado o mérito das liminares concedidas pelo próprio ministro Marco Aurélio e pelo seu colega Ricardo Lewandowski que esvaziaram os poderes do CNJ. Um dia antes, nesta terça-feira, será realizada em Brasilia uma manifestação favorável ao fortalecimento dos poderes do Conselho. O Brasil está de olho.

Bom de briga

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, é faixa preta de jiu-jitsu. Recentemente ele fez um treino com o lutador brasileiro Fredson Paixão  na academia Zuffa, em Las Vegas. O lutador postou uma foto do treino com o ministro no seu twitter. E a julgar pela foto o ministro é bom de briga.

Desentendido

Através de comunicado divulgado este mes de janeiro, segundo um anônimo informou a este blog, o interventor da Caixa de Aposentadoria Complementar do Banco da Amazonia (Capaf), Nivaldo Alves, informou que "a Capaf não tem previsão para efetuar o adiantamento do abono anual  de 2012 aos participantes dos planos de benefícios". Ocorre que desde o início do ano passado  a Capaf não paga ninguém e , portanto, ninguém está esperando que ela pague o adiantamento do abono. Quem vem pagando os benefícios de aposentados e pensionistas, por força de uma decisão judicial, é o  próprio Banco da Amazonia, responsável também pelo pagamento do abono. A Capaf é mera repassadora, beneficiando-se com os descontos.Ou seja, ela não paga mas recebe regularmente as contribuições descontadas religiosamente dos benefícios dos aposentados e pensionistas. Cabe ao Basa pagar o adiantamento do abono. E alguém precisa lembrar ao interventor a existência da resolução 375/69, para que ele não se faça mais de desentendido. 

Velho câncer

Foi descoberto câncer de próstata numa múmia de 2.200 anos que se encontra guardada no Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa. O professor Salmini Ikram, da Universidade Americana do Cairo, Egito, que estuda a múmia há vários anos, disse que a descoberta permite concluir que a doença não está necessariamente ligada a fatores industriais. E acrescentou: "As condições de vida daquele tempo antigo eram muito diferentes, sem poluentes ou alimentos modificados". O professor concluiu ainda que o homem com câncer teria morrido por volta de 285 a.C. e sua morte foi devagar e dolorosa. O câncer de próstata, portanto, é uma doença muito antiga. O professor Ikram só não disse se naquele tempo o exame para diagnosticar a doença já era feito através do toque retal, aquele que deixa os machões humilhados.

domingo, 29 de janeiro de 2012

"Raspão"

Um asteróide do tamanho de um ônibus passou "de raspão" pela Terra na noite de sexta-feira última, segundo informou a NASA. O que a agência espacial americana considera "de raspão" foram 60 mil quilômetros, distância que, segundo Garreth Williams, diretor do Centro de Planetas Pequenos da NASA, foi a mais próxima  do nosso planeta. O asteróide, considerado pequeno, foi batizado de 2012 BX34. E neste sábado a nave espacial russa Progress M-14, com 2,6 toneladas de carga, chegou à Estação Espacial Internacional, onde se encontram seis astronautas: 3 russos, 2 americanos e um holandês. A nave russa, lançada quarta-feira da base de Baikonur, no Cazaquistão, levou principalmente água.

sábado, 28 de janeiro de 2012

A crise do Judiciário

Os presidentes de todos os Tribunais de Justiça do país divulgaram carta de apoio às liminares dos ministros Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que esvaziaram os poderes do Conselho Nacional de Justiça para investigar magistrados. Ninguém se surpreendeu, porque integrantes dos tribunais estão entre os alvos das investigações do CNJ. Segundo eles, estão querendo hostilizar o Judiciário.
Para o  ministro Gilmar Mendes, porém,  também do STF e presidente do CNJ de 2008 a 2010, a crise do Judiciário tem sua origem em setores da magistratura que confundem autonomia com soberania. "Imagino que alguns magistrados estejam fazendo essa confusão, de que os tribunais são entidades soberanas. Confundem autonomia com soberania", disse o ministro Gilmar Mendes. Por sua vez, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Rio de Janeiro, Wadih Damous, disse que "o Judiciário está precisando de um banho de democracia e transparência", acrescentando que "a luz do sol não chega ao seu interior". Na sua opinião, o que o país precisa "é de um CNJ com poderes para punir juizes corruptos e não um ógão praticamente inútil, como querem transformá-lo as associações de magistrados". Enquanto isso o JB-On line continua alienado  em seus editoriais, como o deste sábado, onde diz: "Se os êrros do Judiciário existem , que sejam corrigidos, mas não há necessidade de se expor a instituição da forma como vem ocorrendo". Ora, o que está em discussão não são os êrros do Judiciário, ou seja, da instituição, mas os deslizes de magistrados. A imprensa, ao denunciar os fatos,  está apenas cumprindo o papel que a democracia lhe destina, como faz, por exemplo, quando denuncía corrupção no Executivo e no Legislativo.  E ainda bem que vivemos numa democracia.

Eleições em São Luis

Numa jogada de mestre, cujo mentor não é dificil identificar,  o vice-governador Washington Oliveira, do PT, foi lançado pelo Palácio dos Leões candidato à prefeitura de São Luis, em substituição a Max Barros, primeiro nome da preferência da governadora Roseana Sarney, que  não tinha muita chance de ocupar o Palácio La Ravardiére. O objetivo, que era dividir e enfraquecer o PT, dificultando qualquer provável aliança  com Flavio Dino, parece ter sido alcançado.  Isso não significa, porém,  garantia de vitória para Washington. Em todas as pesquisas o atual presidente da Embratur está na frente, o que evidencía  o desejo de mudança do eleitorado da capital maranhense.  Tudo leva a crer, portanto, considerando a tendência da população ludoviicense, que Flavio Dino só não será o próximo prefeito de São Luis se não for candidato. De uma coisa, porém,  ninguém tem dúvidas: hoje ele é o nome mais expressivo da oposição.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Bebê perigoso

Um bebê de um ano de idade foi encontrado pela mãe mastigando a cabeça de uma serpente num povoado ao norte de Israel.  A mãe, Ghadir Aleeyan, contou que estava fazendo a mamadeira da criança e quando viu a serpente na boca dela passou a gritar de terror.  Quando tiraram a cobra da boca da criança ela começou c chorar. A serpente estava semi-morta, com a cabeça mastigada, e a criança ilesa, conforme constataram os médicos do hospital Hamban de Haifar. O médico Boaz Schachan,da Universidade Hebraica, de Jerusalém, disse que a cobra não era venenosa e provavelmente não picou o bebê porque estava hibernando.  Sorte dele e azar da cobra.

Corpo no entulho

Já chega a 13 o número de mortos no desabamento de três prédios no Rio de Janeiro. O 13º corpo foi encontrado nesta sexta-feira, completamente dilacerado,  no depósito para onde o entulho está sendo levado. Pela mão é o corpo de uma mulher. Os bombeiros não perceberam quando os restos mortais foram levados junto com o entulho para o depósito. As buscas prosseguem.

