sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cartas de um morto

As cartas que o sargento americano Steve Flaherty escreveu para a sua familia das selvas do Vietnã, onde lutava na guerra, foram recebidas por sua familia nos Estados Unidos 43 anos após a sua morte. Steve, de 22 anos, morreu no dia 25 de março de 1969 e junto ao seu corpo os vietnamitas encontraram quatro cartas. Essas cartas foram agora entregues ao Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, pelo ministro vietnamita Phuong Quang Thanh, em troca do diário de um soldado do seu país, confiscado pelos americanos. Num trecho das cartas, entregue à familia do sargento na Carolina do Sul, ele diz: "Tivemos de arrastar muitos corpos e feridos. Não creio que seja capaz de esquecer essa guerra sangrenta. Sinto as balas passarem por mim e todo momento e nunca tive tanto medo em toda a minha vida". A guerra, sem dúvida, é a maior estupidez humana.

Poluição

A poluição das praias de São Luis, que estão impróprias ao banho há bastante tempo por conta dos coliformes fecais, foi destaque na edição desta sexta-feira do "Bom dia Brasil", da TV Globo. Tal publicidade negativa por certo significará um enorme prejuizo para a rede hoteleira da capital maranhense, que verá fugir os turistas que se programaram para o feriado de sete de setembro e os festejos dos 400 anos da cidade. Todos são unânimes em responsabilizar o governo do Estado por essa situação, pois apesar das frequentes denúncias até hoje não tomou nenhuma providência para evitar o despejo do esgoto nas praias. Para completar, as obras do aeroporto do Tirirical já se arrastam há mais de um ano, decepcionando os turistas logo à chegada a São Luis, pois desembarcam numa tenda. Sem dúvida uma vergonha, como diria Boris Casoy.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Advesários até na saúde

Se alguém precisar de atendimento de urgência nas cinco UPAs de São Luis (Unidades de Pronto Atendimento) terá de chegar lá a pé ou de táxi, pois se chegar numa ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) não passará nem do portão. Segundo denúncia do Ministério Público, divulgada pela "Folha de São Paulo", as UPAs, administradas pelo governo do Maranhão, estão proibidas de receber pacientes transportados pelo SAMU, administrado pela prefeitura. Na briga entre a governadora Roseana Sarney e o prefeito João Castelo quem paga o pato é o povo. O problema vai ser levado ao Ministério da Saúde, de onde vem os recursos para os dois serviços. O tema provavelmente será um doce para a oposição nas eleições municipais deste ano.

Mensalão

Se depender da chamada Grande Imprensa até o dia 2 de agosto próximo não se falará em outra coisa, só no chamado Mensalão. A CPI do Cachoeira, por conta disso, vai terminar ofuscada. Nesta quinta-feira o ex-deputado Roberto Jefferson, também por conta do julgamento do Mensalão pelo STF, voltou a ocupar grandes espaços na mídia. E agora acusa o deputado Chinaglia, do PT, de ter tentado convencê-lo a desistir de denunciar o Mensalão. O mais interessante é que Jefferson, que chegou a ser considerado ídolo por um famoso ator da Globo, é tratado como modelo de honestidade, quando confessou ter recebido propina e, por isso, teve o mandato cassado. Sua foto com pose de artista foi publicada por quase todos os jornais. Sinal dos tempos.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Enrolado

O novo senador Wilder Moraes, que assumiu a cadeira deixada por Demóstenes Torres, vai ter de dar explicações ao Senado sobre as suas relações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. A divulgação recente de um diálogo entre ele e o bicheiro, gravado pela Policia Federal, não deixa margem de dúvidas quanto a estreita relação entre ambos. Na conversa Cachoeira diz que indicou Wilder para a suplência de Demóstenes e para a secretaria de Infra-Estrutura do Governo de Goiás. Enquanto isso a cúpula do PSDB convocou a imprensa para defender o governador Marconi Perillo, que deverá ser reconvocado para novo depoimento na CPI do Cachoeira. O presidente do partido, deputado Sergio Guerra, afirmou que "o PSDB tem total confiança" em Perillo. A mancada ficou por conta do lider da bancada tucana no Senado, senador Álvaro Dias, que, na pressa para aparecer diante dos holofotes, acabou entregando Perillo, ao afirmar: "A corrupção no Governo Federal é muito maior do que no governo de Goiás".

