segunda-feira, 30 de abril de 2012

Novo ministro

O deputado federal Brizola Neto, do PDT do Rio de Janeiro, é o novo ministro do Trabalho. Neto do ex-governador Leonel Brizola,  o novo ministro teve seu nome anunciado nesta segunda-feira pelo Palácio do Planalto após uma reunião da presidente Dilma Roussef com o presidente do PDT e ex-ministro, Carlos Lupi, que deixou a pasta em dezembro do ano passado.  Brizola Neto, de 33 anos, será o mais novo ministro da equipe de Dilma. Sua escolha foi bem recebida nos circulos sindicais e entre os parlamentares. Sua posse está marcada para a próxima quinta-feira.

sábado, 28 de abril de 2012

Vingança

O tenente Genilson Alves de Souza, da Policia Militar de Sergipe,  invadiu sexta-feira a noite o maior hospital de Aracaju e matou a tiros rês pessoas que estavam hospitalizadas. Com a ajuda do irmão Jean Alves de Souza, que é soldado da PM, o tenente entrou no Hospital de Urgência de Sergipe às 22 horas e matou, por vingança, Adalberto,  o sujeito que matou outro irmão dele. As outras duas vítimas  não tinham nada a ver com o crime: ambas estavam feridas por acidente de trânsito  mas  como se encontravam nas camas próximas de Adalberto também foram mortas. Ou seja, estavam internados no hospital errado, na enfermaria errada,  na hora errada.O tenente criminoso se apresentou neste sábado à policia.  

Muita água na Cachoeira

A CPMI destinada a apurar as ligações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com empresários e políticos ainda nem começou a funcionar e a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres já é considerada fato consumado. A situação dele se agravou mais ainda neste sábado com a divulgação pela imprensa, com base em relatório da Policia Federal, de que ele avisava o bicheiro com antecedência sobre as operações do Ministério Público e da PF. Na gravação Demóstenes chega a dizer a Cachoeira: "Fica de olho aí". Em outra gravação, amplamente divulgada pela televisão na sexta-feira, o bicheiro revela que mandou dinheiro para o governador tucano Marconi Perillo, de Goiás. A atitude de Cachoeira ao ver a lista dos parlamentares que integram a CPMI, segundo um dos seus interlocutores, aumentou a expectativa sobre o funcionamento da comissão, especialmente no dia do seu depoimento:  ele simplesmente deu uma gargalhada. Segundo a mesma fonte, conforme divulgou  a "Folha", o bicheiro está curioso para saber o que os parlamentares que conhece vão lhe perguntar. Cachoeira está recolhido ao presídio da Papuda, em Brasilia, não muito distante do Congresso  Nacional.  Seu depoimento deve ser um dos primeiros e certamente vai incendiar o plenário do Congresso.

Carta marcada?

A Força Aérea Americana vai lançar, nos próximos dias, um novo edital para a compra de 20 aviões leves de combate. A primeira concorrência, no ano passado, foi vencida pela brasileira Embraer, com seus aviões super-tucanos, mas acabou anulada em dezembro por pressão da empresa americana Beechcraft. A Embraer  teme que a nova concorrência tenha novas regras destinadas a deixá-la de fora, de modo a  beneficiar a Beechcraft. A negociação envolve 355 milhões de dólares. Se os temores da Embraer se confirmarem estará praticamente sepultada qualquer possibilidade de compra dos caças americanos pela nossa força aérea.  E nem poderia ser diferente. Vamos aguardar a concorrência para ver o que acontece.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Avalanche

Com apenas dois dias de instalada a CPMI do Cachoeira já registra uma avalanche - ou uma torrente - de requerimentos, nada menos de 167, pedindo, entre outras coisas, a quebra de sigilos fiscais e bancários, documentos sigilosos e a convocação de depoentes. Os primeiros a depor deverão ser o próprio Carlinhos Cachoeira e o senador Demóstenes Torres, além dos governadores Marconi Perillo ( PSDB), de Goiás,  e Agnelo Queiroz ( PT.), do Distrito Federal. O senador que apresentou o maior número de requerimentos (31) foi Álvaro Dias, do PSDB do Paraná.  A CPMI deverá se reunir na próxima quarta-feira, após o feriadão, quando o relator, deputado Odair Cunha, do PT, apresentará o seu plano de trabalho. Enquanto isso foi divulgado trecho de nova gravação, feita pela Policia Federal, em que Cachoeira diz que ajudou a eleger Marconi Perillo governador de Goiás. A coisa vai começar a feder.

Mineiro

O senador Aécio Neves não nega que é mineiro. Em entrevista nesta sexta-feira à "Folha" ele disse que o ex-governador José Serra pode ser candidato à Presidência da República nas eleições de 2014, mesmo se for eleito prefeito de São Paulo este ano. "As circunstâncias lá na frente podem indicar que ele é a grande alternativa para a sucessão presidencial", acrescentou. Ao mesmo tempo, porém, o senador mineiro mostrou a sua mineirice ao se confessar  "preparado" e "muito competitivo" para disputar o Planalto. Na oportunidade, Aécio também criticou a presidente Dilma Roussef e disse que o cenário atual indica que o senador Demóstenes Torres será mesmo cassado. Aécio, pelo visto, aprendeu muito bem as lições do avô Tancredo Neves.

Suspeitos

A policia do Maranhão já prendeu dois suspeitos de darem cobertura ao assassino do jornalista Décio Sá, crime ocorrido em São Luis na noite de segunda-feira última. A informação é do secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes, acrescentando que a policia acredita que o assassino já esteja fora do Maranhão. Aluisio disse ainda que estão sendo examinados 20 mil indícios, mas as  investigações serão desenvolvidas dentro do mais rigoroso sigilo para não serem prejudicadas., Ele só voltará a falar sobre o crime quando tiver novas informações.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cotas raciais

O Supremo Tribunal Federal retomou nesta quinta-feira o julgamento  da constitucionalidade das chamadas cotas raciais. A manifestação do STF foi provocada por uma ação do DEM contrária ao uso dessas cotas na Universidade de Brasilia. Até o inicio da noite desta quinta-feira seis ministros já haviam votado favoravelmente à manutenção das cotas, ou seja, a maioria, entre eles o ministro Joaquim Barbosa, o único membro negro daquela Corte. O ministro disse que a "discriminação no Brasil é cultural, arraigada". Na minha visão de leigo em Direito mas de cidadão em pleno gozo dos seus direitos constitucionais, entendo que essas cotas não são raciais, mas racistas, porque elas legalizam a discriminação. Acho que ao defender-se a necessidade de cotas para garantir-se o ingresso dos negros nas universidades estão dizendo, em outras palavras, que o negro não tem condições de competir em igualdade de condições com estudantes de outras raças. Estão inferiorizando os negros. Afinal, a  inteligência e a capacidade de cada um não está na cor da pele. As cotas seriam mais justas se reservassem vagas para os pobres,  de qualquer raça, pois estes, sim, sem condições financeiras para  frequentarem cursinhos precisam de melhor oportunidade para ingressarem na Universidade.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mais barrados

Os espanhóis barraram mais um grupo de 15 brasileiros que no domingo passado tentaram visitar aquele país desembarcando no aeroporto de Barajas, em Madri. Os basileiros foram impedidos de entrar na Espanha mesmo atendendo a todas as exigências daquele país e mandados de volta na mesma pisada. A professora Gilmara Carvalho, de 30 anos, que estava entre os barrados junto com a sua mãe e uma filha, disse que os policiais espanhóis foram "exremamente grosseiros". Eles inclusive confiscaram o remédio da mãe dela, que é diabética, e chegou a passar mal. Ela desabafou ao chegar ao Basil: "Fomos tratados como animais. Os espanhóis vem pra cá e não são maltratados como nós somos na Espanha. A presidente Dilma precisa tomar uma providência", acrescentou. Também acho. A recíproca tem de ser verdadeira.

Fazendo graça

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, tentou nesta quarta-feira convencer o Brasil a comprar os caças  F-18 Super Hornet da Boeing, uma operação de cerca de US$ 4bilhões. "Estou esperançoso de que o governo brasileiro escolha finalmente o Super Hornet para  o seu caça na FAB", ele disse no Rio de Janeifro. Ou é um tremendo cara-de-pau ou está fazendo graça para fazer tal declaração depois que o seu governo cancelou a compra de 20 aviões Tucano da Embraer, que havia vencido a licitação. O Brasil, no entanto, está mais propenso a adquirir o Rafale francês, tendência que ficou mais acentuada depois que os americanos cancelaram a compra do Tucano.