Ainda a Capaf

Através de boletim divulgado nesta sexta-feira,  o Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá informa que esteve reunido com o interventor da Caixa Complementar de Aposentadoria dos Funcionários do Banco da Amazonia (Capaf), Nivaldo Alves,  para informar-se sobre o andamento dos trabalhos e as perspectivas de futuro da instituição. Presente a presidente do sindicato, Rosalina Amorim, o interventor informou, segundo o boletim,  que somente no final de fevereiro concluirá seus trabalhos, quando deverá apresentar novas propostas para solucionar o problema-Capaf. Ele se disse aberto a novos encontros para esclarecer dúvidas. Acho que a AABA  deveria procurá-lo para obter melhores informações e dar conta disso aos seus associados pois, afinal, é a entidade que congrega os aposentados e pensionistas do Basa, os mais interessados no problema.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Crime de lesa-pátria

Com esse título o "Jornal do Brasil" on-line divulgou nesta quinta-feira um editorial em que condena as críticas feitas por ONGs à Vale, que concorre ao título de "pior empresa do mundo" por conta da poluição ambiental.   O JB on-line em nada se parece com o velho JB impresso, cujas posições sempre refletiam o pensamento do povo. Não tenho simpatias por ONGs, especialmente estrangeiras, que se intrometem em nossa vida e querem nos ensinar como conduzir o nosso país. Desconfio delas, pois tenho a impressão de que há sempre  um objetivo suspeito por trás dos seus bons propósitos. Mas neste caso, acho que quem cometeu crime de lesa-pátria foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao privatizar a Vale, com a conivência dos governadores do Pará e Maranhão à época, Almir Gabriel e Roseana Sarney, e das bancadas dos dois Estados no Congresso Nacional. Ele, sim, FHC, deveria ser responsabilizado por esse crime.
Também nesta quinta-feira, em outro editorial intitulado "Justiça -O Coração da Sociedade", o JB On-line denuncia uma campanha para desmoralizar a Justiça que, na sua opinião, é o coração da sociedade. E chega ao exagero de afirmar que "sem ela (a Justiça) não é possivel viver". Mais uma vez o JB virtual desmente a tradição do velho JB impresso, do qual fui repórter quando ainda funcionava na avenida Rio Branco. Creio que, ao contrário do que  afirma, o noticiário sobre  irregularidades na Justiça não tem o objetivo de  desmoralizá-la mas de moralizá-la. Se a imprensa divulga as irregularidades no Executivo e no Legislativo por que deveria silenciar quando se comete os mesmos pecados no Judiciário? Acho que a mídia presta um grande serviço ao país quando denuncía improbidades em qualquer dos três poderes. E não se pode condenar nenhuma das instituições por escorregões de alguns dos seus membros, que são minoria. Graças a Deus a grande maioria é íntegra  e, portanto, merece a confiança do povo brasileiro.

Feijão importado

O Brasil já está importando produtos naturais, alguns genuinamente brasileiros, como óleo de dendê, feijão, côco seco, alcool e até café. Também está importando aluminio, mesmo possuindo a terceira maior jazida de bauxita do mundo. "O Brasil está,perdendo competitividade até em setores em que tem vocação natural", disse o presidente da Associação do Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro. Segundo analistas, isso é consequência da grande demanda interna,   resultante do crescimento do país. Seja como for, o fato é que o governo precisa urgentemente fazer alguma coisa, do contrário não vai demorar muito e estaremos importando cabeças chatas e baianos...

Perdoado

Seis homens armados e encapuzados assaltaram o Mosteiro Karim, a 84 quilômetros de São Paulo, onde renderam e amarraram 15 pessoas, entre elas o padre cantor Antonio Maria. O padre é aquele que sempre se apresenta na televisão carregando um quadro com a imagem da Virgem Maria e fez parcerias com vários artistas famosos, entre eles Roberto Carlos. "Meus filhos, não façam isso, nós não temos dinheiro. Nós lutamos com muitas dificuldades", ele disse aos bandidos. O sacerdote-cantor disse ainda a um dos assaltantes que ía rezar por ele. E o bandido, sensibilizado, pediu perdão e um abraço do padre. E mesmo abraçado e perdoado levou dois carros, televisores, computadores, celulares e R$ 1.100 em dinheiro.

Desabamento

Cinco mortos, 19 desaparecidos e cinco sobreviventes é o saldo, até a tarde desta quinta-feira, do desabamento de três prédios na avenida 13 de Maio, no Rio de Janeiro, ocorrido na noite de quarta-feira. O prefeito Eduado Paes descarta a possibilidade de explosão, atribuindo o desastre provavelmente a uma falha na estrutura do prédio de 20 andares que, ao desabar, levou junto um prédio de 10 andares e outro de quatro. Especialistas acreditam que a principal causa do desabamento foi uma obra realizada ilegalmente no nono andar do prédio de 20, que retirou até os pilares de sustentação. Somente após a perícia, no entanto,  é que se saberá, efetivamente, a causa do desabamento. Se o acidente tivesse ocorrido durante o dia o número de vítimas seria muito grande porque os prédios eram comerciais. Os bombeiros continuam trabalhando no local em busca de sobreviventes ou de corpos. A presidente Dilma Roussef se solidarizou com os familiares das vítimas.

Proposta desumana

O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Went Gingrich,  ridicularizou o seu concorrente Mitt Romney por ter proposto uma "deportação voluntária" de imigrantes ilegais. Segundo a proposta de Romney, seria negado aos imigrantes ilegais todos os serviços públicos americanos, o que os forçariam  a deixar o país por conta própria. Gingrich classificou a proposta de desumana para familias que já vivem nos Estados Unidos há muito tempo. Se pudesse, a julgar por essa proposta, Romney provavelmente mandaria fuzilar os imigrantes ilegais para tirá-los do seu país. Pelo visto eles correrão enorme risco se Romney, cujo nome lembra Rommel, for eleito.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Evo de novo

O presidente Evo Morales, da Bolívia, aprontou de novo: ele anunciou que vai expropriar por decreto a empresa Pan-American Energy, petroleira argentina que opera num campo de gás ao sul do país. A empresa argentina possui 25% de participação na exploração de gás, junto com as britânicas Repsol e British Gás, que possuem cada uma 27% da sociedade. A parte da Energy é a única que será tomada por decreto pelo governo boliviano. Recorde-se que o índio Morales é useiro e vezeiro nesse negócio de tomar empresa alheia, como já fez com a Petrobrás. Alguém precisa civilizar esse sujeito antes que ele faça coisa pior e provoque um conflito de consequências imprevisíveis com os países vizinhos.

Supersalários

Enquanto algumas categorias profissionais suam, fazem greve, lutam para conseguir melhorar a merreca que recebem, os magistrados do Rio de Janeiro tem salários que variam de R$ 40 mil a R$ 150 mil. A revelação foi feita pelo jornal "O Estado de São Paulo", segundo o qual o salário é de R$ 24 mil mas cresce assustadoramente com as "vantagens eventuais".  Alguns desembargadores cariocas chegaram a receber R$ 400 mil cada um ao longo de um ano apenas com essas "vantagens". O jornal paulista revela ainda que em dezembro de 2010 o desembargador mais abastado recebeu a bagatela de R$ 511 mil, enquanto outro recebeu, além do salário, R$ 462 mil. O CNJ e a sociedade brasileira estão de olho.