Sem transparência

O presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia, anunciou para o próximo dia 31 deste mês a divulgação dos salários dos servidores da Casa, mas o sindicato da categoria já disse que vai recorrer à Justiça para impedir a divulgação, que atende à Lei de Acesso à Informação. Pelo visto, porém, o recurso não terá guarida, já que o próprio Supremo Tribunal Federal já divulgou o salário dos seus servidores. O presidente do sindicato, Nilton Paixão, diz que é a favor da tansparência, mas não dos salários dos servidores do Legislativo. Ou seja, a lei é boa, mas para os outros.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Bloqueio de dinheiro

Diz-se, com frequência, que "decisão judicial não se discute, cumpre-se". Isso, porém, parece que não vale para o Banco da Amazônia, que não cumpriu a decisão da Justiça, que mandou pagar a primeira parcela do 13º salário a seus aposentados e pensionistas num prazo de 10 dias. O prazo já venceu há muito e nada. O BASA ignorou solenemente a decisão judicial. Por isso, o Sindicato dos Bancários do Maranhão já entrou na Justiça com um pedido de bloqueio do dinheiro do BASA, para cumprimento da decisão, e pagamento da multa estipulada pelo magistrado. Até esta terça-feira não havia ainda nenhuma decisão sobre o pedido do sindicato, mas tudo leva a crer que será atendido, pois do contrário a Justiça ficará desmoralizada.

Denúncia grave

O sigilo fiscal da presidente Dilma Roussef foi violado durante a campanha eleitoral de 2010, quando a sua declaração de renda circulou por mãos indevidas. A denuncia foi feita ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pelo deputado Miro Teixeira. A revelação é do "Jornal do Brasil". Agora vamos esperar o que dirá a chamada "Grande Imprensa" sobre essa denúncia. Será que dará o mesmo tratamento à denúncia de violação do sigilo fiscal de Serra?

Carta a Dilma

O combativo bancário Raimundo Costa, do Sindicato dos Bancários do Maranhão, mandou carta à presidente Dilma Roussef denunciando a perseguição do presidente do Banco da Amazônia, Abdias Junior, aos aposentados e pensionistas do Banco e pedindo que sejam respeitados os seus direitos, deixando o novo plano da Capaf apenas para os novos funcionários. Costa diz, em certo trecho da carta: "O Sr. Presidente do Basa, em mais uma investida contra os direitos adquiridos de tantos idosos empregados, aposentados e pensionistas do Banco, anuncía, em tom de terra arrasada, segundo ele em nome do Governo, que a CAPAF/BASA nos concede 60 dias para renunciarmos aos nossos direitos e aderirmos a um novo plano de previdência, sob pena de liquidação da Caixa. É óbvio, Sra. Presidenta, que o despropositado anúncio do presidente do BASA, Abdias Junior, trouxe medo, inquietação, decepção, angústia e pânico a todos os que ouviram aquelas ameaças. Tal atitude, a nosso juizo, configura-se como grosseiro assédio a tantos quanto merecem tratamento mais civilizado, respeitoso e compatível com o Estatuto do Idoso em vigor". E, mais adiante, diz Costa: "Venho lhe pedir, Sra. Presidenta Dilma, a fim de que sejam evitados tantos prejuízos desnecessários a milhares de idosos que dedicaram toda a vida laboral em favor do Banco da Amazônia, que confiaram nas instituições brasileiras e pagaram regiamente as mensalidades ao plano, que os nossos direitos adquiridos sejam respeitados e que o seu Governo não seja maculado por tão absurdo atentado contra fracos e debilitados cidadãos idosos, que podem ser jogados em situações de maiores sofrimentos justamente na fase da vida em que mais precisam da proteção da sociedade, do Estado e do Governo". E conclui: "Diante do exposto, reitero pedido para que o novo plano de previdência do Banco da Amazônia seja implantado para os novos empregados, sem a obrigação de migração dos que estão ao abrigo, por décadas, de regras já consolidadas. Princípio este que foi adotado para os servidores públicos, independentemente do déficit vigente na CAPAF, uma vez que os empregados do Banco nenhuma ingerência tiveram na gestão do Fundo que sempre foi administrado pelo Banco". Respondendo a essa carta, o Gabinete Pessoal da Presidenta recomendou a Raimundo Costa que se dirigisse à Ouvidoria Geral, o que ele fez, encaminhando cópia da carta. E nesta quarta-feira ele se dirigiu novamente à Ouvidoria, agora pedindo urgência no encaminhamento do assunto, com as informações necessárias, considerando a gravidade do problema e o prazo de 60 dias para liquidação da CAPAF.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Novela continua