Desrespeito

O sargento Gary Stein,de 26 anos, do Corpo de Fuzileiros da Marinha americana, foi expulso por ter criticado o presidente Barack Obama no facebook. Embora alegue em sua defesa a  liberdade de expressão, o sargento pecou por não se limitar às críticas: ele simplesmente garantiu que não cumpriria ordens do presidente do seu país. E foi mais além:chamou o presidente de "covarde" e de "inimigo econômico e religioso". E não queria ser expulso?? O sargento, na verdade, extrapolou porque faz parte de um  grupo de militares vinculados ao Partido Republicano.

terça-feira, 24 de abril de 2012

A CPI de Cachoeira

Será instalada nesta quarta-feira, no Congresso Nacional, a Comissão Parlamentar de Inquérito Mista que investigará as atividades do bicheiro Carlinhos Cachoeira. O seu presidente, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, e o relator, deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, informaram que uma das primeiras medidas da CPMI será pedir, ao Supremo Tribunal Federal, a íntegra do relatório das investigações da Policia Federal sobre as relações do bicheiro com empresários e políticos. A CPMI, que tem 32 membros e igual número de suplentes, fará sua primeira reunião nesta quarta-feira. Dentro do assunto: o senador mineiro Aécio Neves disse ontem que se considerava traído pelo senador Demóstenes Torres, que lhe pediu a nomeação de uma prima de Cachoeira para o governo de Minas Gerais. Ele disse ainda que naquela época desconhecia o envolvimento do senador goiano com o bicheiro. Essa CPMI vai dar dor de cabeça em muita gente.

Dor de cotovelo

O PSDB paulista lançou um manifesto nesta terça-feira  posicionando-se contra a doação de um terreno para o Instituto Lula, onde deverá ser construído o "Memorial da Democracia". O terreno foi doado no principio do ano pelo prefeito Gilberto Kassab e a doação aprovada pela Câmara de Vereadores por 37 votos a 10.  Os tucanos não  aceitam a doação do terreno, que eles calculam muito valioso, para um instituto que, segundo eles,  teria o objetivo de "mitificar Lula". Que coisa feia!!! Os tucanos não conseguem esconder a tremenda dor de cotovelo e agem com escandaloso descaramento. Obviamente que prefeririam que o terreno fosse doado para o Instituto FHC...

Tarados

Americanos que trabalham para o governo dos Estados Unidos parece que endoidaram. Na recente visita do presidente Barack Obama à Colombia, para a Cúpula das Américas em Cartagena, os agentes secretos encarregados da sua segurança se envolveram num escândalo com prostitutas. Agora vem a público a informação de que no final do ano passado  quatro funcionários da embaixada americana em Brasilia também se envolveram com prostitutas e uma delas quase morreu ao ser atropelada pelo carro em que se encontravam. O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, que se encontra em visita ao Brasil, disse nesta terça-feira  em Brasilia que os funcionários já voltaram para o seu país e foram exemplarmente punidos. Ocorre que a Justiça brasileira está a procura de um deles. Perda de tempo. Os americanos que provocaram a queda do avião da Gol na Amazonia também já voltaram para os Estados Unidos, escapando de prestar contas à nossa Justiça. É sempre assim.

Médicos parados

Os médicos de 12 Estados vão cruzar os braços nesta quarta-feira, em protesto contra os valores pagos pelos planos de saúde. Os médicos não atenderão ninguém em consulta nos Estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraiba, `Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Santa Catarina. Eles reivindicam, entre outras coisas, reajustes anuais dos seus honorários e melhores condições de trabalho. As emergências, porém, não serão paralisadas. Um absurdo.

Assassinato

O assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá, na noite de segunda-feira, em São Luis, repercutiu em todo o mundo, provocando manifestações indignadas de entidades nacionais e internacionais de imprensa e de colegas de profissão. Décio foi morto com seis tiros num restaurante da avenida Litorânea e a arma utilizada pelo pistoleiro,  segundo autoridades da policia civil, é de uso exclusivo da Policia Militar. Os responsáveis pelas investigações suspeitam de crime por encomenda. As autoridades pretendem divulgar o mais rápido possivel o retrato falado do pistoleiro, com base em depoimento das testemunhas. Décio, que trabalhava no jornal "O Estado do Maranhão", de propriedade da familia Sarney, deixa mulher grávida e um filho de 8 anos. Seu corpo foi sepultado na tarde desta terça-feira. Sua morte foi também um atentado à liberdade de imprensa.

domingo, 22 de abril de 2012

Novo recorde

A presidente Dilma Roussef bateu novo recorde de aprovação do seu governo, mas Lula é o preferido do povo para as eleições presidenciais de 2014. Segundo pesquisa da Datafolha, que ouviu 2.588 eleitores nos dias 18 e 19 deste mes em todos os Estados  e mais o Distrito Federal, o Governo Dilma foi avaliado como ótimo ou bom por 64% dos brasileiros, um aumento de 5% em relação a janeiro, que foi de 59%. Mas quanto ao candidato preferido para disputar as eleições presidenciais de 2014, Lula obteve 57% e Dilma 32%. Ou seja, está ficando muito dificil para os tucanos, que desejam retomar o poder nas próximas eleições.

Eleições na França

O socialista François Hollande e o presidente Nicolas Sarkozi ficaram praticamente empatados nas eleições deste domingo, na França, e vão disputar o segundo turno no próximo dia 6 de maio. Com 34% dos votos apurados, Hollande obteve 27,5% dos votos  e Sarkozi 26,6%. Todas as pesquisas apontaram uma abstenção de 20%. Segundo pesquisa  realizada pelo Instituto Ipsos, Hollande deve vencer o segundo turno. Um gesto de Sarkozi no último comício, captado pela televisão, deve ter tirado muitos votos dele: quando vai cumprimentar os eleitores ele esconde o seu relógio de ouro no bolso. Pegou mal. Se Hollande vencer o socialismo volta ao  governo na França após 17 anos.

Morreu

O ator Thiago Klimeck, de 27 anos, que se enforcou acidentalmente no dia 6 deste mes, quando fazia o papel de  Judas na Paixão de Cristo, em Itararé, morreu neste domingo na Santa Casa de Itapeva, a 290,quilômetros de São Paulo, após quase 20 dias em coma. Houve um problema no colete para simulação do enforcamento e o ator acabou se enforcando de verdade. Ele foi socorrido e levado para a Santa Casa, mas morreu sem sair do coma.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Outro?

Parece que o grande mérito administrativo de Francisco Erse, atual presidente da Casf, é comprar prédio velho e mal-assombrado. Quando era presidente da AABA (Associação dos Aposentados do Banco da Amazônia) comprou um velho prédio na avenida presidente Pernambuco, em Belém, para sede da associação. O prédio virou um elefante branco, pois ninguém vai lá, já que  fica na contra-mão para todo mundo. Agora, segundo noticias que nos chegam de Belém, Erse pretende comprar outro prédio velho na mesma avenida Presidente Permambuco com o dinheiro da venda do prédio da CASF, na avenida Braz de Aguiar, por R$ 3,5 milhões.  As noticias dão conta de que esse prédio, palco de um homicidio,  está abandonado há mais de 20 anos. O corretor é o mesmo que vendeu o primeiro prédio. A venda do casarão da Braz de Aguiar já teria sido autorizada pelo Conselho Deliberativo da CASF. Os associados da CASF, que são os verdadeiros donos da instituição e que  deveriam ser melhor informados sobre a transação, querem pelo menos uma explicação dos seus representantes no Conselho: os representantes da AEBA (Associação dos Empregados do Basa) e da AABA. Afinal os verdadeiros donos não foram ouvidos e nem cheirados.