Incógnita

Os funcionários do Banco da Amazonia continuam sem saber quando vão receber o pagamento da antecipação da PLR, no valor de R$ 500, conforme decisão do TST no dissídio coletivo da categoria. O Basa continua ignorando não apenas a decisão judiciária mas, também, ofício do Sindicato dos Bancários do Pará pedindo seja marcada uma data para o pagamento. O Basa, pelo visto, não está muito preocupado em cumprir a decisão do TST. Essa, aliás, é a marca da administração Abdias.

Barrados

Cerca de 250 haitianos estão acampados no Peru, na fronteira com o Brasil, impedidos de entrar em nosso país. Depois da onda migratória que já trouxe para o Brasil  cerca de 6 mil haitianos, somente no ano passado, o governo brasileiro decidiu adotar medidas que interromperam o fluxo, preocupado com os problemas que surgiram no Acre. Uma haitiana morreu de dengue em Tabatinga, no Amazonas, fronteira com o Peru, mas a secretaria de Saúde do Estado afirma que ela já chegou doente ao Brasil.  O farto é que a imigração indiscriminada de haitianos que fogem da miséria no seu país, arrasado recentemente por um terremoto, deixou o governo brasileiro às voltas com um problemão, diante das dificuldades  de emprego, especialmente nas cidades de fronteira. A maioria deles vagueia pelas cidades fronteiriças  sem ter o que fazer e as prefeituras estão fazendo esforços para alimentá-los. O governo precisa urgentemente encontrar uma solução que alivie os sofrimentos dos irmãos haitianos, antes que o problema se agrave.

Melindres

Com a chegada do novo embaixador americano na Russia, ao contrário do que prometeu o presidente Barack Obama, as relações entre os dois países se esgarçaram. Tudo porque o embaixador Michael McFaul tão logo assumiu o cargo promoveu uma reunião com as lideranças que fazem oposição ao governo russo. O deputado Andrei Isayev pediu uma investigação sobre "a atuação cínica dos Estados Unidos". O diplomata americano, segundo o parlamentar, é especialista em revoluções laranjas, como as realizadas em alguns paises do bloco soviético. McFaul, porém, afirmou candidamente em seu blog que nos Estados Unidos as autoridades "se reúnem com representantes do governo e da sociedade civil". Cabem aí duas perguntas: a sociedade  civil americana é oposição ao governo? E se o embaixador russo se reunisse com lideranças oposicionistas americanas? O fato, porém, é que as relações entre americanos e russos estão estremecidas.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Abono anual

O fantasma Amintore Fanfani Sales reapareceu, mas já não assombra mais ninguém. E, como assessor fantasma da Capaf, no dizer do Sidou, ressurgiu para afirmar que a instituição não pagará o adiantamento do abono anual  (13º salário). Para justificar essa posição transcreve parte da sentença da Justiça do Trabalho que condenou o Banco da Amazonia a pagar os benefícios dos aposentados e pensionistas, limitando-se, porém,  ao trecho em que supostamente a juiza nega o pagamento ao escrever: "A Diretoria da Capaf detém poderes para definir a época do ano em que haverá seu pagamento (do abono), de acordo com o caixa do plano". O Fanfani, que deve ter virado alma penada vagando pelos corredores da Capaf depois da intervenção, parece que odeia os aposentados e pensionistas, talvez porque eles estão demorando a morrer, o que, aliás, foi apontado pela falecida diretoria da Capaf como um dos principais motivos da sua falência. Vamos esclarecer algumas coisas. Quando a juiza condenou o Basa a pagar os velhinhos a Capaf ainda tinha diretoria e caixa. Hoje não tem mais nem diretoria, pois está sob intervenção, e muito menos caixa, pois está quebrada. Por isso o Basa foi obrigado a assumir o pagamento dos benefícios. Não cabe à Capaf, portanto, dizer se paga ou não o adiantamento, mas ao Basa. E se não pagar estará descumprindo decisão da Justiça, além de mais um ato de desumanidade  com os velhinhos. O capeta deve estar esperando o Abdias com um enorme tridente para... Bem, deixa pra lá.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Loucura, loucura...

A semana recém-finda registrou pelo menos três acontecimentos que merecem alguma reflexão. Uma adolescente da Paraíba vai para o Canadá, em intercâmbio cultural, e o pai, ao referir-se à   inauguração de um imóvel, na rede social, disse que toda a sua familia estava presente, "menos a Luiza, no Canadá". A frase ganhou tamanho repercussão que Luiza virou celebridade e os grandes jornais e TVs abriram espaço para a jovem, que passou até a dar autógrafos  e ganhou contratos de publicidade. Mas que diabo fez Luiza para ficar famosa? Nada, absolutamente nada. Será falta de assunto ou a internet está deixando todo mundo besta? Outro fato foi o daquela mulher que inventou uma  gravidez de quadrigêmeos e desfilava pelas ruas, escoltada pelo marido cúmplice, com um barrigão de mentirinha.  A polícia abriu inquérito para enquadrar a mulher em falsidade ideológica, etc, etc. O caso dela - e do marido também - certamente não é de policia, mas de médico, mais precisamente de psiquiatra, porque aquilo é uma maluquice sem tamanho. E\o barrigão, a exemplo de Luiza, também ganhou grandes espaços na mídia. Por último temos  provavelmente a revelação do ano: o cantor Barack Obama. O presidente americano está fazendo qualquer coisa para vencer as eleições deste ano. Na palhinha que deu durante um pronunciamento - e que percorreu o mundo - Obama mostrou-se afinado. E se concluir que a cantoria pode lhe render muitos votos certamente vamos vê-lo cantando até as eleições de novembro.

Dilmalá

A presidente Dilma Roussef superou o ex-presidente Lula na avaliação do seu primeiro ano de governo, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo. Nada menos de 59% dos brasileiros consideram o seu governo ótimo ou bom, enquanto Lula alcançou 50% e FHC 41%.  O Datafolha ouviu 2.575 pessoas nos dias 18 e 19 deste mês de janeiro.  A presidente Dilma Roussef  sem dúvida  vem comandando razoavelmente o nosso barco,  mas tem falhas imperdoáveis como, por exemplo, ignorar a situação dos aposentados e pensionistas do Banco da Amazonia, que permanecem com a espada no pescoço. O ministro Garibaldi Alves, aquele que sempre tem desenhado na boca um sorriso dentuço e bobo, não resolveu nada, apesar da promessa feita às lideranças dos bancários, e Abdias Junior continua no cargo de presidente do Basa, com a cumplicidade silenciosa de governadores e políticos da região amazônica.  O santo do homem parece que é muito forte mesmo.