O primeiro suplente do ex-senador Demóstenes Torres, o empresário Wilder Morais, vai ter de explicar ao Senado, ao assumir o mandato, a acusação de que foi indicado pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira não apenas para a suplência do ex-senador goiano como, também, para o cargo de secretário de Infra-Estrutura do governador Marconi Perillo. Os grampos da Policia Federal revelaram um diálogo entre o bicheiro e o suplente, no qual Cachoeira afirma que fez a sua indicação. Os senadores entendem que as explicações são inevitáveis. O líder da bancada do PSDB, senador Álvaro Dias, aproveitou a oportunidade para lembrar a necessidade de mudar-se os critérios para escolha de suplentes. É o caso, por exemplo, dos suplentes parentes (esposas, filhos, irmãos, sobrinhos, etc), que acabam transformando o mandato de senador numa capitania hereditária. Por outro lado, o ex-senador Demóstenes Torres informou nesta quinta-feira que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a cassação do seu mandato, agora com outro advogado. "Vou recuperar no STF o mandato que o povo de Goiás me concedeu", disse. O Diário Oficial do Senado já publicou o ato da cassação.

Cadê o nosso futebol?

Ao mesmo tempo em que se projeta no cenário internacional como uma grande nação, o Brasil registra um retrocesso em matéria de futebol. De primeiro lugar no ranking da Fifa a nossa seleção caiu para o 11º lugar, a pior colocação em toda a sua história, o que pode evidenciar a decadência do nosso futebol. Para completar, de exportador de jogadores para o resto do mundo passamos agora a importador: os times brasileiros acabam de importar o Seedorf, da Holanda, e Furlan, do Uruguai, e o Flamengo já pensa em trazer o Riquelme, da Argentina. Tomara que não tragam o Maradona...

Bom investimento

Pelo menos 14 vereadores da Câmara de Vereadores de São Paulo mais do que duplicaram seu patrimônio em apenas quatro anos, segundo levantamento feito pela "Folha de São Paulo". O vereador Wadih Mutran, do PP, foi o campeão: seu patrimônio cresceu de R$ 1,9 milhão em 2008 para R$ 3,8 milhões em 2012, conforme sua declaração à Justiça Eleitoral. Ele justificou o "milagre da multiplicação" dizendo que ganhou R$ 600 mil na Loteria Federal e aplicou o dinheiro na compra de dois apartamentos. Se esse levantamento fosse feito sobre o patrimônio dos prefeitos a surpresa seria grande, pois o "milagre da multiplicação" produzido pelos gestores é muito maior.

Eleições

Nada menos do que 531 mil candidatos a prefeito e vereador foram registrados, em todo o país, para as eleições municipais deste ano. O balanço foi feito pelo Tribunal Superior eleitoral. Em 2008 o número de candidatos registrados chegou a 380 mil, o que significa que a política atraiu mais gente este ano. Ou seja, aparentemente um mandato de prefeito ou de vereador passou a ser um grande negócio.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Suplente

O primeiro suplente do senador Demóstenes Torres, que deve assumir o mandato em decorrência da sua cassação, é o empresário Wilder Pedro de Morais, de 44 anos. Wilder é dono da Construtora Orca, filiado ao DEM e atualmente ocupa a Secretaría de Infra~Estrutura do governo de Goiás. Ele declarou à Justiça Eleitoral bens no valor total de R$ 14,4 milhões, sendo R$ 2,2 milhões em espécie. E, por ironia do destino, ele é ex-marido da mulher de Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça, com quem tem dois filhos.