Bateu, levou

Em entrevista ao jornal "O Globo", publicada nesta sexta-feira, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, responde às críticas que lhe foram feitas pelo seu colega Cezar Peluso, no site "Consujltor Juridico",  ao deixar a presidência daquela Corte. Barbosa classificou Peluso de "brega", "caipira", "ridiculo", "corporativista", "desleal", "tirano" e "pequeno". Depois de dizer que a gestão de Peluso foi "desastrosa", o ministro Joaquim Barbosa afirmou: "Ele incendiou o Judiciário com sua obsessão corporativista.As pessoas guardarão a imagem de um presidente do STF conservador, imperial, tirânico, que não hesitava em violar normas quando se tratava de impor a sua vontade". E acrescentou: "Peluso inúmeras vezes manipulou ou tentou manipular resultados de julgamentos, criando falsas questões processuais  simplesmente para tumultuar e não proclamar o resultado que era contrário ao seu pensamento". Como é fácil perceber, o clima no STF é de guerra. E Barbosa, dentro de aproximadamente seis meses, será o novo presidente daquela Corte, com a aposentadoria compulsória do ministro Ayres Brito, que assumiu o cargo nesta quinta-feira.

Popularidade em baixa

A popularidade do presidente americano Barack Obama caiu no exterior. Ele caiu 4 pontos percentuais, em relação ao ano passado, mas essa queda foi levada à conta da queda do próprio prestígio dos Estados Unidos. Ainda assim, ele continua bem situado. Segundo o Instituto Gallup, pesquisa realizada em 136 paises revela que 46% dos entrevistados consideram positivo o governo de Obama. Nesta quinta feira o ator George Clooney infofrmou que vai realizar uma campanha para arrecadar fundos para a campanha de Obama. O presidente americano, que vai disputar a reeleição com o candidato republicano Mitt Romney, já tem 200 milhões de dólares para gastar na campanha. É bom não esquecer que Romney é milionário.

Avião

Diálogo do bicheiro Carlinhos Cachoeira com o ex-vereador Wladmir Garcez, captado nas escutas da Policia Federal, revela que o governador Marconi Perillo, de Goiás, tem um avião Cessna, no valor de R$ 4 milhões, em sociedade com dois empresários ligados ao contraventor. Cachoeira diz que Perillo é dono de metade do avião.O governador goiano, porém, nega. A CPMI está aí mesmo, para descobrir coisas. E tudo indica que vem muito escândalo por aí.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Desculpa tola

O ministro Antonio Patriota, das Relações Exteriores, informou nesta quinta-feira que vai pedir esclarecimentos à embaixada do Irã no Brasil sobre as denúncias de que um diplomata iraniano estava abusando de meninas num clube de Brasilia. Depois da resposta vai tomar as providências que o caso exige. O diplomata foi preso mas solto logo a seguir porque tem imunidades diplomáticas. A embaixada iraniana, em nota divulgada nesta quinta-feira, defende o seu funcionário e disse que houve "incompreensões diante de virtudes e valores relativos". A nota diz ainda que houve um "mau entendido decorrente de diferenças  nos comportamentos culturais". Desculpa cínica, porque se eles sabem que existem diferenças culturais deveriam respeitar a nossa cultura e, mais  do que isso, respeitar as nossas meninas. Acho que o Itamaraty vai pedir, com muita justiça,  a expulsão desse diplomata.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Metralhadora

Surpreendentemente, o ministro Cezar Peluso resolveu sacar uma metralhadora giratória verbal e atirou para todo lado às vésperas da sua saida da presidência do Supremo Tribunal Federal. Em entrevista ao site "Consultor Jurídico", segundo revelou nesta quarta-feira a "Folha de São Paulo",  ele criticou a presidente Dilma Roussef, o senador Francisco Dornelles, a ministra Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça, e o seu colega Joaquim Barbosa.
Sobre Dilma: "Ela  descumpriu a Constituição e decisão do  STF ao não incluir na proposta orçamentaria deste ano os reajustes do Judiciário".
Sobre o senador Francisco Dornelles: "Dornelles é senador pelo Rio mas de fato representa os interesses dos bancos e dos representantes das grandes bancas de advogados de Brasilia".
Sobre a ministra Eliana Calmon: "Ela não apresentou resultado nenhum. Só fez denúncias. Ela está se perdendo no contato com a mídia. Em setembro volta para o tribunal dela (STJ). Que legado deixou?" Ele manifestou ainda a suspeita de que ela tem pretensões políticas.
Sobre o ministro Joaquim Barbosa: "Estou preocupado com o comportamento de colegas que se alinham com a opinião pública. Joaquim foi aplaudido num bar no  Rio e pensou em tomar um rumo  político".
Nenhum dos criticados ainda não se manifestou.

CPMI na bica

O Congresso Nacional deve instalar nesta quinta-feira, às 10h30m a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que vai apurar as atividades do bicheiro Carlinhos Cachoeira. A informação foi dada pela presidente em exercício do Senado, Rose de Freitas, no cargo em virtude da licença do senador José Sarney, hospitalizado em São Paulo. O requerimento com a assinatura de 67 senadores e 340 deputados (só eram necessários 27 senadores e 171 deputados) será lido em plenário mas a comissão só deverá começar a funcionar na próxima semana, depois  que os líderes das bancadas  indicarem  os seus membros. Segundo divulgou a "Folha de São Paulo" nesta quarta-feira, escutas telefônicas da Policia Federal indicam que o senador Demóstenes Torres usou o cargo para negociar um projeto de R$ 8 milhões em favor da Delta Construções. O senador goiano seria sócio oculto da Delta. Essa CPI, ao que parece, vai passar o Brasil a limpo.

Juros menores

O Itaú e o Bradesco decidiram também reduzir os seus juros depois que o HSBC e o Santander fizeram o mesmo. Eles resolveram seguir o movimento iniciado pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, depois que a presidente Dilma Roussef reclamou,  publicamente, do patamar elevado dos juros praticados pelo sistema financeiro no Brasil. Bradesco e Itaú disseram que a decisão está "em consonância com os objetivos de estímulo ao crescimento da economia". Em algumas taxas houve redução de até 66%. O ex-ministro Delfim Netto disse, a propósito, que "os bancos privados já deviam ter reduzido os juros há muito tempo e sem reclamar".

Cabelos

O pesquisador japonês Takashi Tsuji, junto com colegas da Universidade de Ciência de Tóquio, fez nascer cabelo humano no dorso de um rato pelado. Eles cultivaram folículos capilares de um careca em laboratório e os implantaram num rato. Pode ser um novo caminho para o tratamento da calvície. A experiência foi publicada na revista científica "Nature Communications". Eles não disseram e por isso eu pergunto:  não haverá o risco de nascer um rato na careca  onde for implantado o folículo retirado do roedor? É uma possibilidade a pensar.

"Primos"

Os homens e os gorilas são muito mais parecidos do que se possa imaginar. O primeiro sequenciamento completo do DNA desses macacos revelou que 15% do genoma dos humanos é mais similar ao dos gorilas. Um batalhão de 71 pesquisadores de diversas partes do mundo esmiuçou o genoma de uma gorila e o comparou com os dos outros três grandes primatas: o homem, o chipanzé e o orangotango. E concluiu que homens e gorilas são muito parecidos nos genomas ligados ao cérebro e à audição. A cada pesquisa a ciência comprova que viemos, mesmo, do macaco, conforme já dizia Darwim. E ainda tem gente metida a besta.

Perfil

A presidente Dilma Roussef está entre as 100 personalidades mais influentes do mundo, segundo a revista  americana "Times". Junto com ela estão outros dois brasileiros: o empresário Eike Batista e a presidente da Petrobrás, Graça Fortes. A revista publicou um perfil da Presidenta brasileira  feito pela presidenta argentina Cristina Kirschner, que não está na lista. Cristina fez referência a uma foto de Dilma, com 22 anos de idade, encarando um tribunal militar durante a ditadura e faz analogia com o seu ativismo político também na juventude. "Ela e eu - disse a argentina - compartilhamos várias experiências pessoais".