Vingança

O soldado afegão que matou quatro soldados franceses e feriu outros 15 -  e que levou o presidente Nicolas Sarkozi a ameaçar retirar as tropas francesas do Afeganistão - disse, ao ser interrogado, que  os seus crimes foram motivados pelo vídeo em que soldados americanos são vistos urinando sobre cadáveres de afegãos. Ele ficou fortemente motivado a matar os soldados quando viu o vídeo. O soldado Abdul Mansur, de 21 anos, no entanto, errou de alvo, pois quem urinou sobre cadáveres de afegãos foram americanos e não franceses. Provavelmente ele não faz distinção entre americanos e franceses, pois todos são estrangeiros em seu país.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Escândalo

A China detém 15% da produção brasileira de nióbio, um metal raro e estratégico. Através de um consórcio asiático, os chineses compraram por 1,95 bilhão de dólares parte das ações da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), do grupo Moreira Sales, com sede em Araxá, Minas Gerais, que explora o nióbio em nosso país. A denúncia foi feita pela "Folha de São Paulo", que estranhou o silêncio do governo federal e do governo de Minas sobre a operação. O Ministério das Minas e Energia, procurado, não se manifestou. O Brasil detém 98% das reservas de nióbio do mundo, sendo por isso praticamente o único produtor desse importante minério. O nióbio, um metal raro mas abundante no Brasil, é muito importante para a indústria do aço, usado principalmente nas turbinas de aeronaves por sua resistência a altas temperaturas. Essa operação, com a complacência das autoridades brasileiras, é um escândalo. Depois da privatização da Vale, um escândalo do governo FHC com a cumplicidade silenciosa dos governadores Almir Gabriel, do Pará, e Roseana Sarney, do Maranhão, além das bancadas dos dois Estados no Congresso Nacional, ninguém se surpreenda se os 15% vendidos aos chineses sejam apenas o início de uma futura venda da CBMM para aquele país. E mais uma vez nossas riquezas naturais tomam outro destino. Cadê a Dilma???

Quem entra na chuva...

O presidente Nicolas Sarkozi ameaçou nesta sexta-feira retirar as tropas francesas do Afeganistão caso não haja segurança para seus soldados naquele país. "Não posso aceitar que um soldado nosso seja morto ou ferido por nossos próprios aliados", ele disse. Sarkozi ficou irritado porque quatro militares franceses foram mortos por um soldado afegão durante uma operação de treinamento para militares daquele país. "Todas as operações do exército francês de formação e apoio ao combate ficam suspensas", acrescentou. A França tem 3.600 soldados no Afeganistão desde 2001 e 82 deles já foram mortos.  Alguém precisa dizer a Sarkozi que quem entra na chuva pode se molhar.

13º salário

José Roberto Duarte, aposentado do Banco da Amazonia, produziu um informativo no qual afirma que compete ao Basa, e não a CAPAF,  pagar o adiantamento do 13º salário aos seus aposentados e pensionistas, confirmando o que já havia sido dito neste blog.  Ele lembra a sentença da Justiça do Trabalho condenando o Basa a pagar os benefícios aos associados do plano BD "como se na ativa estivessem". E alerta a Associação dos Aposentados para denunciar o Banco da Amazonia por descumprimento da decisão judicial caso não pague o adiantamento aos velhinhos no inicio de fevereiro, junto com o pessoal da ativa. É isso aí.

Situação crítica

O primeiro ministro português Pedro Passos Coelho admitiu nesta sexta-feira que Portugal atravessa uma "situação realmente crítica", mas acredita que as exportações possam reativar a economia do país este ano. Depois de falar sobre os novos problemas "provenientes da Grécia ou de uma agência de classificação", Passos mostrou-se otimista quanto a um superavit comercial este ano. Portugal obteve ano passado um empréstimo de 78 bilhões de euros do FMI em troca de um duro programa de austeridade para reduzir o seu déficit público.Quase ao mesmo tempo, porém, o FMI, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio divulgavam nota conjunta alertando os países europeus em crise sobre os riscos econômicos e sociais dos programas de austeridade e pediram maior empenho para sairem da crise e alavancarem o crescimento. Eles bem que poderiam dar a fórmula mágica.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Salário maior

O governador Geraldol Alkmin anunciou nesta quinta-feira um reajuste de 15% no piso salarial de São Paulo, o que elevará o mínimo naquele Estado para R$ 690,00. O projeto será enviado à Assembléia Legislativa paulista nos próximos dias, mas ainda não há previsão para a data da vigência do novo salário, que poderá ser em março. Até lá os trabalhadores que moram em São Paulo vão receber R$ 622,00, que é o salário mínimo aprovado pelo Governo Federal para todo o país. A estimativa do governo paulista é a de que o novo mínimo vai beneficiar mais de 7,8 milhões de pessoas em São Paulo. Alkmin, pelo visto, quer vencer as eleições municipais deste ano de  qualquer maneira  e um reajuste desses certamente será um bom cabo eleitoral.

Novos caças

Tudo indica que este ano o Brasil concluirá a operação de compra de 36 novos caças para a Força Aérea Brasileira, cuja esquadrilha precisa ser modernizada.  O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse nesta quinta-feira que espera que o negócio seja concluído ainda neste primeiro semestre, por decisão da presidente Dilma Roussef. O processo da compra, que envolve R$ 10 bilhões, se arrasta desde o governo de Lula. Estão disputando o mercado brasileiro os caças Rafale, da França; o americano F-18 e o sueco Gripen NG. Apesar de mais caro, o Rafale parece atrair as preferências porque na compra está incluida a transferência de tecnologia, uma exigência do governo brasileiro.

Tensão

Cresce a tensão entre a Argentina e a Inglaterra pelo controle das ilhas Malvinas. O primeiro ministro britânico David Cameron aprovou um plano para ampliar a presença militar inglesa naquelas ilhas, que vêm sendo disputadas pelos dois países desde 1833. A disputa culminou com uma guerra na década de 80 que matou 255 ingleses e 650 argentinos. Teme-se que uma nova guerra possa acontecer caso as diferenças não sejam resolvidas diplomaticamente.

Ainda Serra

Os tucanos parece que ainda não desistiram do projeto de ter o ex-governador José Serra como seu candidato à prefeitura de São Paulo. O governador Geraldo Alkmin disse nesta quinta-feira que "ainda há tempo" para Serra se decidir, pois a decisão do partido só acontecerá em março. Serra, como se sabe, já deixou bem claro que não deseja concorrer à sucessão do prefeito Gilberto Kassab, mas os tucanos, entre eles o próprio governador Alkmin, ainda alimentam a esperança de que ele volte atrás e decida candidatar-se. Os tucanos, inclusive, defendem uma aliança com o PSD de Kassab que, no entanto, vem namorando abertamente com o PT de Fernando Haddad. Ao que tudo indica o projeto de Serra é disputar novamente a presidência da República, projeto de dificil materialização diante da força do senador mineiro Aécio Neves, que não esconde o sonho de ocupar o Palácio do Planalto.

Eike presidente?