Demóstenes cassado

Como esperado, o Senado cassou, no início da tarde desta quarta-feira, o mandato do senador Demóstenes Torres, de Goiás. A sessão, que se iniciou às 10h30m, se prolongou até às 13h30m, quando o painel eletrônico mostrou o resultado da votação: 56 votos a favor da cassação e 19 contra. Antes da votação, diversos senadores se manifestaram da tribuna, todos pela cassação, entre eles os relatores na Comissão de Ética e na Comissão de Justiça, respectivamente os senadores Humberto Costa e Pedro Taques, Mário Couto, Antonio Carlos Valadares e o acusado de quebra de decoro, senador Demóstenes Torres e seu advogado. O único pronunciamento destoante foi o do senador Mário Couto, do Pará, que, aproveitando-se do fato da sessão estar sendo transmitida ao vivo para todo o país, pela TV Senado, fugiu do tema e atacou o Governo Federal. E chegou a dizer que o Senado era uma instituição desmoralizada, embora não tivesse aproveitado o ensejo para renunciar ao mandato e deixar aquela Casa. Demóstenes, em sua defesa, bateu na tecla de que as provas eram ilegais, era inocente e reconheceu que nem sempre agiu corretamente ao estribar-se no noticiário da imprensa para atacar seus colegas. "Agora sei, porque senti na pele, que a imprensa mente", disse. Tão logo o resultado da votação apareceu no painel eletrônico ele se retirou do plenário, acompanhado do seu advogado. Deve ficar inelegível durante dez anos.

terça-feira, 10 de julho de 2012

O inferno é aqui

O Senado decide nesta quarta-feira o destino do senador Demóstenes Torres, que pode ter o mandato cassado, acusado de quebra de decoro parlamentar por envolvimento com a organização criminosa do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Josias Souza, da "Folha de São Paulo", lembrou que o senador goiano votou, em 5 de dezembro de 2007, a favor da cassação do mandato do senador Renam Calheiros. Na oportunidade, em discurso da tribuna da Casa, ele disse: "Vou votar da mesma forma que votei da outra vez, conscientemente. Votei pela perda do mandato do senador Renan Calheiros. Desta vez voto com a convicção de que as provas levantadas pelo senador Jefferson Peres são robustas". Na época, 46 senadores declararam o voto a favor da cassação, mas apenas 35 realmente votaram, o que fez com que o senador alagoano preservasse o mandato por apenas 6 votos. Por causa disso, Demóstenes subiu novamente a tribuna para perguntar: "Pergunto aos senadores; o que leva os senadores da República a mentir quando votam no senador Renan Calheiros? Uma verdade é estampada; todo brasileiro sabe que nesses episódios o senador Renan Calheiros é culpado. Ele faltou com o respeito à Casa. Ele quebrou o decoro parlamentar". O inferno, pelo visto, é aqui mesmo...

Incompetência

O setor de trânsito de qualquer lugar tem como objetivo facilitar o tráfego de veículos e de pedestres. A Secretaria Municipal de Trânsito de São Luís, no entanto, faz exatamente o contrário: ela faz tudo para dificultar o trânsito. E fecha todos os retornos de todas as ruas, obrigando o motorista a percorrer grandes distâncias para voltar. Para facilitar o tráfego nem precisa ser técnico: basta bom senso. E isso está faltando ao titular da SMTT,Clodomir Paz.

Maratona sexual

A mulher mais gorda do mundo, a americana Pauline Potter, com 291 quilos, disse em entrevista a um jornal americano que perdeu 50 quilos fazendo sexo com o ex-marido. "Eu suo e gasto muitas calorias. Chamo de sexercicio", disse. O ex-marido Alex confirmou a maratona sexual e disse que gosta delas, mas advertiu que é preciso ter muito cuidado: "Uma vez, quando ela ficou por cima, eu não conseguia respirar". Esse sujeito é muito macho ou um grande mentiroso. Com 290 quilos em cima dificilmente ele estaria vivo.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Aniversário

O Banco da Amazônia comemorou nesta segunda-feira, com uma grande festa em Belém, os seus 70 anos de fundação. A data sem dúvida seria festiva se fosse reconhecida a luta dos seus antigos funcionários, hoje aposentados, para transformar o antigo Banco da Borracha no mais importante estabelecimento de crédito da região amazônica. Eles dedicaram toda a sua vida ao Banco e hoje, ao invés de merecidas homenagens, recebem como reconhecimento perseguição e ameaças. E precisam recorrer à Justiça para garantir seus direitos. Afinal, festejaram o quê???