Desculpas

O rei Juan Carlos, da Espanha, de 74 anos,  pediu desculpas aos espanhóis por ter ido caçar elefantes em Botsuana, África, enquanto o seu país vive uma forte crise econômica. O pedido foi feito à saída do hospital de Madri, onde ele foi operado do quadril,  fraturado num acidente sofrido durante a caçada.  "Eu sinto muito. Me equivoquei e não voltará a acontecer", ele disse, com  um semblante triste. Era o mínimo que podia fazer, mas as desculpas não devolvem a vida aos elefantes mortos.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Cachoeira jorra

As ligações entre o bicheiro Carlinhos Cachoeira, o empresário Marcelo Limirio, o senador Demóstenes Torres e o governador Marconi Perillo, de Goiás, estão ficando a cada dia mais evidentes. Segundo o "Jornal do Brasil", Limirio doou R$ 2,2 milhões para as campanhas de Demóstenes e Perillo. Até a revista "Veja" está envolvida com Cachoeira. O Senado conseguiu, nesta terça-feira, o número de assinaturas suficientes para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito Mista,  destinada a apurar as atividades e as ligações de Cachoeira. O número minimo era 27 assinaturas mas nesta terça-feira  28 senadores já haviam assinado o requerimento. Falta agora as assinaturas dos deputados. Essa CPI, pelo visto, vai causar um grande  estrago no mundo politico, a julgar pela abrangência dos  tentáculos do bicheiro.

Crime ambiental

Uma área de 178 hectares de floresta foi desmatada de avião, com o uso de herbicidas, no municipio de Canutama,  Amazonas, na fronteira com Rondonia. As árvores foram desfolhadas e ficaram brancas. O crime ambiental foi detectado pelo sistema de satélite do Instituto Nacional  de Pesquisas Espaciais (INPE) e confirmado pelo Ibama em vôo de helicóptero. Até agora não se sabe quem foi o autor do desmatamento criminoso, mas no Ibama informaram que ele deverá ser multado em R$ 2 milhões. Não adianta multar. Ninguém paga multa e a bancada ruralista no Congresso, inclusive, está pressionando o governo para anistiar as multas existentes. O certo é colocar esse pessoal na cadeia.

Obrigação de rezar

A Justiça da Bahia suspendeu liminarmente uma lei de Ilhéus, a 413 quilômetros de Salvador, que obrigava os alunos das escolas municipais a rezarem o pai-e-nosso antes das aulas. A lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores e aprovada pelo prefeito em dezembro do ano passado. O desembargador Clésio Rosa, que tomou a decisão acolhendo pedido do Ministério Público, disse no seu despacho que impor uma oração é uma violação da Constituição. Tá certo. Reza quem quer. A oração é um ato de adoração a Deus e, portanto, deve-se  orar com sentimento, de maneira espontânea.

Canibais

O pernambucano acusado de matar mulheres e comer a carne delas, Jorge Beltrão da Silveira, de 51 anos, já foi absolvido pelo Tribunal do Juri por um homicídio cometido em Olinda, em 1998. A mulher dele, Isabel Cristina, também de 51 anos, em depoimento à policia confessou que comeu pouca carne das suas vítimas porque não gosta muito de carne."Eu comi mesmo foi o fígado, que eu gosto muito", acrescentou.  Ela também negou que tivesse comido o coração. Ela, o marido e a amante dele, Bruna, que estão presos, são suspeitos de terem assassinado e comido a carne de pelo menos oito mulheres. Surpreendente.

Bom demais

Uma bonita loira britânica de 27 anos, Hazel Joan, revelou no programa de TV "This Morning" que tem duas vaginas e dois úteros. Ela descobriu a anomalia aos 18 anos, após sentir dores, e resolveu contar pra todo mundo porque achou "incrível". Ela foi desvirginada duas vezes e disse que é muito feliz assim. E arrematou: "A maioria dos homens só pode usufruir de uma vagina pelo resto da vida. O meu homem pode usufruir de duas". O homem dela sem dúvida  é um sortudo.

domingo, 15 de abril de 2012

Sarney na UTI

O senador José Sarney está internado na UTI do Hospital Sirio-Libanês, em São Paulo, onde foi submetido a um cateterismo e a uma angioplastia, com a colocação de um stent. Ele sentiu dores  o peito e passou mal na sexta-feira  a noite e no sábado a tarde procurou o hospital. Segundo o chefe da equipe médica que o atendeu, o cardiologista Roberto Kalil Filho (o mesmo que assiste o ex-presidente Lula), o presidente do Senado correu o risco de enfartar. De acordo com o último boletim médico, seu estado de saúde é estável. Ele está proibido de receber visitas, mas sua mulher, dona Marly, o acompanha.

Escândalo

Onze agentes do serviço secreto americano, que faziam a proteção do presidente Barack Obama em Cartagena, na Colombia, foram suspensos porque se envolveram num escândalo com prostitutas. Obama participa da Cúpula das Américas. Segundo o presidente da Associação Americana de Oficiais Federais da Policia, Paul Morrissey, os agentes foram punidos pelo serviço secreto e substituidos por outros na segurança do presidente americano.

Caçador

O rei da Espanha, Juan Carlos I, foi alvo de fortes críticas neste domingo, na imprensa, por ter participado de uma caçada a elefantes em Botswana, num momento de forte crise econômica do seu país. A caçada só foi descoberta porque ele sofreu um acidente e teve de ser operado do quadril. Pegou mal. Além das despesas de viagem, em meio à crise econômica, o rei ainda participou de uma atividade condenável e fora de moda: caçar elefantes.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Assassino

O ex-ditador argentino, general Rafael Videla, confessou que foi o responsável direto pelas mortes e desaparecimentos de cerca de 8 mil pessoas durante o seu governo. A confissão consta do livro "Disposicion Final", do jornalista argentino Ceferino Reato, sobre os anos da ditadura de Videla. Foram  20 horas de entrevista com o general, que tem 86 anos e cumpre prisão perpétua em cadeia militar no Campo de Mayo, na Província de Buenos Aires. Ele conta no livro que deu ordens para a prisão e morte de cada um dos seus opositores, acrescentando: "Tenho um peso na alma mas não estou arrrependido".

Indiciamento

A médica Isaura Costa, responsável pelo atendimento de Marcelo Dino, filho de Flavio Dino, presidente da Embratur, será indiciada por homicidio culposo. Ela era responsável pelo plantão no Hospital Sana Lucia, em Brasilia, no dia da morte do adolescente. A médica  é acusada de imperícia por ter feito o procedimento errado no atendimento do jovem. O laudo, divulgado nesta sexta-feira, indica que Marcelo morreu por asfixia. Ele tinha conteúdo gástrico no pulmão.

Antropófagos

Um homem e duas mulheres, membros de uma seita em Garanhuns, Pernambuco, matavam mulheres, comiam a carne delas e as sobras eles usavam em recheio de pastéis e empadas, que vendiam nas ruas, segundo confessaram à policia.  Os antropófagos são Jorge de Oliveira, de 51 anos, a sua esposa  Isabel Cristina  da Silva, também de 51 anos, e a amante dele, Bruna da Silva, de 25 anos, que moravam juntos e já estão presos. O comissário Demócrito Oliveira, da Delegacia de Garanhuns, informou que eles confessaram tudo. A primeira mulher que eles mataram foi uma adolescente de 17 anos, Jéssica, cuja identidade foi assumida por Bruna. Jorge publicou um livro, intitulado "Revelações de um esquizofrênico", em que relata detalhes da morte de Jéssica. "Ao olhar para o corpo já sem vida da adolescente do mal - ele relata no livro - sentí um alivio. Pego uma lâmina e começo a retirar toda a sua pele e logo depois a dividi. Eu, Bel e Jéssica ( a Bruna) nos alimentamos com a carne  do mal, como se fosse um ritual de pujrificação, e o resto enterramos em nosso quintal". Eles disseram que obedeciam a uma voz que indicava as "mulheres que não prestavam e estavam superpovoando a terra". Ao prender os três a policia encontrou na casa\deles os corpos de Alexandra Falcão, de 20 anos, e Gisele Silva, de 30 anos, que estavam desaparecidas desde o inicio do ano. Parece incrível que em pleno Século XXI ainda exista esse tipo de gente.