Um colunista da "Folha de São Paulo", Sergio Malbergier, lançou a candidatura do bilionário Eike Batista para a presidência da República nas eleições de 2014. Na sua opinião, um homem que conseguiu tamanha fortuna obviamente é um grande administrador e, portanto, um nome ideal para governar o Brasil em seu novo estágio de sexta economia do mundo. Ele só não informou o que o próprio Eike pensa da idéia. Recordo que quando Silvio Santos manifestou o desejo de concorrer ao Palácio do Planalto foi bombardeado de todos os lados, especialmente pelos políticos, até desistir da idéia.

Visto mais fácil

Os Estados Unidos devem aumentar em 40%, até o fim do ano, a capacidade de emissão de vistos para turistas brasileiros e chineses, além de adotar novas medidas que facilitem o processo, entre elas a eliminação da entrevista.  O anúncio foi feito nesta quinta-feira na Disney World, em Orlando, pelo presidente Barack Obama, acrescentando:"Queremos mostrar ao mundo, especialmente às pessoas destes dois paises, com uma classe média em expansão, que a América está pronta para os negócios". Segundo as associações de viagens norte-americanas os atrasos nos vistos já custaram 606 bilhões de dólares à economia americana e 467 mil empregos na última década. Obama espera criar 1,2 milhão de empregos com as novas medidas. Quem te viu e quem te vê. O Brasil, visto antes pelos americanos como uma republiqueta produtora de banana, agora tornou-se importante para a economia daquele país. E do resto do mundo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Um desastre

A Secretaria Municipal de Trânsito de São Luis deve ser o pior órgão da prefeitura da capital maranhense e, por isso, deve contribuir decisivamente para a derrota do prefeito João Castelo nas eleições municipais deste ano. Os agentes municipais de trânsito não tem nenhuma formação e, convencidos de que fiscalizar o trânsito é multar, agem quase escondidos, certamente conscientes do mau procedimento. Eles ficam de longe multando carros parados (não estacionados) com o motorista dentro do veículo., que nem percebe que está sendo multado.  O seu dever deveria ser orientar o motorista, advertindo-o quando em local proibido, multando-o apenas caso insista em permanecer no local. Há casos em que eles vêem o motorista estacionar em local proibido e, ao invés de adverti-lo, deixam ele sair para então  guichar o veículo. E, estranhamente, quando vai buscar o seu carro no depósito da SMTT, o motorista paga a multa e liberação do carro à empresa proprietária do guincho, o que significa que o dinheiro provavelmente não deve passar pelos cofres da prefeitura. E quando alguém reclama ao agente, ele diz:"Vá se queixar ao prefeito!" A toda hora a SMTT está tirando voto de Castelo, por mais que ele asfalte as ruas. Desse jeito a sua reeleição será um fiasco.

Novas regras

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, já tem pronto um projeto destinado a alterar as regras para concessão de pensão por morte. Atualmente, por exemplo, não existe carência para a concessão da pensão, mesmo que o trabalhador tenha contribuido apenas um mes para a Previdência. "Esse regime é de uma generosidade  muito grande" - disse o ministro, acrescentando que "hoje isso está custando R$ 60 bilhões por ano". O novo projeto vai estabelecer um prazo de carência, além de suspender a pensão das viúvas que se casarem novamente. E se elas apenas juntarem os trapinhos com os novos amados, sem papel? O projeto ainda será encaminhado à apreciação do Ministério da Fazenda e da Casa Civil da Presidência da República.

Aposentadoria por invalidez

Cresceu assustadoramente no Brasil os casos de invalidez permanente de vítimas de acidentes de trânsito. De 2005 a 2010 os casos passaram de 31 mil para 152 mil e no ano passado subiram para 166 mil. A maioria dos acidentados (mais de 70%  dos casos) é constituida de motoqueiros com idade entre 18 e 44 anos. Esses dados preocupam a Previdência Social, que teme ter de arcar com os custos de uma geração de jovens aposentados por incapacidade. O INSS gastou R$ 8,6 bilhões só com benefícios gerados por acidentes de trânsito. Se continuar nesse rítmo, acelerado pela imprudência dos motoqueiros que infestam as ruas de todas as cidades brasileiras, em breve teremos uma população de jovens inválidos. Os dados devem servir de alerta aos condutores de motocicletas, que não devem transformar os seus veículos  em passagem para cadeiras de rodas ou mesmo para o além, com grandes sofrimentos para os seus familiares. A vida, afinal,  é muito preciosa para tamanho desperdício.

Reprovados

Pesquisa do Ibope realizada na capital paulista revela que a imagem dos políticos vai muito mal na maior cidade da América do Sul: os paulistanos deram a nota 2,9 para os politicos locais. Segundo o Ibope, a desconfiança na Câmara Municipal chegou a 69%, seguido da prefeitura, com 64% e do Tribunal de Contas do Municipio com 63%. O Ibope ouviu 1.512 moradores da capital paulista no mes de dezembro passado. Se a pesquisa fosse estendida para o resto do país os resultados não seriam diferentes, pois a população brasileira tem os políticos em péssima conta. É claro que existem exceções, mas infelizmente a grande maioria realmente é uma vergonha. O Ibope também deveria fazer uma pesquisa sobre a confiança do brasileiro no Poder Judiciário que, após as liminares de dois ministros do STF, ficou bem ruim.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Velha cantora

Arqueólogos egípcios e suiços encontraram uma tumba de mais de 3 mil anos no Vale dos Reis, no Egito. Segundo a inscriçao no local a tumba, encontrada por acaso, pertence a uma cantora do templo de Karnak,um dos mais importantes do tempo dos faraós. Foi naquela mesma área que os arqueólogos encontraram em 1922  a máscara funerária de Tutancâmon, que governou a região até 1323 a.C. Pelo visto desde aquela época as cantoras já gozavam de fama e prestígio.

Mau sinal

Em mensagem endereçada ao colega Roberto Duarte, aposentado do Basa, o interventor da Caixa de Aposentadoria Complementar do Banco da Amazonia (CAPAF), Moisés Lourenço, informa que não vai pagar o adiantamento do 13º salário, que os funcionários da ativa receberão no próximo dia 1º de fevereiro. Eis a íntegra da mensagem: "Informamos que., a exemplo do que ocorreu  em 2011, não há perspectiva da CAPAF efetuar o adiantamento do abono anual de 2012 aos participantes dos planos de benefícios". Na verdade, há muito tempo que a CAPAF não paga nada e, portanto, isso não representa nenhuma novidade. Quem está pagando é o próprio Basa, obrigado por uma decisão judicial, e que, no entanto, desconta todo mês o percentual destinado à CAPAF.  Compete ao Banco, portanto, fazer o pagamento do adiantamento do 13º salário, em obediência à decisão da Justiça do Trabalho. A AABA deve mexer-se para garantir esse pagamento. De qualquer modo, a lacônica mensagem do interventor da CAPAF parece revelar sua sintonia com a diretoria e um mau sinal para aposentados e pensionistas.

Novo presidente?