Mentir é legal

O senador Demóstenes Torres, que há uma semana vem fazendo discursos para defender-se perante um plenário vazio, disse nesta segunda-feira que mentir da tribuna não é motivo para cassação de mandato. Segundo ele, a tribuna é inviolável e, portanto, o parlamentar pode dizer o que bem entender sem que isso se constitua em quebra de decoro parlamentar. Nesta quarta-feira o plenário do Senado vai decidir, em votação secreta, o destino do mandato do senador goiano. Segundo observadores, a sua cassação é inevitável.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Vedetismo

O senador Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado, disse nesta sexta-feira que o seu partido acionou sua assessoria jurídica para examinar a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra o inngresso da Venezuela no Mercosul. O senador acrescentou que ao avalizar o ingresso do país de Hugo Chaves no Mercosul a presidente Dilma Roussef "flertou com a ilegalidade". Segundo ele a decisão teria de ser tomada por unanimidade dos paises membros e o Paraguai não aprovou. Álvaro Dias, que já foi ao Paraguai a convite do novo presidente, disse que o Brasil "entrou numa roubada" ao tratar a derrubada do presidente Lugo como golpe e ao aprovar o ingresso da Venezuela no Mercosul. O senador paranaense, que adora aparecer, pelo visto faz qualquer coisa para ficar diante dos holofotes, inclusive considerar a Venezuela uma ilegalidade. Talvez se pendurasse uma melancia no pescoço produzisse melhor efeito.

Serra em campanha

O ex-governador José Serra iniciou a sua campanha nesta sexta-feira, à prefeitura de São Paulo, afirmando que "a eleição paulista será determinante para o futuro do Brasil e para a luta democrática". E acrescentou: "O que está em jogo aqui é o futuro da administração e, também, do sistema democrático, que respeite as oposições, a democracia e a liberdade de imprensa". Em que planeta está vivendo o Serra? Quem está desrespeitando a liberdade de imprensa? E a democracia? O ex-governador, ao que parece, imagina que o povo é besta para impressionar-se hoje com esses velhos chavões.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Cassação aprovada

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira o processo de cassação do senador Demóstenes Torres, acusado de quebra de decoro parlamentar por envolvimento com a organização criminosa do bicheiro Carlinhos Cachoeira. O processo agora irá a plenário, onde o destino do senador goiano será decidido em votação secreta. No seu voto, o relator do processo disse que "a conduta de Demóstenes é incompaível com o mandato de senador". O advogado do senador,Antonio Castro, disse que a pedido do seu cliente não vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal, mas alertou para a possibilidade do STF anular a decisão do Senado se considerar as escutas da Policia Federal como provas ilegais. A votação do Senado está prevista para o próximo dia 11.

Assédio

O desembargador Helio Maurício de Amorim, do Tribunal de Justiça de Goiás, foi punido pelo Conselho Nacional de Justiça com a aposentadoria compulsória, acusado de assediar uma mulher que era parte num processo sob sua análise. Segundo o CNJ, ele foi à casa da mulher convidá-la para um "vinhozinho". Á época, 2009, Amorim era juiz da Vara da Familia em Goiânia e ela brigava na Justiça pela guarda do filho. Com a aposentadoria compulsória, o salário dele será proporcional ao tempo de serviço.

Pedofilia

O padre Anderson Risseto, de 39 anos, foi preso terça-feira em São Paulo acusado de abusar sexualmente de seis jovens na mansão, no Morumbi, onde funcionava um instituto comandado por ele. Segundo o delegado Paul Verduraz, um dos jovens disse que era obrigado a manter relações sexuais com o sacerdote desde os 11 anos. Ele nega, mas a policia encontrou extenso material pornográfico no seu quarto. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. Talvez essa - a pedofilia entre padres - seja uma das razões pelas quais diminuiu no país o número de católicos, segundo o último censo do IBGE.