Tarada

Um alemão de 43 anos, exausto e arfante, pediu ajuda à polícia para livrar-se de uma mulher de 47 anos que, após várias sessões de sexo, trancou-o no quarto e, insatisfeita,  exigia mais sexo. Trancado no quarto ele conseguiu telefonar para a policia e disse que não aguentava mais. Os policiais chegaram e conseguiram libertá-lo quase morto. A mulher será processada por coação e cárcere privado. O fato ocorreu na cidade alemã de Munique e a noticia foi distribuida pela agência DPA.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Museu do Trabalho

O prefeito Luiz Marinho, de São Bernardo do Campo, São Pàulo, vai anunciar neste sábado a construção em sua cidade do Museu do Trabalho e do Trabalhador. A construção está orçada em R$ 18 milhões. O Ministério da Cultura vai entrar com R$ 14 milhões e a prefeitura de São Bernardo com o restante. A imprensa paulista, notoriamente tucana, já está chamando o museu de "Museu do Lula", um pretexto para criticar o ex-presidente e a atual presidente Dilma, por ter contribuido com tanto dinheiro para a obra, provavelmente com o argumento de que esses recursos poderiam ser usados na educação, saúde, etc.  O prefeito Luiz Marinho, porém, declarou que "não é museu do Lula, mas ele certamente terá uma presença muito forte".  O museu vai abrigar tudo o que se relaciona com o movimento dos trabalhadores no ABC paulista, incluindo as greves.

Jatinho

Segundo a "Folha de São Paulo" a governadora Roseana Sarney, do Maranhão viajou no inicio desta semana para os Estados Unidos, para encontrar-se com a presidente Dilma Roussef, no jatinho do empresário Mauro Fecury, dono do Ceuma, uma universidade privada. "Não há problema em aceitar a carona oferecida por um amigo", ela teria dito. O governo divulgou nota negando qualquer irregularidade e informando que não houve despesas para o Estado. Então tá.

Maldade

O prefeito Roque Portela, do municipio maranhense de Bom Jardim, a 240 quilômetros de São Luis, resolveu derrubar as árvores, algumas muito antigas, das praças e avenidas da cidade, às margens da rodovia BR-316 (Pará-Maranhão). O prefeito, que é médico e está concluindo o seu segundo mandato, além de não ter feito absolutamente nada nesses oito anos ainda deixou a cidade pelada, provocando um aumento na temperatura local.  E sequer apresentou qualquer justificativa para o crime ambiental. Foi pura maldade.  O mais paradoxal é que ele pertence ao Partido Verde. Pode???

Coração brasileiro

Um coração artificial 100% brasileiro dentro em breve estará batendo no peito de alguém. O hospital estadual Dante Pazzanese, de São Paulo, desenvolveu o coração e já recebeu autorização para testá-lo em humanos, após obter sucesso no teste em animais. O novo coração será muito importante para manter vivos os pacientes que estão na fila de transplante, 50% dos quais morrem antes de receber o coração de um doador compativel. Outro fator importante do coração brasileiro: o  coração artificial que existe no mercado, de procedencia americana, custa US$ 500 mil,enquanto o coração brasileiro vai custar entre R$ 60 mil e R$ 100 mil. Soube-se que na Inglaterra um garoto de 5 anos de idade viveu 251 dias com um coração artificial até receber o órgão de um doador. .

Migração

Clientes dos bancos privados estão migrando para o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, com visível preocupação para os banqueiros, que só se pensam nos lucros. O motivo é justamente êsse: com as medidas adotadas pelo Banco do Brasil e CEF, em função de recomendação da presidente Dilma Roussef, baixando os juros e estabelecendo novas linhas de crédito mais viáveis, os clientes dos bancos particulares estão buscando melhores oportunidades para saldar suas dívidas. Talvez agora, diante dessa nova realidade, os banqueiros resolvam fazer um "sacrifício" e também baixar os juros. Afinal, segundo levantamento da Consultoria Economática, pelo oitavo ano consecutivo os bancos brasileiros registraram uma rentabilidade muito maior do que os bancos americanos.

Palmada educativa

Dois pesquisadores canadenses - a psicóloga Joan Durrant e o assistente social Ron Enson - depois de 20 anos de pesquisas concluiram que a palmada tem efeitos negativos na criança, criando problemas de depressão, ansiedade e  vício. Para chegar a essa conclusão eles adotaram um método tão complicado que fica dificil até de explicar, o que, de certo modo, nos deixa com um pé atrás.   De repente começaram a dizer que a palmada faz muito mal e já tem muita criança ameaçando os pais de denunciá-los ao Conselho Tutelar, caso levantem a mão para eles. Lembro que nas escolas  de antigamente a palmatória fazia parte do processo educativo e a história não registra que os adultos daquela época eram depressivos, ansiosos ou viciados como consequencia disso. . Não sei não, mas acho que muitos adolescentes se desviaram do bom caminho, dando trabalho e desgosto aos pais, por falta de taca.  Me desculpem os educadores moderninhos, mas a  "psicotaca" ainda funciona bem no processo educativo.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Demóstenes encalacrado

O Conselho de Ética do Senado decidiu nesta terça-feira abrir um processo contra o senador Demóstenes Torres, por quebra de decoro parlamentar.A decisão foi tomada pelo novo presidente do Conselho, senador Antonio Carlos Valadares, do PSB do Espírito Santo, em atendimento a representação do PSOL que, segundo ele, preenche todos os requisitos exigidos pelo Senado. Na próxima quinta-feira será sorteado o relator do processo, a quem compete recomendar a absolvição ou punição do senador, punição que vai de advertência até a cassação do mandato. Se o Conselho decidir pela cassação,a decisão final será do plenário do Senado, em votação secreta. Demóstenes terá 10 dias para apresentar a sua defesa. Enquanto isso um grupo de senadores está colhendo assinaturas para a instalação de uma CPI Mista, com a Câmara aos Deputados, para investigar as ligações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos. As bancadas do PSDB e do PT decidiram por unanimidade a criação da CPI depois que o Supremo Tribunal Federal negou-se a entregar ao Senado o inquérito da Policia Federal. Somente uma CPI  tem poderes para requisitar o documento do STF.  Provavelmente teremos muitas surpresas quando começarem a aparecer as ligações do bicheiro, o que pode permitir uma vassourada em diversos setores.

Dilma de volta

A presidente Dilma Roussef deve retornar nesta quarta-feira  ao Brasil após uma visita de dois dias aos Estados Unidos. Na segunda-feira ela manteve um encontro, na Casa Branca, com o presidente Barack Obama, com quem almoçou  e conversou sobre diversos temas voltados para as relações comerciais entre os dois paises, além da crise econômica mundial. A Presidenta brasileira reclamou do seu colega americano sobre a depreciação da moeda de paises desenvolvidos,incluindo o dólar. Na oportunidade, ela pediu o fim das medidas protecionistas, inclusive o que chama de "protecionismo cambial". Dilma participou de encontros com empresários americanos e brasileiros e esteve em duas universidades americanas. Ela afirmou nesta terça-feira que, dentro do programa "Ciência sem Fronteiras", pretende enviar 100 mil pesquisadores para universidades no exterior. Somente para os Estados Unidos vai enviar 20 mil. O seu governo vai custear 75 mil bolsas. A viagem, pelo visto, foi produtiva.

Mistério

O desembargador Adilson de Andrade, 60 anos, do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira, em sua casa em Santos. O corpo tinha dois tiros no peito e a arma estava do lado. A policia iniciou as investigações trabalhando com a suspeita de suicidio, mas não descartou a possibilidade de homicidio. O desembargador deixa mulher e três filhos.

Morte no Basa

A aposentada Alzira Ferreira, de 81 anos de idade, morreu nesta segunda-feira de enfarte enquanto esperava para receber seu dinheiro no Banco da Amazônia. O fato ocorreu na agência do Basa em Brasiléia, no Acre. A sobrinha da idosa, Maria Rodrigues Silva, de 24 anos, disse que a tia mora no Ramal de Santa Quitéria, na BR-317, e viajou nove quilômetros doente, carregada numa rede, para receber seu dinheiro, porque na agência do Banco informaram que somente ela poderia fazer o saque. "Ainda tentei sacar por ela no caixa eletrônico - ela acrescentou -  mas um funcionário grosseiro não permitiu. Ela começou a passar mal e morreu". A dificuldade dos aposentados para receber seu dinheiro é muito grande. Nos dias de pagamento, a agência do Basa em Brasiléia, que atende viuvas, aposentados e soldados da borracha que moram em Epitaciolândia e Assis Brasil, fica superlotada. Já houve muitas reclamações, mas o Banco não toma qualquer providência.   Viva o Abdias!