Novamente surgem rumores sobre a nomeação de um novo presidente para o Banco da Amazonia, em substituição a Abdias Junior. Desta vez a infomação foi veiculada pelo jornal "A Crítica" de Manaus. Segundo a notícia, durante a cerimonia de posse do novo superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, circularam rumores entre os presentes de que o atual presidente da Afeam, Pedro Falabella, estaria cotado para assumir a presidência do Basa. Depois de tantos rumores que não se confirmaram, revelando que Abdias tem um santo forte que o segura no cargo, só acredito agora nessas notícias depois do fato consumado. Só sei que, seja qual for o novo presidente, tem muita gente guardando foguete para espocar no dia da mudança.

Janeiro triste

Retomo a rotina deste blog infelizmente  com  três noltícias tristes: a morte neste mes de janeiro do advogado Luis Antonio Castagna Maia e dos colegas do Basa Walmen Hoffman de Souza e Wagner Viana. Considerado uma das maiores autoridades em direito trabalhista/previdenciário do país, o advogado Castagna Maia teve atuação decisiva, como advogado da AABA e AEBA, na ação que resultou na decisão da Juiza do Trabalho que determinou ao Banco da Amazônia o pagamento dos proventos dos aposentados e pensionistas. Os colegas Wagner e Walmen, meus contemporâneos no Basa, tiveram atuação destacada no Banco: o primeiro chegou a chefe do antigo Audin e o segundo a diretor. Meus sinceros sentimentos aos familiares dos três novos inquilinos  do andar de cima, onde certamente foram bem recebidos pelo síndico divino.

domingo, 15 de janeiro de 2012

A crise do Judiciário

O Judiciário vai retomar suas atividades em fevereiro, após o recesso, mergulhado numa crise cuja discussão  promete envolver muita gente, especialmente o Legislativo. As denuncias de movimentações financeiras suspeitas em vários tribunais, que ganharam espaço cativo na imprensa, e a posição dos ministros Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski e Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal, contrária à atuação do Conselho Nacional de Justiça, certamente forçarão o Congresso Nacional a tomar posição que reflita a opinião pública, francamente favorável às investigações do CNJ. A julgar por recentes declarações do ministro Marco Aurélio, que concedeu liminar esvaziando os poderes do CNJ, praticamente falta apenas um voto para que o Supremo, no julgamento do mérito, confirme a sua decisão, deixando o Conselho de mãos atadas para prosseguir nas investigações. Diante disso - e a julgar pela manifestação de alguns líderes políticos - tudo leva a crer que o Congresso entre na briga votando leis que reforce os poderes do CNJ. O fato é que depois da avalanche de denúncias publicadas pelos jornais envolvendo magistrados - e da sua repercussão no seio da opinião pública - dificilmente terá sucesso a ação destinada a esvaziar o Conselho.
Além de movimentos dentro do próprio Judiciário favorável ao trabalho do CNJ, entidades respeitáveis como a OAB vem se manifestando pelo fortalecimento do Conselho. O  presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, disse que "o CNJ foi criado justamente para investigar possíveis desvios de magistrados". E contestando declarações do ministro Marco Aurélio, que comparou o CNJ à KGB e acusou o COAF de invadir a privacidade do cidadão, disse que "a privacidade não pode servir de escudo para acobertar irregularidades". No ´próximo dia 31 deste mes a OAB nacional vai promover uma manifestação em Brasilia, com a participação de figuras importantes da vida nacional, em favor das investigações do CNJ, o que dará novo colorido ao debate sobre a crise. De uma coisa, porém,  ninguém mais tem dúvidas: depois dessa crise o Judiciário não será mais o mesmo, ou seja, deixará de ser aquele poder herméticamente fechado ao qual ninguém tinha acesso.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Batalha

Meus amigos leitores, desculpem os hiatos na atualização do blog. É que estou enfrentando uma enorme batalha contra os virus que vêm atacando o meu computador. Espero ter conseguido vencê-los todos até a próxima semana e retomar a rotina do blog. Grato pela compreensão.

Suspeitos

O COAF, órgão de controle financeiro do Ministério da Fazenda, revelou em relatório recentemente divulgado que 3.426  magistrados  e servidores do Judiciário fizeram movimentações financeiras consideradas atípicas envolvendo R$  855 milhões entre os anos de 2000 e 2010. O documento, ao qual teve acesso a "Folha de São Paulo", mostrou muitas situações suspeitas, entre elas as de três pessoas vinculadas ao Tribunal de Justiça Militar de São Paulo e ao Tribunal de Justiça da Bahia, que movimentaram R$ 116,5 milhões em apenas um ano. O documento,que revela sem citar nomes que houve depósitos de R$ 77 milhões nas contas dessas pessoas, foi encaminhado pela corregedora do Conselho Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, ao Supremo Tribunal Federal. Quase ao mesmo tempo a "Folha" informou que o desembargador Roberto Bellocchi aprovou para si próprio, quando presidia o Tribunal de Justiça de São Paulo, um pagamento milionário de R$ 1,5 milhão. Foi o maior benefício pago a um único desembargador. O atual presidente do tribunal paulista, desembargador Ivan Sartori, por sua vez, baixou ato esta semana fixando o prazo de 30 dias para que os magistrados entreguem as suas declarações de renda e de bens. A determinação, que foi publicada no Diário Oficial da Justiça desta quinta-feira, atinge principalmente os magistrados que não entregam o documento há mais de 5 anos e que não foram punidos, o que provocou uma investigação do CNJ. A determinação certamente já é decorrente da ação do CNJ.

Vingança

O principal líder religioso do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, pregou nesta sexta-feira a vingança contra os assassinos do cientista iraniano Mustafá Roshan, morto num atentado a bomba esta semana. Os iranianos acusam o serviço secreto dos  Estados Unidos e de Israel pelo atentado que matou o cientista, um dos principais executores do programa nuclear daquele país. Desde janeiro de 2010 três cientistas nucleares iranianos já foram mortos em atentados e os líderes daquele país suspeitam que os americanos e israelenses estejam por trás dos atentados. Recorde-se que são justamente os Estados Unidos e Israel os principais articulares das sanções contra o Irã, sob suspeita de estar construindo armas nucleares. Por conta disso cresce a tensão internacional, sobretudo depois que a Russia e a China se manifestaram contrários às sanções. Espera-se que o bom senso presida as ações dos líderes mundiais.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mais um

As chamadas "forças ocultas" só deram uma trégua à presidente Dilma Roussef durante as festas de Natal e Ano Novo e já voltaram a carga: o ministro Fernando Bezerra, da Integração, é o novo alvo. Bezerra é acusado, entre outras coisas, de ter comprado o mesmo terreno duas vezes quando foi prefeito de Petrolina, em Pernambuco, além de favorecer o seu Estado na distribuição de recursos para combater as enchentes. E a campanha para derrubá-lo segue o mesmo  "modus operandi" observado na derrubada dos outros ministros:  primeiro a chamada Grande Imprensa publica a denúncia, no condicional, e depois os mesmos oposicionistas de sempre repercutem a notícia, ainda que o Congresso não esteja funcionando. O senador Demóstenes Bezerra, líder do DEM, anunciou que pediria ao Procurador Geral da República para investigar o ministro Bezerra, enquanto o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, pediu ao presidente do Senado, José Sarney, para convocar uma comissão de senadores com o objetivo de ouvir os esclarecimentos do ministro. Com o Congresso em recesso os dois senadores foram entrevistados em casa, pois era preciso repercutir a denúncia. O senador Sarney já marcou para esta quinta-feira o comparecimento de Bezerra à comissão do Senado. E o ministro da Integração  vai ganhar espaço cativo na chamada Grande Imprensa até renunciar ao cargo, pois vão revirar a sua vida do avesso. Resta perguntar: depois dele, quem será o próximo?

Favorecimento

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais promoveu  a desembargador 17 juizes,  privilegiando, porém, os parentes de desembargadores, em detrimento de juizes mais antigos. A denúncia foi feita por uma asociação de juizes mineiros,  que entrou com uma ação junto ao Conselho Nacional de Justiça, pedindo a anulação das promoções. A associação diz ainda que além de não observar critérios como antiguidade e produtividade, o Tribunal de Justiça mineiro fez as promoções às escuras, sem publicar o edital. O CNJ está investigando o fato, mais um escândalo na crise do Judiciário.

Haitianos

O governo brasileiro resolveu adotar medidas para controlar a entrada de haitianos no Brasil. Entre as medidas a serem tomadas estão a  limitação em 100 do número de vistos a serem concedidos pela embaixada brasileira no Haiti e maior vigilância nas fronteiras com o Peru, Equador e Bolivia,  para evitar a entrada ilegal de haitianos, conduzidos por "coiotes". O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, após uma reunião com a presidente Dilma Roussef.  Ele informou ainda que todos os 4 mil haitianos que já se encontram no Brasil, onde entraram ilegalmente pelo Acre, terão sua situação regularizada. O Brasil confirma, assim, a sua tradição de país humanitário.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Demorou

A Ordem dos Advogados do Brasil vai promover um ato público no dia 31 deste mes de janeiro em defesa do poder de investigação do Conselho Nacional de Justiça. O ato, em Brasilia, contará com a participação de juristas, parlamentares, artistas, jornalistas e entidades da sociedade civil. O presidente da OAB, Ophir Cavalcanti, disse que "o Conselho é fundamental para dar transparência à Justiça brasileira que, entre todos os poderes, ainda é o mais fechado. E esse é um poder que tem de servir à sociedade". E acrescentou: "A correção dos desvios ético-disciplinares é fundamental para a credibilidade da Justiça brasileira". O ato será uma resposta da sociedade às liminares dos ministros Marco Aurélio Melo e Ri\cardo Lewandowski, do STF, que pretendem  esvaziar o poder de investigação do CNJ. Já era tempo.

Fidel sugere robô

Em artigo publicado neste domingo em Havana, o ex-primeiro ministro Fidel Castro sugere que os americanos elejam este ano para a Casa Branca um robô, "pois ele governará os Estados Unidos melhor do que Barack Obama", disse. Acrescentou que Obama é "um bom articulador de palavras mas está anos-luz de distância dos sonhos de Luther King". Fidel mostrou-se preocupado com a falta de um candidato à presidência dos Estados Unidos capaz "de evitar uma guerra nuclear que acabe com a espécie humana". E afirmou: "Qualquer dos congressistas republicanos presidenciáveis carrega mais armas nucleares nas costas do que idéias de paz na cabeça".
A China, por sua vez, através do seu secretário da Defesa, advertiu os Estados Unidos para serem mais cuidadosos com suas palavras e ações, uma resposta ao presidente Barack Obama, que anunciou um plano de defesa preocupado com a ascensão militar dos chineses. A nova estratégia americana promete aumentar a sua força militar na Ásia, numa tentativa para conter a crescente capacidade da China em se contrapor ao poder militar dos Estados Unidos na região. Os chineses dispõem, hoje, de modernos submarinos e porta-aviões, mostrando-se em pé de igualdade com os americanos.
O fato é que todos, no mundo inteiro, estão preocupados com as eleições presidenciais americanas,  porque Barack Obama abandonou sua imagem de pacifista e assumiu agora uma postura mais belicista, certamente uma estratégia para enfrentar seus adversários republicanos que, por sua vez, se mostram igualmente belicistas, confiantes de que o seu país ainda detém o maior poder bélico do mundo. O dragão chinês, no entanto, já mostrou os dentes.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Crime bárbaro

Uma criança india de 8 anos de idade, da etnia Awá-Guajá, foi queimada viva por madeireiros no municipio de Arame, a 476 quilômetros de São Luis, no Maranhão. A denuncia, divulgada pelo jornal "Vias de Fato", foi confirmada pelo representante do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Gilderlan Rodrigues da Silva. Ele disse que a Fundação Nacional do Indio (Funai) foi alertada várias vezes pelos indios sobre a ação de madeireiros em suas terras, mas nenhuma providência foi tomada. Acrescentou que nenhuma informação sobre abusos contra indígenas tem espaço na mídia. "Os madeireiros são blindados pela imprensa", disse. Rosimere Diniz, também do CIMI, disse que são frequentes os ataques de madeireiros às aldeias indígenas sem qualquer providência por parte das autoridades. A Funai já estaria investigando as denúncias, segundo as quais os madeireiros teriam a cobertura de influentes politicos do Estado. Absurdo.

Imagem

O governo de Israel vai recrutar gays e lésbicas para tentar melhorar sua imagem no exterior.  Eles viajarão a diversos paises para falar sobre a sua aceitação pela sociedade israelense. Eles querem mostrar que Israel é um oásis em meio a outros paises do Oriente Médio onde o homossexualismo é crime. Enquanto isso, na Aráia Saudita os homens foram proibidos de vender lingerie para mulheres nas lojas e shopings do país, de acordo com uma nova lei que entrou em vigor recentemente. Essa lei abriu oportunidades para as mulheres que, até então, eram impedidas de trabalhar como vendedoras. Agora só mulheres podem vender roupas íntimas para mulheres, o que evita, segundo os religiosos ultra-conservadores, o perigoso contato homem-mulher. Parece absurdo, mas isso ainda existe em pleno século XXI.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Superioridade

O presidente  Barack Obama prometeu nesta quinta-feira, em discurso no Pentágono, manter a superioridade militar americana no mundo, apesar do corte de cerca de 487 bilhões de dólares no orçamento militar em 10 anos. Sua prioridade hoje, segundo disse,é a Ásia, uma "região crucial onde os Estados Unidos reforçarão a sua presença militar". Abandonando a sua antiga imagem pacifista, que lhe valeu a eleição para presidente, Obama assumiu agora uma postura arrogante parecida com a de Bush ao afirmar:"O muindo deve saber: os Estados Unidos vão manter sua superioridade militar com forças armadas prontas a reagir ao conjunto de circunstâncias  e ameaças possíveis conta os interesses do país". E acrescentou: "Temos de nos manter vigilantes, em particular no Oriente Médio". Obama, pelo visto, resolveu adotar agora um novo comportamento, mais ao estilo dos cowboys, para conquistar os votos dos americanos insatisfeitos com o término da guerra no Iraque e que se mostram simpáticos aos candidaos republicanos da ultra-direita. Em ano eleitoral nos Estados Unidos parece ser uma boa estratégia mostrar-se aos eleitores como homem forte comandando um país poderoso, pois, aparentemente, faz bem ao ego da maioria dos americanos.