Lucros bem gordos

Nada menos do que 25 bancos brasileiros registraram um lucro de R$ 49,4 bilhões em 2011, um aumento de 14,48% em relação a 2010. O setor bancário foi o que obteve o maior volume de lucro entre as empresas de capital aberto. E os banqueiros ainda relutam em baixar os juros, pressionados pelos bancos oficiais, alegando prejuizos. Só muito óleo de peroba para a cara-de-pau desse pessoal.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Fantasma da guerra - Três

A imprensa de Israel já discute a possibilidade de um ataque às instalações nucleares do Irã. Embora os Estados Unidos sejam contra, o primeiro ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa Ehur Barak já decidiram bombardear o Irã, para impedir a fabricação de bombas nucleares,  já tendo, inclusive, iniciado os preparativos, segundo a imprensa israelense. Analistas acreditam, no entanto, que tudo não passa de um blefe do governo de Israel para pressionar a comunidade internacional  no sentido de  endurecer as sanções contra o Irã. Segundo o editor do jornal "Haaretz", Aluf Benn, o premier Netanyahu estaria preparando a opinião pública  israelense para a guerra com o Irã, mas o analista militar Reuven Pedhatzun garante que existem pelo menos 115 bilhões de razões para Israel não atacar. Ele fez referência aos 115 bilhões de dólares que Israel recebeu dos Estados Unidos ao longo dos anos.Segundo ele, os americanos são contra qualquer ataque ao Irã por muitas razões, entre elas os prejuizos que causariam à reeleição do presidente Barack Obama e à estabilidade econômica do país. Por sua vez, o jornalista Uri Avnery acredia que não haverá nenhum ataque ao Irã, "porque suas consequências seriam desastrosas para o Ocidente e os Estados Unidos proibirão Israel de fazê-lo". Ele lembra que no caso de um ataque, o Irã fecharia imediatamente o Estreito de Ormuz, por onde passam os navios que transportam petróleo do mundo árabe para o Ocidente. E haveria um colapso na economia dos Estados Unidos. O jornalista israelense não disse, mas além desses problemas um ataque de Israel ao Irã poderá ser o estopim da Terceira Guerra Mundial. E uma guerra nuclear não deixará ninguém vivo para contar a história.

Fantasma da guerra - Dois

O ministro da Defesa do Japão já acionou o sistema antimissil do país, capaz de proteger os 35 milhões de habitantes de Tóquio e arredores.  O sistema foi instalado nos últimos dois dias, às vésperas do lançamento do foguete norte-coreano "Unha-3", que pretende colocar um satélite em órbita, entre os dias 12 e 16 deste mes. O primeiro ministro japonês Yoshikiko Noda determinou aos militares que destruam o foguete norte-coreano, caso ele represente risco para a segurança do Japão. "Nós tomamos medidas máximas de precaução", ele disse. O governo da Coréia do Norte, no entanto, afirma que a "Operação Unha-3" não tem objetivos militares. Segundo eles, o objetivo do satélite é coletar informações sobre colheitas, florestas e recursos naturais. O premier norte-coreano, porém,  já disse que a destruição do seu foguete será interpretada como uma declaração de guerra.  Os Estados Unidos e  a China estão preocupados. E o resto do mundo também.

domingo, 8 de abril de 2012

O furacão Cachoeira

Não fora o "Jornal do Brasil", que publicou a íntegra do relatório da Policia Federal sobre a "Operação Monte Carlo', e os brasileiros só saberiam das ligações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com o senador Demóstenes Torres e uns poucos cujos nomes foram revelados no chamado "vazamento seletivo". Graças ao JB sabe-se agora que o bicheiro também tinha estreitos laços com a revista "Veja", cujo diretor em Brasilia, Policarpo Junior, até almoçava com ele. A Policia Federal flagrou 200 ligações telefônicas entre Cachoeira e Policarpo. Esse Cachoeira é demais. E se houver realmente uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar todas as suas ligações ainda vamos ver muita gente "aparentemente  boa" envolvida. É esperar para conferir.

Dilma X Obama

A presidente Dilma Roussef viajou na manhã deste domingo para uma visita oficial aos Estados Unidos, onde terá encontros com o presidente Barack Obama e com empresários brasileiros e americanos. Nesta segunda feira ela almoçará na Casa Branca  com o presidente Obama, com quem tratará de assuntos relacionados com a crise econômica mundial e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Segundo o seu programa, ela fará um discurso no encerramento do Foro de Altos Executivos e no Seminário Brasil-EUA: Parcerias para o Século XXI" e visitará a Universidade de Harvard, em Boston, e o Massachussets Institute Technology.

Demóstenes critica

No seu blog neste sábado o senador Demóstenes Torres faz críticas ao pacote de estimulos à indústria lançado esta semana pela presidente Dilma Roussef. Segundo ele, o governo apresentou mais um "saco de bondades". E acrescentou: "O pacote é menos do que o esperado". O senador goiano, pelo visto, não está muito preocupado com a sua situação diante da descoberta das suas ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, situação que pode, inclusive, culminar com a cassação do seu mandato. Prova disso é que, mesmo debaixo de vara, ele ainda encontra fôlego para criticar o Governo Federal. Com que moral??

sábado, 7 de abril de 2012

Exemplo de superação

Eliana Zagui, uma paciente do Hospital das Clinicas de São Paulo, que teve paralisia infantil com um ano e nove meses de idade e desde então quase não mexe o corpo, vai lançar na próxima terça-feira, dia 10, um livro que escreveu com a boca. No livro, de 250 páginas, ela conta detalhes da sua vida de mais de 35 anos numa cama, internada no hospital, onde aprendeu inglês e italiano, fez curso de história da arte e se tornou pintora. Intitulado "Pulmão de aço - Uma vida no maior hospital do Brasil", o livro narra situações que ela viveu na UTI  e nos raros momentos em que saiu do hospital. Ela escreveu o livro com a boca, com a ajuda de um computador. Enquanto isso tem gente perfeita fisicamente que vive se queixando da vida.

Lições de educação

O prefeito da pequena cidade de La Toba, na provincia espanhola de Guadalajara, Julian Atienza, baixou uma portaria proibindo os moradores de cuspirem  e soltar pum na rua. O objetivo, segundo ele, é impulsionar o civismo e a boa educação. A portaria foi aprovada pela Câmara Municipal da cidade e publicada no Diário Oficial do Municipio no dia 9 de março último. A portaria estabelece, ainda, que os moradores devem cobrir a boca com as mãos quando forem tossir ou espirrar. Segundo o prefeito, não haverá punição para ninguém, pois o seu objetivo é educar o povo da sua cidade. A noticia foi publicada pelo jornal espanhol "El Mundo".  Eu só queria saber como o prefeito vai descobrir que alguém soltou pum e identificá-lo. Será que ele inventou algum detector de pum? Esse prefeito não teria coisa melhor pra fazer??

Cara-de-pau

Pressionados pelas recentes medidas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que reduziram os juros e criaram novas  linhas de crédito, os Bancos privados estão se vendo obrigados a fazer o mesmo, mas alegam prejuizos. Eles pretendem pedir ajuda ao Governo, com uma proposta  que inclui redução dos impostos, regras mais rígidas para recuperar o dinheiro emprestado a clientes inadimplentes e um cadastro de informação dos bons pagadores. O presidente da Federação dos Bancos (Febraban), Murilo Portugal, pretende se reunir na próxima semana com autoridades do Ministério da Fazenda para discutir o assunto. É simplesmente inacreditável a alegação de prejuizos dos Bancos privados, que tiveram no ano passado um lucro de bilhões de reais. Como disse antes, eles cobram tanta taxa que só falta cobrar uma taxa pelo oxigênio que a gente respira nas agências.  Convenhamos, é muita cara-de-pau

Realismo

O ator Thiago Klimeck, de 27 anos, enforcou-se de verdade, acidentalmente, durante a encenação da Paixão de Cristo na cidade de Itararé, a 345 quilômetros de São Paulo, e seu estado é grave. Thiago fazia o papel de Judas e na encenação da noite de sexta-feira última, na praça Coronel Jordão, enforcou-se na cena do arrependimento e suicidio de Judas. Como ele ficasse imóvel durante quatro minutos os outros atores estranharam e, então, constataram que ele havia se enforcado de verdade. Ele foi levado desacordado para o hospital da Santa Casa de Misericórdia e na manhã deste sábado transferido, em estado grave, para São Paulo. O episódio me fez recordar um fato da minha infância e que transformei em conto no livro "O Filho de Judas". Na encenação da Paixão de Cristo no Teatro Arthur Azevedo, em São Luis,  meu pai, Nobre Fonseca, fazia o papel de Judas.  Eu assistia a peça da platéia e quando vi meu pai pendurado na corda dei um berro e sai correndo. Invadi o palco e me abracei a ele. Fecharam o pano rapidamente e meu pai sorriu e me abraçou, mostrando o dispositivo  - um colete com uma argola -  que impedia se enforcasse de verdade. Foi um baita susto para uma criança de 8 anos.

CPI para Cachoeira

Enquanto na Câmara Federal a  Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a apurar as atividades do bicheiro Carlinhos Cachoeira e suas ligações com políticos já tem assinatura suficiente para ser instalada, o que deve ocorrer na próxima semana, no Senado a possibilidade de abertura de uma CPI ainda está sendo vista com cautela. Isto porque os senadores entendem que só depois da manifestação do Conselho de Ética, que deve se reunir na próxima semana para examinar a situação do senador Demóstenes Torres, , é que poderão analisar melhor os fatos e decidir sobre a necessidade ou não da comissão. Os senadores querem ver os autos do inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal para, então, decidir por uma CPI mais ampla, que apure não apenas as ligações do contraventor com o senador goiano  mas, também, com outros parlamentares. Diante disso, o destino do mandato do senador Demóstenes Torres só será decidido na semana próxima.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Respingos de Cachoeira

O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB) disse que o Judiciário não pode dar ao senador Demóstenes Torres a mesma brecha dada ao banqueiro Daniel Dantas, ou seja, a de que as provas obtidas pela Polícia Federal, através de escutas telefônicas, são ilegais. Protógenes, como delegado da Policia Federal, foi o responsável em 2008 pela prisão do banqueiro Dantas, libertado depois por decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF. O principal argumento do advogado de Demóstenes é o de que um senador só pode ser grampeado com autorização do Supremo Tribunal Federal. O "Jornal do Brasil" de quinta-feira última publicou a íntegra do relatório da Policia Federal sobre a "Operação Monte Carlo", onde está clara a imensa rede de propinas  montada pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira para garantir o funcionamento dos seus bingos. Na lista estão políticos, servidores públicos, empresários e policiais civis,  militares e até da Policia Federal. Entre outros foram presos o corregedor geral da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Areda Pires, e o delegado Fernando Byron, da PF. A cachoeira do Carlinhos, pelo visto, respingou em muita gente.

O fantasma da guerra

A Coreia do Norte entenderá como uma "declaração de guerra" a interceptação do foguete que pretende lançar ao espaço, ainda este mes de abril, conduzindo um satélite. A declaração foi feita por um porta-voz do governo daquele país depois que a Coreia do Sul e o Japão anunciaram a disposição de derrubar o foguete com o satélite, caso entendam que ele representa perigo à sua segurança. O lançamento está previsto para o período entre os dias 12 e 16 deste mes. Enquanto isso a Russia, através do chefe do departamento de Direitos Humanos da sua chancelaria, Konstantin Dolgov, considerou inaceitável a condenação do russo Viktor Bout, nos Estados Unidos, a 25 anos de prisão, sob a acusação de tráfico de armas.  Konstantin disse que a condenação foi política, porque não existe qualquer prova contra o russo. E acrescentou que a Russia vai utilizar todos os recursos político-diplomáticos para levar o seu cidadão de volta. A guerra fria, pelo visto, está esquentando.

O medo da morte

O presidente Hugo Chavez, da Venezuela, se emocionou durante uma missa após o seu regresso de Cuba, onde se submeteu à segunda sessão de quimioterapia para combater um câncer de próstata. Com a voz embargada, ele pediu: "Dê-me vida, Cristo, ainda que dolorosa. Dê-me a sua corôa, Cristo, que eu a coloco. Dê-me a sua cruz, cem cruzes, que eu as levo, mas não me leve ainda, porque ainda tenho muito a fazer por este povo e esta pátria". Segundo fontes médicas, o câncer de Chavez já teria se espalhado e ele só teria mais seis meses de vida. Quando chega a hora, não existe poder no mundo capaz de impedir o cumprimento dos designios de Deus.

Acompanhamento

O Sindicato dos Bancários do Maranhão, a Associação dos Empregados do Banco da Amazonia (AEBA) e a Associação dos Aposentados do Banco da Amazônia (AABA) encaminharam ofícios ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público Federal pedindo para que os dois órgãos acompanhem o processo de intervenção na Caixa de Previdência Complementar do Banco da Amazonia (CAPAF) e, também, os trabalhos da comissão encarregada de apurar os motivos que levaram esta instituição à situação falimentar em que se encontra, além de identificar os responsáveis por isso. O objetivo das entidades dos trabalhadores é garantir o direito dos associados da CAPAF,ao mesmo tempo responsabilizando o Basa pela sua situação.

CEF ataca

A Caixa Econômica Federal já decidiu lançar um programa ousado de agressão ao mercado, entre outras coisas baixando os juros do cheque especial de 8,01% para 1,35%  ao mês. A CEF, que já está com a sua campanha de melhor crédito no ar, tendo a atriz Camila Pitanga como garota-propaganda, vai tentar atrair os clientes de outros bancos com uma linha especial de crédito denominada de "Crédito Azul", que permitirá aos devedores quitarem suas dívidas e refinanciarem o crédito  a juros menores. A julgar pelas declarações do presidente da Fabraban, divulgadas no "Jornal Nacional" de quinta-feira, os Bancos privados não estão gostando nada do novo comportamento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, em função de recomendações da presidente Dilma Roussef. Eles temem  reduzir seus lucros sendo obrigados também a seguir o exemplo dos dois bancos oficiais, baixando seus juros.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Irresponsabilidade

Transitando pelas ruas de São Luis fui surpreendido por uma cena que, em última hipótese, revela enorme irresponsabilidade: uma criança, que aparentava uns sete anos de idade, dirigindo um Doblô branco sentado no colo da mãe-motorista. Quando ela percebeu meu olhar de espanto, no carro ao lado, suspendeu o vidro com película fumê. Anotei a placa, mas como não tenho a intenção de prejudicar ninguém, deixo de publicá-la neste blog na esperança de que a mãe-motorista irresponsável não coloque de novo em risco a vida dos outros e do seu próprio  filho.

Eleição direta

Reunidos em Manaus, no 91º Encontro do Colégio Permanente dos Presidentes de Tribunais de Justiça, a maioria dos presidentes das cortes se manifestou contrária à Proposta de Emenda à Constituição, em tramitação no Senado, que estabelece eleições diretas, com a participação de juizes de primeira instância, para escolha dos presidente dos Tribunais. Atualmente somente os desembargadores tem direito a voto. Se a PEC for aprovada só em São Paulo, por exemplo, terão direito a voto 1.914 juizes de 1a Instância, além dos 350 desembargadores. As entidades de magistrados são favoráveis à proposta, de autoria do senador Eduardo Suplicy. Se eu fosse senador também votaria a favor.

Brasil atômico

Os anônimos que postaram comentários no tópico "Piada", deste blog, tem toda razão. Sem poder de fogo o Brasil jamais conseguirá um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Eles entendem - e eu também - que o nosso país precisa não apenas ampliar o seu programa nuclear como, também, desenvolver  artefatos que o coloquem na mesma posição das chamadas grandes potências e, desse modo, impor sua voz pacifista no organismo mundial. O Brasil é um país historicamente pacífico, com uma população ordeira, mas não pode continuar fragilizado militarmente diante de outras nações, inclusive da América do Sul, que se fortaleceram em termos bélicos. Construir uma bomba não significa, necessariamente, a intenção de usá-la, mas ela se torna em forte argumento defensivo. Enquanto houver equilibrio de forças não haverá guerra.

Banana

A casca de banana, que sempre ia para o lixo, vai se transformar numa poderosa arma para despoluir águas contaminadas por metais pesados, especialmente o chumbo. Uma jovem química de 30 anos, Milena Boniolo, que faz mestrado na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita  Filho, descobriu um processo que transforma a casca de banana em despoluidor. Sua descoberta atraiu o interesse de instituições do mundo inteiro e ela já foi convidada, inclusive,  para fazer palestras nas universidades de Oxford, na Inglaterra, e da Califórnia, nos Estados Unidos. Ela defende uma parceria entre o governo e os empresários para desenvolver o processo, de baixo custo mas de grande importância para a despoluição de águas contaminadas.