"O Exterminador"

Um atirador de elite da Marinha americana, Chris Kyle, matou 255 pessoas no Iraque. A sua primeira vítima foi uma mulher, morta sob suspeita de conduzir uma granada. "Não me arrependo - ele disse. - Meus tiros salvaram vários americanos, cujas vidas certamente valiam mais que a daquela mulher de alma distorcida". Apelidado de "O Exterminador" e "O Diabo", Chris Kyle conta em livro  com detalhes os crimes que praticou no Iraque. Ele afirmou: "Adorei o que fiz e ainda adoro. E não estou exagerando quando digo que foi muito divertido". E conclui, cínicamente: "Posso me colocar diante de Deus com a minha consciência limpa em relação ao meu trabalho". Kyle sem dúvida é mais um maníaco assassino produzido pelas guerras patrocinadas pelos Estados Unidos em vários pontos do Globo. E agora, com a retirada das tropas americanas do Iraque, se ele não for mandado para matar no Afeganistão ou outro país asiático provavelmente vai exercitar sua tara no seu próprio país, onde volta e meia algum maníaco como ele mata indiscriminadamente inocentes em escolas ou nas ruas. Enquanto isso George W. Bush, senhor da guerra,  goza a sua gorda aposentadoria de Presidente em algum lugar do território americano...

Concursos

Dezenas de concursos para o serviço público serão realizados em todo o Brasil neste ano de 2012, para o preenchimento de milhares de vagas. Um deles, para 246 vagas no Senado Federal (consultor, analista, policiais e técnicos de nível técnico e superior), oferece salários que variam de R$ 13.833,00 a R$ 23.826,57. A hora é agora.

Compra suspensa

O governo dos Estados Unidos suspendeu a compra de 20 aviões militares super-tucano da Embraer porque uma concorrente americana, a Hawker Beechraft, contestou a licitação na Justiça. À semana passada a Embraer anunciou que vencera a licitação para venda de 20 aviões para a Força Aérea americana, um negócio de 355 milhões de dólares, mas a Beechraft contestou a operação porque seu avião AT-6 foi excluido da licitação. O porta-voz da Força Aérea americana, John Dorrier, disse que "a concorrência e a avaliação da seleção foram justas, abertas e transparecentes", acrescentando que a "Força Aérea está confiante de que o litígio seja rapidamente resolvido". O negócio parecia bom demais.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Apoio a Eliana

A mnistra Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça, vem recebendo apoio de magistrados de todo o país para prosseguir no seu trabalho investigativo. Nesta quarta-feira o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Roque Mesquita, defendeu a atuação do Conselho. "O CNJ está plenamente autorizado a atuar da forma como vem atuando", disse. Contrariou, assim, os ministros Marco Auréko Melo e Ricardo Lewandowski, do STF, que concederam liminares ao apagar das luzes de 2011 esvaziando os poderes do CNJ. Juizes do Rio e São Paulo sairam esta semana em defesa do poder de investifação do CNJ, que investigava o pagamento irregular de R$ 1 milhão a magistrados paulistas, entre eles o ministro Lewandowski, beneficiado quando ainda integrava a corte paulista e que declarou que agora, como ministro do STF, não pode ser investigado pelo CNJ. E enquanto a crise no Judiciário se alastra, o novo presidente do Tribunal de Justiça dr São Paulo, desembargador Ivan Sartori, parece mais preocupado com dinheiro. Ele quer aumentar o caixa daquela Corte empenhado em aprovar um projeto que transfere para o Tribunal a arrecadação da taxa judiciária e parte dos rendimentos dos cartórios de registros de imóveis e de notas. Esse pessoal de São Paulo parece insaciável.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Primárias

Começou nesta terça-feira no Estado de Iowa, Estados Unidos,  as eleições primárias para escolha do candidato republicano que concorrerá à sucessão do presidente Barack Obama. Seis candidatos concorrem ao direito de representar o partido no pleito deste ano, entre eles o ex-governador de Massachussets, Mitt Romney, de 64 anos, que lidera as pesquisas com 22,8%, e o deputado texano Ron Paul, de 76 anos, segundo colocado com 21,5% das intenções de voto. Se Mitt for escolhido e eleito no confronto com Obama, que disputa a reeleição, a Europa não contará com a ajuda dos Estados Unidos para resolver sua crise econômica. Em entrevista ao jornal italiano "La Stampa", Romney disse que a Europa deve resolver sua crise sem esperar ajuda dos Estados Unidos. Ele foi enfático ao afirmar: "Os Estados Unidos tem de cuidar da sua própria crise e não darão um dólar para salvar a Europa". Diante disso, não é dificil concluir que os europeus estão torcendo para que ele perca nas primárias.

Ritual macabro

Dois camponeses indianos degolaram uma menina de 7 anos de idade e extrairam o seu fígado para oferecer aos deuses, em troca de uma boa colheita em suas lavouras. A policia já prendeu os assassinos, que são tios da menina Halita Tati. O crime teve como palco a região de Chattigarth, distrito de Bijapur, onde o sacrifício humano para melhorar a colheita é um  ritual muito antigo que vem sendo combatido pelas autoridades indianas. A identidade dos assassinos não foi revelada. É surpreendente que em pleno século XXI ainda aconteçam rituais macabros como esse, que revelam um grande atraso em determinados povos.

Fafá de Belém

Fafá de Belém está em todas. Depois de receber um gordo cachê do Banco da Amazônia como garota-propaganda da Capaf, para tentar convencer aposentados e pensionistas do Banco a aderirem a um plano que só dava prejuizos aos velhinhos, a cantora  agora é acusada de receber um cachê de R$ 38 mil para se apresentar num show beneficente em São Paulo. O show, realizado no dia 18 de dezembro último no Memorial da América Latina, por iniciativa da primeira dama paulista Lu Alkmim, tinha por objetivo ajudar o Projeto Padaria Artesanal. O ingresso ao show foi um quilo de farinha.  A notícia está na coluna de Mônica Bérgamo, da "Folha de São Paulo". A assessoia de Fafá informou que ela não sabia que o show era beneficente. Alguém acredita nisso?

domingo, 1 de janeiro de 2012

Novos milionários

Cinco brasileiros, dos Estados do Pará, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal,  começam 2012 milionários. São os ganhadores da Mega da Virada e cada um receberá a bagatela de R$ 35.523.497,52. Foi um dos maiores prêmios da América Latina. Em 2010 os apostadores que acertaram os seis números receberam cada um R$ 48,5 milhões. Os números sorteados na virada de 2011 para 2012 foram: 03, 04, 29, 36, 45 e 55.