Juros caem

Em atendimento à recomendação da presidente Dilma Roussef o Banco do Brasil lançou um programa de ampliação do crédito e redução dos juros. O limite para o crédito às pequenas e micro-empresas foi ampliado para R$ 26,8 bilhões, enquanto para a pessoa física foi fixado em R$ 16,3 bilhões. A Caixa Econômica Federal decidiu seguir o exemplo do Banco do Brasil e na próxima segunda-feira vai lançar um programa, denominado de Caixa Melhor Crédito, também ampliando os créditos e baixando os juros. Os bancos oficiais já estão estudando a possibilidade, inclusive de acabar com os juros do cheque especial. Já era tempo. Afinal, desde o governo FHC que os banqueiros se transformaram na classe mais privilegiada do país. São tantas as taxas que eles só faltam cobrar uma taxa pelo oxigênio que os clientes respiram nas agências.

Histórias de pilotos

O piloto australiano Braden Blenerhassett, de 26 anos, fez um pouso forçado na cidade de Darwin ao se ver, em pleno vôo, diante de uma cobra que surgiu de detrás do painel de controle. Apavorado, ele conseguiu controlar-se e pousar, mas não fez qualquer contato via rádio porque a cobra posicionou-se justo no painel do radio-transmissor. Braden confessou, depois, que até então nunca vira uma cobra, a não ser em filmes. Enquanto isso, nos Estados Unidos uma senhora de 80 anos, Hellen Ciollins,  conseguiu pousar no Estado do Wisconsin o avião em que se encontrava com o marido, piloto, que sofreu um infarto em pleno vôo. Com algum conhecimento de pilotagem, graças à insistência do marido, Hellen assumiu o controle do avião e pousou sem maiores problemas. O marido-piloto, de 81 anos, porém, morreu.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Piada

Diante da expectativa da visita da presidente Dilma Roussef aos Estados Unidos na próxima semana um ex-diplomata americano publicou, na imprensa do seu país, um artigo de conteúdo bem interessante, para não dizer cômico. Ele simplesmente sugere que, como um gesto de boa vontade, a presidente Dilma anuncie durante a sua visita o encerramento do programa brasileiro de enriquecimento do urânio. O gesto da Presidenta, segundo ele, deveria produzir dois resultados imediatos: o primeiro seria desestimular o Irã a proseeguir com o seu programa nuclear e o segundo a possibilidade do governo americano  suspender as barreiras à importação do etanol brasikleiro. Certamamente foi uma piada, mas  sem qualquer graça. Eu aproveito a oportunidade para perguntar: por que os americanos acham que só eles podem ter programas nucleares e desenvolver artefatos bélicos, ou seja, bombas??

Dilma sobe

A presidente Dilma Roussef ampliou a sua popularidade, batendo um novo recorde. Segundo pesquisa Ibope/CNI, divulgada nesta quarta-feira, a Presidenta, apesar das turbulências com a base aliada no Congresso Nacional,  ampliou a sua aprovação pessoal em cinco por cento, passando de 72% em dezembro de 2011 para 77% em março deste ano. . A avaliação do seu governo, no entanto, manteve-se estavel em 56%. As pesquisas foram realizadas entre os dias 16 e 19 de março último, quando foram ouvidas 2002 pessoas em 142 municipios. A primeira mulher a governar o Brasil está a cada dia mais forte e um dos fatores que vem contribuindo para isso é o seu desempenho nas viagens internacionais.

Tucano também

A chefe de gabinete do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), Eliane Pinheiro, pediu demissão na noite da última terça-feira por ter sido acusada também de ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Segundo a Policia Federal, Eliane recebia informações sigilosas do bicheiro sobre operações policiais e repassava essas informaçoes aos envolvidos. Ela é acusada de ter avisado um prefeito goiano que era alvo da Operação Apate, operação essa que investigou em 2011 fraudes tributárias em diversas prefeituras de Goiás. Ao repassar informações aos envolvidos ela prejudicava as investigações da Policia Federal. A policia busca descobrir, também, quem vazava informações sigilosas para o contraventor. Essa história ainda vai longe, revelando as surpreendentes ligações de Cachoeira nas esferas do poder.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Sem partido

O senador Demóstenes Torres entregou nesta terça-feira ao presidente do DEM, Agripino Maia, a sua carta de desfiliação do partido. Na carta ele critica a direção do DEM, acusando-a de tê-lo pré-julgado publicamente ao pedir a sua expulsão. Segundo Agripino, com a carta a desfiliação é automática, invalidando o processo de expulsão. O lider do DEM na Câmara Federal, deputado ACM Neto, disse que com a desfiliação o caso Demóstenes Torres está encerrado no partido. O problema agora ficará com o Conselho de Ética do Senado. O senador goiano é acusado de envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Massacre nos EUA

O coreano naturalizado americano Om Goh, de 43 anos, confessou ter matado sete  pessoas e ferido outras três na Universidade de Oikos, em Oakland, Califórnia, na última segunda-feira. Ele disse que estava nervoso porque os colegas e os funcionários da universidade não o tratavam com respeito. À policia ele contou que colocou as vítimas em fila, contra a parede, e matou uma a uma. Depois saiu e foi se entregar ao segurança de um supermercado às proximidades. Dificil acreditar que isso esteja acontecendo em pleno século XXI.

Juros reduzidos

A presidente Dilma Roussef criticou nesta terça-feira o spread bancário (a diferença na taxa que os Bancos captam e emprestam dinheiro ao consumidor) e defendeu a redução dos juros. Dilma também criticou a fórmula adotada pelos paises europeus para combater a crise econômica, como a redução dos salários dos trabalhadores e dos seus direitos trabalhistas. Por causa disso ela recebeu uma resposta da premier alemã Angela Merkel, que não admite que a presidente brasileira diga aos alemães o que eles devem fazer. Merkel chegou a dizer que Dilma deve se preocupar, isso sim, com os juros altos cobrados no Brasil. A troca de farpas está no "Jornal do Brasil On Line".

Multa ao Infraero

O aeroporto Cunha Machado, de São Luis, continua uma vergonha: há mais de um ano foi interditado para obras e até agora não há noticia sobre a sua conclusão. Os turistas se decepcionam quando desembarcam na capital maranhense, ainda usando as velhas escadas e ônibus. As precárias instalações provisórias estão ficando permanentes, pois as obras nunca terminam, apesar do tamanho acanhado do aeroporto. O Ministério Publico Federal já pediu à Justiça Federal a aplicação de multa diária ao Infraero e a suspensão da cobrança da taxa de embarque. E não há qualquer explicação para tanta demora na conclusão dos serviços.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Expulsão

O DEM abre nesta terça-feira o processo de expulsão do senador Demóstenes Torres dos seus quadros. A cúpula do partido decidiu pela expulsão porque o senador goiano não apresentou defesa ou qualquer justificativa para suas ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. O presidente do partido, Agripino Maia, disse que o senador deverá ser expulso por desvio de conduta e a sua expulsão é tida como certa. O deputado ACM Neto, líder do DEM na Câmara Federal, disse que "o clima do senador no partido é o pior possivel". Por sua vez, o deputado Chico Alencar, do PSOL, que integra a Frente de Combate à Corrupção, da Câmara Federal, vai se reunir  nesta terça-feira com o presidente da Casa, deputado Marco Maia, para pedir agilidade nas investigações de deputados ligados a Cachoeira. Segundo escutas da Policia Federal o contraventor teria vários deputados e um senador na sua lista de pagamentos.Entre os deputados estaria o ex-ator Stepan Nercessian. A coisa está  ficando feia.

Outro atirador

Outro franco atirador atacou uma universidade particular na Califórnia e matou sete pessoas, além de deixar três feridas. O atirador foi descrito por testemunhas como um homem de aparência asiática, com cerca de 40 anos de idade e vestindo uniforme militar. O diretor da universidade de Oikos, em Oakland, California, acredita que o assassino seja um ex-aluno do curso de enfermagem. A policia já prendeu um suspeito num estacionamento, mas até a noite não havia revelado a sua identidade. A universidade particular de Oikos tem em sua maioria estudantes de origem coreana, que residem nos Estados Unidos. Volta e meia aparece um maníaco assassino, produzido pelas guerras, dando  vazão a seu instinto e fazendo vítimas inocentes nos Estados Unidos.